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Pilates Kids – tudo que você precisa saber!

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O Método Pilates foi criado por Joseph Pilates e teve influencia inicialmente das artes marciais, yoga e o estudo dos animais obedecendo sempre seis princípios: concentração, fluidez, controle, centralização de força, precisão e respiração.

Com o passar dos anos, o método foi se propagando por diversos países tendo como adeptos inicialmente pessoas adultas que buscavam o método tanto como forma de tratamento e/ou reabilitação de alguma patologia, tanto como a busca por um corpo escultural.

Porém, em 2006 nos Estados Unidos, uma nova modalidade do Pilates ganhou força, no qual Fisioterapeutas e Educadores Físicos participaram de uma campanha para divulgação e introdução do Pilates nas escolas com o intuito de reduzir a queixa de dores nas costas causadas pelo peso excessivo das mochilas escolares.

E, a partir disto já estaria incentivando a prática de atividade física por parte das crianças visto que a carga horária de educação física havia sido reduzida.

No Brasil, há pouco tempo que o Pilates para crianças ou Pilates Kids vem sendo explorado, porém cresce gradativamente o número de adeptos com o passar dos anos.

Em diversos Studios de Pilates a busca de pais preocupados com a saúde de seus filhos aumentam a cada dia, juntamente com a busca de uma modalidade de atividade física na qual se trabalha o corpo como um todo, a postura e ainda não provoca grandes impactos nas articulações (o que pode atrapalhar a fase de crescimento da criança).

Mas quais os benefícios do Pilates Kids?Pilates-Kids-1

Ao se trabalhar o Pilates Kids temos inúmeros benefícios, dentre eles:

  • Melhora da Atenção e Concentração – pois é necessário atenção e concentração ao realizar os exercícios propostos, principalmente em crianças que apresentam déficit de atenção.
  • Melhora da Coordenação Motora – pois pode-se realizar exercícios de forma bilateral, unilateral, associando membros superiores e inferiores e também acessórios.
  • Melhora da Cognição – pois a mente bem concentrada permite movimentos com fluidez e coordenados.
  • Melhora da Habilidade Motora – ao realizar movimentos semelhantes com os da atividade de vida diária, porém com uso de aparelhos e acessórios podendo dar ênfase em algum déficit motor que a criança possa vir a apresentar.
  • Melhora da Postura – na maioria dos casos prejudicada pelo peso excessivo das mochilas escolares, bem como do uso de aparelhos tecnológicos em abundância presente nas crianças atualmente como tv, celulares, tablets, computadores; de forma com que o Pilates trabalhe a postura desta criança, melhorando-a e a ensinando a ter uma maneira mais confortável e melhor  de se comportar diante das atividades na qual a criança realiza fora do Studio.
  • Melhora da Propriocepção – que é a noção do próprio corpo no espaço.
  • Melhora do Equilíbrio
  • Melhora da Interação – principalmente com outras crianças, o saber dividir o espaço, ter  noção do espaço que ele ocupa e que o outro ocupa, bem como dividir com o mesmo aparelho e/ou acessório.
  • Trabalhar a Consciência Corporal – pois não podemos fortalecer a musculatura desta criança em si, porém podemos proporcionar a elas movimentos mais coordenados, com utilização de musculatura adequada evitando assim a compensação de movimentos.
  • Alongamento Muscular – visto que por passar horas e horas em uma única posição a musculatura enfraquece e também gera encurtamentos.
  • Evitar o Surgimento de Patologias – pois iniciar uma atividade física logo na infância é de extrema importância visto que o consumo de calorias é cada vez maior, e como consequência disto a obesidade infantil e sedentarismo só aumentam com o passar dos anos em crianças.

Dúvidas sobre o Pilates KidsPilates-Kids-5

Qual a idade mínima para praticar o Pilates Kids?

O Pilates Kids pode ser iniciado por crianças a partir dos 4 (quatro) anos de idade.

Porém em alguns lugares instrutores afirmam que aos 8 (oito) anos de idade é a idade ideal para começar a realizar as atividades pela criança, pois, nesta fase já apresentam melhor entendimento sobre o método e como realizar os  exercícios.

Mas nada impede que comece aos 4 desde que bem supervisionado por um Fisioterapeuta ou Educador Físico.

Como funciona o Pilates Kids?

Quando se trata de Pilates Kids a primeira coisa a se pensar é trabalhar o lúdico de forma que através de brincadeiras passa-se o conteúdo do método para as crianças.

É importante o Studio estar repleto de cores alegres e chamativas, juntamente com decorações que chamem a atenção destas crianças.

No Pilates Kids é de extrema importância também à turma ser somente de crianças, se possível da mesma faixa etária, sem adultos presentes realizando a mesma aula. Isso pois desta forma o rendimento e interação é maior.

