Posted in:

Benefícios do Pilates no Tratamento da Artrite em Indivíduos Portadores

O sistema imunológico é um importante mecanismo de defesa e proteção do corpo contra as ações de agentes internos e externos, contudo, tal sistema pode atuar contra substâncias, células, órgãos ou tecidos do próprio organismo, processo este denominado auto-imunidade.

Ele é importante no processo de constante equilíbrio no corpo humano, e que quando se desenvolve de forma patológica é capaz de gerar danos irreparáveis ao organismo, ocasionando as doenças auto-imunes.

A artrite é uma doença auto-imune, caracterizada pela ação inflamatória e degenerativa dos ossos e cartilagens das articulações. Mas para saber como o Pilates pode ser aplicado no tratamento da artrite, vamos entender primeiro a doença.

O que é Artrite?Tratamento-da-Artrite

É uma inflamação que acontece nas articulações do corpo que geram sintomas como dor, inchaços, deformidade e dificuldades nos movimentos, e mesmo com o Pilates e fisioterapia no tratamento da artrite, ainda não tem cura.

A doença não tem idade exata para acontecer e atinge desde crianças até idosos. No entanto é mais comum em mulheres, idosos devido aos desgastes dos ossos, os obesos e em pessoas celíacas (intolerantes ao glúten).

Essa doença pode ser causada por traumatismo, excesso de peso, alimentação, desgaste natural nas articulações ou devido a uma alteração no sistema imune de indivíduos pré-dispostos a tal.

Tipos de Artrite e como podemos classificarTratamento-da-Artrite-2

Reumatoide

Geralmente pequenas articulações das mãos e dos pés que é causando um inchaço doloroso que pode até causar erosão óssea e deformidade das articulações. Como ela é uma doença autoimune fazendo com que o sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis por engano.

Séptica

Por vir pela corrente sanguínea, de lesão penetrante, por outras partes do corpo que permite a entrada de germes diretamente nas articulações.

Psoriática

Aparece geralmente nas articulações dos indivíduos diagnosticados com psoríase, causada pela evolução da doença. Os principais sintomas são rigidez nas articulações e dificuldade de movimenta-las.

Gotosa

A gota é uma inflamação das articulações causada por depósitos no interior de cristais de ácido úrico, que é causada pelos níveis elevados de ácido úrico no sangue devido ao aumento da sua produção ou redução da sua eliminação pelos rins, causando dor, vermelhidão e inchaço.

Ela pode afetar qualquer articulação, mas é muito comum metatarso-falangeana.

Reativa

É conhecida como síndrome de Reiter, afeta as articulações provocando uma artrite assimétrica, pois geralmente não acomete os dois lados ao mesmo tempo.

Que é a inflamação com o aumento “das juntas”, que aparece como uma reação a uma infecção que afeta um local diferentes das articulações, como; inflamação dos olhos, uretra, inflamação do intestino com diarreia aguda e acometimento da pele e mucosa.

E que não se consegue identificar o microorganismo causal.

Sintomas e Tratamento da ArtriteTratamento-da-Artrite-3

Os sintomas da artrite nos locais afetados são: dor e inchaço nas articulações, deformidade, dificuldade de realizar movimentos, vermelhidão, leve aumento da temperatura, rigidez matinal que pode durar de 15 minutos até mesmo 2 horas no caso da artrite reumatoide.

A cura definitiva da artrite ainda não foi descoberta, mas existem diversas formas de tratamento da artrite para que essa doença se torne menos dolorosa não comprometendo suas atividades diárias.

Porém não é nada fácil conviver com uma doença crônica degenerativa, é um processo bem delicado e demorado, que exige muito esforço e dedicação.

Recomenda-se uma alimentação bem cuidada, onde bebe-se muita água e evita o consumo exagerado de alimentos ricos em proteínas, alimentos lácteos e trigo, produtos ricos em gordura trans, pois são todos alimentos que aumentam as inflamações nas articulações.

A prática de atividade física como o Pilates, a natação e a hidroginástica são tipos de tratamento da artrite recomendadas, pois ajudam a combater a inflamação, no fortalecimento muscular, além de dar mais energia e melhorar o humor sem acarretar em grandes cargas de impactos sobre as articulações, especialmente em membros inferiores.

Pode-se recorrer aos medicamentos também e alguns casos são recomendados fisioterapia.

Nos mais graves pode ser necessária uma infiltração com corticoides nas articulações para um efeito analgésico e anti-inflamatório imediato, mas caso a articulação esteja muito desgastada o médico pode solicitar uma cirurgia para colocação de prótese na articulação afetada.

