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Pilates para as Crianças: Guia com Exercícios!

Pilates para as Crianças: Guia com Exercícios!
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Hoje em dia cada vez mais os pais procuram Estúdios para correção de postura, fortalecimento, alongamento, coordenação, respiração entre outros tantos benefícios proporcionados no Pilates para as crianças.

As brincadeiras já não são como eram antigamente, e é difícil ver crianças subindo em árvores, brincando na rua, pulando corda, enfim, as crianças já não fazem tanto esforço físico e alongamentos nas brincadeiras como eram anos 80 e 90.

Hoje, a postura das crianças está cada vez mais comprometida devido a estarmos vivendo em uma era em que os smartphones, tablets, TV’s e vídeo games estão ganhando mais atenção das crianças.

Contudo, como estão em idade escolar tem o peso das mochilas carregadas nas costas causando assim também a má postura. A criança desde pequena vai adotando uma postura completamente errada, e quanto antes corrigirmos mais fácil chegarmos a resultados positivos.

Benefícios do Pilates para as CriançasPilates-para-as-crianças-6

O Pilates para as crianças traz inúmeros benefícios tais como:

  • Alongamento e Fortalecimento de Grupos Musculares – que normalmente não são trabalhados e envolve diretamente o equilíbrio em todos os exercícios.
  • Aumenta a Resistência – diminuindo o risco de lesões em jogos de futebol, vôlei, handebol, entre outros esportes que a criança pratica.
  • Promove a Coordenação Motora Ampla
  • Estimula a Concentração
  • Melhora a Respiração (crianças com patologias respiratórias tem resultados bem positivos)

Além dos benefícios, a criança aprende a ter bons hábitos e melhorar a qualidade de vida desde a infância.

Estudos confirmam e nós como profissionais desta área podemos perceber que as crianças praticantes de Pilates se tornam mais confiantes, com a autoestima mais elevada, melhoram a timidez, respiram bem e corretamente e dormem melhor.

Lembrando que o Pilates é um grande aliado para crianças que são muito ativas e/ou agitadas, pois nas aulas lúdicas e divertidas elas acabam gastando energia que sobra mantendo o foco nos exercícios.

A partir de quantos anos a criança pode praticar Pilates?

Muitos pais chegam a nosso estúdio nos questionando a partir de que idade os filhos podem começar a praticar Pilates.

A idade correta é a partir dos cinco anos, que a criança já tem a noção do corpo como um todo, e já consegue se expressar, e realizar os movimentos com facilidade.

Nesta idade podemos perceber que a curiosidade deles é bastante instigante, e é ai que devemos por em prática nosso conhecimento e estimular a criança a querer fazer sempre os exercícios propostos com êxito.

Como funciona o Pilates para as Crianças?Pilates-para-as-crianças-7

Devemos ter em mente que o Pilates para as crianças difere do Pilates para adultos.

Podemos sim usar os equipamentos, porém, com mais cautela, cuidando sempre o peso para que não ocorra a sobrecarga.

Existe uma grande vantagem em atender crianças, pois elas ficam extremante ansiadas com o novo, querem sempre dar o melhor e vencer aquele “obstáculo”. Com isso, devemos aproveitar para criar uma aula bastante interessante e lúdica.

Como montar uma Aula de Pilates para as Crianças?

Estamos com tudo nas mãos, basta ter criatividade para que a aula chame a atenção dos nossos pequenos.

Podemos realizar jogos de equilíbrio em superfícies instáveis que temos em nossos estúdios, como por exemplo: o bosu, o disco de rotação, disco inflável, magic circle.

Podemos também realizar circuitos com estes objetos usando a corda para que eles pisem em cima trabalhando sempre junto a coordenação.

A caneleira nos tornozelos é bem vinda quando se quer no circuito fazer um fortalecimento, podendo pedir para que a criança de passos mais altos como se fossem marchar. O circuito chama muito a atenção da criança e é muito legal de fazer com eles, não importa a idade.

Devemos sempre cuidar se a criança esta respirando adequadamente, lembrá-los que devem a cada movimento realizar a contração dos grupos musculares (power house, glúteos, períneo), explicando sempre a importância.

Principais Exercícios de Pilates para as Crianças

Além do circuito citado acima, devemos sempre focar na postura, exercícios de crescimento postural, alongamentos, respiração. Segue abaixo algumas sugestões de exercícios:

Primeiramente devemos auxiliar as crianças de como respirar corretamente, mostrando que devemos inspirar pelo nariz e expirar pela boca, para que elas possam perceber o diafragma colocando a mão apoiada na barriga.

Exercícios com bola são muito bem aceitos pelas crianças, eles adoram, e dentre todos os principais podemos sugerir os seguintes.

 Ponte sobre a Bola

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  • Ponte com MMII apoiados na bola e MMSS em solo
  • Erguendo somente o quadril e usando a bola como superfície instável

Prancha sobre a Bola
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Avião
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Agachamento com a Bola Suíça
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  • Apoiada em CV, assim, fortalecendo MMII

É importante que a criança respire corretamente e sinta a realização do movimento, perceba que os músculos estão se movimentando e que estão sempre evoluindo.

Principais Cuidados do Pilates para as Crianças

Quando recebemos uma criança em nosso estúdio devemos ter em mente que o cuidado deve ser prioridade.

Devemos cuidar muito com a postura respeitando o limite de cada um e gradativamente ir ganhando força para que possamos progredir a cada dia.

Muito cuidado ao usar os aparelhos com resistência das molas, pois qualquer exercício que exceda a capacidade de cada um deles pode haver compensação em coluna vertebral e até gerar uma lesão.

Lembre-se de que a criança esta ali para alongar, fortalecer, corrigir maus hábitos e não para ganhar massa muscular.

Concluindo…Pilates-para-as-crianças-8

Trabalhar com crianças é muito prazeroso. Eles trazem consigo uma alegria que é contagiante, e são de uma esperteza sem igual.

Sabendo trabalhar com eles podemos ter resultados extremamente positivos e claro, a chance de termos eles conosco na idade adulta é muito grande.

Isso pois praticando o Pilates desde a infância além de todos os benefícios que já citamos, estamos também introduzindo na cabecinha deles a importância de realizar um exercícios físico em suas vidas. Nós damos a eles o pontapé inicial para que continuem sendo adultos saudáveis, diminuindo riscos de diversas patologias inclusive lesões musculares.

Uma criança saudável será um adulto exemplar.

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