Como no Pilates utilizamos o nome de animais para realizar os exercícios, explicar para a criança o exercício utilizando o nome dos animais faz com que se estimule cada vez mais a parte cognitiva (tanto na parte de fixação de exercício como de aprendizado de outra língua, visto que os nomes dos exercícios são em todos na língua inglesa).

E também faz com que a interação corpo e mente se faça cada vez mais conjunta e eficaz no desenvolvimento psico motor da criança.

Como em qualquer pessoa que irá começar a praticar o Método Pilates, é importante da parte do instrutor realizar uma avaliação global do aluno.

Tanto na parte de musculaturas (encurtamentos), como também em articulações e ossos para que com decorrer das aulas possa-se comparar a notar a melhora principalmente postural advinda do Método Pilates.

Como montar uma Aula de Pilates Kids?Pilates-Kids-2

Ao planejar uma aula de Pilates Kids, a primeira coisa a se pensar é qual a finalidade daquela criança estar ali, se é por alguma patologia que a mesma possui, se é porque os pais fazem Pilates e querem que os filhos também façam o método, ou se é uma forma de atividade física para trazer um bem-estar para a criança.

Assim, a partir daí programa-se uma aula que possamos trabalhar o Pilates de forma lúdica, através de brincadeiras, porém, sem perder a essência do método e seus pilares: concentração, fluidez, controle, centralização de força, precisão e respiração.

O instrutor estar interagido com a criança faz uma diferença enorme durante este trabalho, pois, a criança em si exige mais paciência, mais dedicação e cuidado.

Sendo assim, demonstrar os exercícios para a criança, começar com os exercícios mais simples possível utilizando molas de resistência mais leves fazem diferença em um processo de aprendizado.

Utilizar músicas de fundo, de forma com que faça a criança gostar do ambiente que ela está, e passe a querer explorar cada dia mais e mais o Pilates Kids.

Lembrando que cada criança possui suas restrições e limitações, podendo elas serem apresentadas fisicamente, psicologicamente, motora ou até mesmo estado ausente, visto que ausentes patologias o Pilates será trabalhado como uma modalidade de atividade física colaborando na melhora da qualidade de vida.

Principais Exercícios de Pilates para Crianças

No Pilates para crianças podemos trabalhar exercícios com todos os aparelhos que fazem parte do Studio, juntamente com os acessórios (bola, faixa elástica, disco de equilíbrio, rolos de espuma, acessórios de recreação e etc) de forma com que estes aparelhos e acessórios sejam condizentes com a idade da criança.

Podemos realizar exercícios como os abaixo no primeiro momento para que possamos estimular mais e mais a criança:

  • Crab (carangueijo)
  • Frog (sapo)
  • Dolphin (golfinho)
  • Swan (cisne)

À medida que a criança for evoluindo em suas aulas podem-se acrescentar outros exercícios como:

  • Cat (gato)
  • Monkey (macaco)

Lembrando que cada criança e cada faixa etária possuem sua peculiaridade e restrição de movimentos, de forma com que cada criança é um ser único, na qual no Pilates Kids trata-se o corpo como um todo.

Principais Cuidados com CriançasPilates-Kids-3

O principal cuidado ao ministrar aulas de Pilates Kids sem sombra de dúvidas é a prevenção de lesões.

Pois, visto que as crianças manifestam interesse em contato com algo novo, e pelo uso de acessórios que na sua maioria das vezes são de bases instáveis, o instrutor deve estar atento a seus alunos, e ao lado deles durante cada exercício proposto.

Outro cuidado importante a se tomar é sobre as possíveis náuseas e vertigens que as crianças podem apresentar durante os exercícios.

Isso porque a respiração executada no Método Pilates geralmente é diferente da que usamos no dia a dia (a qual é incorreta) e em primeiro momento pode vir a aparecer como efeito colateral alguma vertigem e/ou náusea.

É importante também informar não somente as crianças, mas também a seus responsáveis sobre a alimentação adequada, a comer alimentos mais leves antes das aulas de Pilates principalmente, pois em determinados exercícios a criança pode sentir mal estar.

Outro cuidado importante também para se tomar é incentivar o uso de meios antiderrapantes por parte das crianças, pois o uso das meias evita escorregões e possíveis quedas, o que pode vir a machucar a criança.

Concluindo…Pilates-Kids-4

O Pilates Kids é uma modalidade nova do método Pilates, ainda pouco explorada no Brasil, porém bastante utilizada nos países vizinhos como.

O Pilates para crianças pode ser ministrado tanto por um Fisioterapeuta, como por um Educado Físico, desde que ambos possuam a formação Completa em Pilates.

É de extrema importância a avaliação inicial antes de começar a praticar o método. E, ainda o mais importante de tudo trabalhar com a criança de forma lúdica através de brincadeiras, porém sem perder a essência do método.

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