Benefícios da Atividade Física para Indivíduos com ArtriteTratamento-da-Artrite-6

Os exercícios físicos ajudam as pessoas com artrite de diversas formas:

  • Reduzem as dores e rigidez na articulação
  • Aumenta a flexibilidade
  • Aumenta a força muscular
  • Auxilia na redução do peso corporal
  • Condicionamento físico
  • Aumenta sensação de bem estar

Mas é preciso equilíbrio entre a prática e o descanso, portanto quando os sintomas estiverem intensos, diminua a intensidade e descanse, mas não fique parado. É muito importante que as articulações sejam estimuladas para a produção do liquido sinovial que ameniza o atrito, para um bom tratamento da artrite.

Sobre o Método PilatesTratamento-da-Artrite-4

Joseph quando era criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Devido a sua saúde frágil quando adolescente começou a estudar anatomia, fisiologia e a medicina oriental. Com isso desenvolveu seu próprio método, chamado de Contrologia, a princípio para superar suas próprias limitações físicas.

O Método Pilates é um programa de exercício que envolve muito mais que corpo e mente, ele mantém nosso corpo em perfeita harmonia, trabalhando desde a musculatura mais profunda até a periférica.

Envolvendo os seus princípios essenciais e diversos benefícios como força, flexibilidade, respiração, concentração, fluidez e precisão, tornando-se um programa de exercício de maior integração do indivíduo no seu dia a dia.

Tal Método consiste numa excelente escolha para o tratamento de artrite, pois os exercícios são seguros e efetivos.

Quando o indivíduo estiver no pico da dor os exercícios serão mais direcionados aos de mobilidade articular, evitando sobrecarga evitando que os sintomas se intensifiquem.

Além disso o Pilates proporciona um aumento da força no centro do corpo (powerhouse), melhorando o equilíbrio, o alinhamento corporal, proporcionando fortalecimento muscular e articular necessário, ganho de flexibilidade, previne as dores e ajuda na melhora dos movimentos diários e da coordenação.

Tratamento-da-Artrite---Exercício-1 Tratamento-da-Artrite---Exercício-2

Os exercícios são de baixo impacto nas articulações e melhoram a mobilidade.

Dessa forma, os movimentos do dia a dia se tornam mais eficientes, e proporcionam uma grande consciência corporal, que somados às capacidades físicas potencializadas em uma estrutura corporal equilibrada.

Isso resultará em um padrão de movimento mais eficiente e econômico, haverá então menos gasto de energia e as articulações estarão mais protegidas nas atividades da vida diárias.

Concluindo…Tratamento-da-Artrite-5

Conclui-se que a prática de atividade física tem um controle sobre a lesão articular e prevenção da perda dos movimentos auxiliando no tratamento da artrite.

O Pilates por ser um método completo e por não ter impacto garantirá tanto a parte de fortalecimento quanto a parte de flexibilidade e mobilidade das articulações.

Isso trará benefícios como a diminuição das dores, retardando a incapacidade funcional, além de diminuição da dor, bom humor, consequentemente melhorando a qualidade dos indivíduos artríticos.

 

Referencias Bibliográficas
  • BENJAMIN E, COICO R, SUNSHINE G. Imunologia. 4th ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002.
  • CICONELLI, R. M. Artrite reumatoide: tratamento. Revista Sinopse de Reumatologia, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 1-17, jun. 2005.
  • DARIO, A. B. et al. Alterações psicológicas e exercício físico em pacientes com artrite reumatoide. Motricidade, Santa Maria da Feira, v. 6, n. 3, p. 21-30, 2010
  • PRESTES, J. et al. Influência do exercício físico agudo realizado até a exaustão sobre o número de leucócitos e citocinas circulantes. Fitness Performance Journal, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 32-37, jan./fev. 2007.

Written by Érica Fonseca

Érica Fonseca

Especialista em Método Pilates e Prescrição de Atividade Física e Saúde pela Universidade Gama Filho (2012). Formação completa em Pilates pela Tc Pilates (2014). Formada em Educação Física pela UNOPAR (2007). Capacitação em Treinamento Físico Funcional pela Bpro (2015). Sócia proprietária do Studio Vítally Treinamento Funcional e Pilates. Atua com o método Pilates há 6 anos em São Paulo - SP.

Facebook Érica Fonseca
Instagram @erquinhafonseca.
Email erica_pilates@outlook.com

2 posts

2 Comentários

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *