Posted in:

Pilates emagrece? Prepare uma aula com este foco

Pilates emagrece? Prepare uma aula com este foco
Gostou? Avalie!

Alguma vez você já ouviu falar que praticar Pilates emagrece? Pois saiba que isso é verdade, por isso nesta matéria iremos conversar sobre como pode-se utilizar o Pilates para o emagrecimento, e como dimensionar suas aulas para que este seja o foco principal.

Vamos entender um pouco mais como o Pilates funciona para a queima de gordura, tonificação dos músculos e perda de peso!

Pilates emagrece mesmo?pilates-emagrece-(2)

Ao praticar Pilates realizamos uma atividade física completa que gera uma importante perda de gordura, porque com o Pilates, há um aumento do gasto calórico e assim, o organismo se utiliza das perdas para que possa manter a atividade muscular.

Além disso, estes exercícios do Método Pilates estimulam os orgãos internos e melhoram nosso funcionamento, acelerando o metabolismo, que pode nos ajudar a perder peso e equilibrar nosso organismo.

Depois de várias semanas e mais ainda com vários meses de prática, podemos começar a notar mudanças em nosso físico, como por exemplo o fortalecimento nos músculos de nossas pernas e braços, já que esses se alargam (ou prolongam) e parecem mais estilizados. Nossa cintura também se torna mais estreita e nossos glúteos se modelam, por isso podemos afirmar que o Pilates emagrece.

O método Pilates focado para emagrecer e tonificar o corpo é uma maneira efetiva de se manter em forma com um objetivo de melhorar a postura corporal e assim desenvolver uma musculatura mais flexível, conseguindo uma figura harmoniosa sem que haja uma hipertrofia exagerada.

O Método Pilatespilates emagrece (4)

O método leva em conta todos os aspectos que necessitam um condicionamento físico. Joseph Pilates criador do método, afirmava que “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.” algo que nós conseguimos comprovar e o qual seguimos em nosso treinamento físico.

Os exercícios de Pilates praticados diariamente ou que devem ser praticados ao menos 3 vezes por semana, nos ajudam na perda de gordura corporal já que são trabalhados músculos tão importantes como os do cinto ventral  que englobam o abdomen, os glúteos e os quadris. A pessoa que fortalece estes músculos se desempenhará melhor em qualquer outra atividade esportiva e também em qualquer outra circunstância da vida diária.

Nos primeiros minutos após o início da aula, os músculos se alimentam do glicogênio acumulado, mas este se acaba entre os primeiros 20 a 30 minutos após o começo, e assim, no momento em que este se acaba, o organismo começa a consumir a gordura que está em reserva, provando mais uma vez que o Pilates emagrece.

Em uma aula focada inteiramente à perda de peso e eliminação de gorduras pode-se chegar a eliminar aproximadamente 420 calorias dependendo dos elementos que se utilizam no decorrer da aula, assim como as modificações e progressões dos movimentos.

No Pilates se trabalha a musculatura de dentro para fora, e não de maneira superficial. Com a prática constante dos exercícios, a massa muscular aumenta e é necessário um número maior de calorias para satisfazer o músculo desenvolvido, e assim, estas calorias extras irão auxiliar na perda de peso de forma progressiva.

Ao buscar melhorar e manter a força muscular no Centro (Core e Power House) o corpo começa a queimar de forma natural, um maior nível de gordura abdominal (visceral) e é aqui que o Pilates cumpre seu papel de transformação. É importante agregar que a combinação desta disciplina com o exercício cardiovascular moderado e uma alimentação saudável, irão ajudar o aluno à alcançar seu objetivo de uma maneira mais rápida e prolongada.

O instrutor que deseja ministrar o Pilates com essa finalidade (perda de peso e gordura) pode-se utilizar como ferramenta as ‘’toning balls’’ e também os pesos livres (de 2 a 3 quilos) trabalhando todos os músculos de maneira fluída e integral, com distintas combinações e progressões de um mesmo movimento.

A meta principal é que o aluno pratique uma aula desafiadora à nível técnico e físico para que chegue a ver resultados estéticos depois de vinte sessões.

Conclusão..pilates emagrece (5)

No Brasil, o Pilates é utilizado para o emagrecimento sim!

No entanto, ainda são poucas as pessoas que aprenderam e utilizam esse método de redução de gordura e perda de peso em suas aulas diariamente.

Por isso, muitos ainda não acreditam que o Método Pilates possa ser usado para este fim. Porém associado com Tonning Balls e dando ênfase ao trabalho do Power House, os efeitos são os melhores possíveis.

Há anos ministro aulas com esse intuito e ainda hoje percebe redução de gordura corporal, ganho de massa magra e tonificação nas minhas pernas e glúteos.

Alguma dúvida que o Pilates emagrece?

Written by Nany Sevilla

Nany Sevilla

Nany Sevilla tem 46 anos é da Costa Rica e atualmente vive no Panamá.
Possui formação em Educação Física e é Embaixadora da Reebok em toda a América Latina. Atua como Fitness Instructor, Pilates Teacher, HealthCoach, além de possuir programa de TV e Rádio onde dá dicas de saúde.
Nany também é professora de Kickboxing, TRX e Power Plate.
É especialista em Mat Pilates e Reformer, na qual ministra cursos de formação.

3 posts

12 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Eu acredito no emagrecimento rápido, porque aconteceu comigo. Fiz um desafio e consegui alcançar meus abjetivos, pra quem precisa de ajuda como eu precisei, é só clicar no link desafio pra começar a emagrecer hoje

  2. Eu acredito sim que o pilates, pode trazer o emagrecimento pois já faço pilates há mais de 3 anos e pude sentir o resultado.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *