Posted in:

Férias de Julho: Porque montar Turmas de Pilates para as Crianças é uma Opção

Férias de Julho: Porque montar Turmas de Pilates para as Crianças é uma Opção
Gostou? Avalie!

Muitos pais não conseguem tirar férias no mesmo período que as férias escolares, por isso, começam a pensar em opções de atividades para que seu filho possa realizar durante esse período. Uma boa opção, que pode ser feito tanto nas colônias de férias, mas também junto com os pais, é o Pilates para as Crianças.

Os estúdios podem incluir novas turmas de Pilates para as crianças, o que será uma forma de não terem a desistência dos pais nessa época do ano.

O Pilates é uma atividade que a criança pode fazer, pois tem baixo impacto, atua na prevenção, aumenta o condicionamento postural e estimula seu desenvolvimento físico e mental.

Benefícios do Pilates para as Crianças

Além de despertar uma paixão na criança por atividade física, é uma boa alternativa para seu filho sair do vídeo game e superar seus limites. Os principais benefícios que são vistos com o Pilates para as crianças são:

1) Corrige a Postura: o corpo da criança está em constante mudança, então o fortalecimento do tronco ajuda a diminuir ou prevenir dores.

2) Aumenta Flexibilidade e Fortalecimento: melhora o desempenho em outras atividades e agilidade.

3) Aumenta Coordenação:  o Pilates ajuda as crianças a ter noções de espaço, lateralidade e tempo de reação.

4) Diminui o Sedentarismo: uma das causas da obesidade infantil é o fato da ingestão de calorias ser maior que a queima dessas calorias. O Pilates será uma opção a mais de atividade lúdica para as crianças.

5) Melhora da Consciência Corporal: o Pilates faz com que a criança se concentre em determinados músculos, entendendo que estão relacionados a tal movimento. Assim perceberá seu corpo e por causa disso aumentará sua autoconfiança, colaborando para uma melhor socialização.

Como funciona o Pilates para Crianças?

Uma aula de Pilates deve ser interessante para poder chamar a atenção das crianças.

As atividades devem ser lúdicas, dinâmicas e incorporar músicas nos exercícios, já que crianças adoram cantar e se divertir com coreografias e cambalhotas. Todo material disponível pode ser usado, como bolas de vários tamanhos, rolos de espuma e discos.

Só assim as crianças vão encarar como uma verdadeira brincadeira.

Outra forma de surpreender elas, é mudar os nomes dos exercícios para que dessa maneira, elas lembrarem com mais espontaneidade, além de tornar mais fácil de entender. Como por exemplo: gato, elefante, esticar o pescoço como uma girafa, cheirar a flor e por aí vai.

Um instrutor de Pilates para as crianças deve ser criativo…

Como montar uma Aula de Pilates para as Crianças?

Como em toda aula de Pilates, o planejamento é necessário. Muitas pessoas acham que se tem os exercícios prontos, fica fácil montar uma aula, porém o repertório é grande e quando se trata de crianças a metodologia fica um pouco diferente. Vejamos:

1) Avaliação

Para todos os alunos é importante fazer uma avaliação.

É aí que será possível traçar objetivos, buscando o que a criança precisa a curto, médio ou longo prazo, pois a procura do Pilates para as crianças é tanto como uma prevenção, mas também para uma correção de problemas já existente.

A partir da avaliação é que encontramos dados para a escolha dos exercícios, sendo capaz de conduzir uma aula individualizada.

2) Característica da Aula

A aula para crianças pode ser realizada de formas diferentes para aguçar o interesse delas, como por exemplo:

  • Aula em Circuito
  • Aula em Equipe
  • Aula com Obstáculos e Acessórios
  • Aula em Dupla

3) Materiais

Bolas (pequenas, médias, grandes), bosu, disco de rotação, colchonetes, elásticos, caixas de vários tamanhos, almofadas e a meia lua.

4) Criar Improvisações

O profissional tem que ter uma “carta na manga” para mudar os exercícios durante a aula, seja porque a turma não conseguiu realizar ou porque houve algum momento de falta de concentração ou “birra” de alguma criança.

5) Escolha dos Exercícios

Os exercícios são escolhidos para que tornem a aula divertida e dinâmica.

Pode ser separada em aquecimento, exercícios e relaxamento, sendo que uma aula de Pilates para as crianças será de 30 minutos e o profissional poderá se organizar e conseguirá separar o que realmente é brincadeira e o que é o exercício para algum objetivo.

6) Hora de ser Professor

O instrutor tem que saber explicar os exercícios, assim como corrigir, elogiar. Nunca se esqueça: você será o modelo para muitas crianças.

Cuidados do Pilates para as Crianças

O Pilates é indicado para todos, porém existem cuidados a serem tomados, principalmente porque o público em questão são crianças:

1) As turmas devem ser pequenas, no máximo 4 alunos e de idade iguais ou próximas, pois o instrutor precisará estar atento às necessidades de cada aluno. E cada idade as brincadeiras mudam.

2) Não realizar exercícios com algum tipo de risco sem supervisão, dê preferência a trabalho individualizado para esse tipo de exercício, por exemplo: para realizar o Jack Knife. Mas se a criança estiver em um nível avançado, talvez realize com mais tranquilidade.

3) O tamanho das bolas deve ser escolhido de acordo com a idade. Para crianças de 5 anos a bola tem que ser de 30 cm e bola de 45 cm de 5 anos até a criança estar medindo 1,50 cm. E para crianças com altura entre 1,50 cm e 1,70 cm a bola deverá ser de 55 cm.

4) Às vezes ensinar a respiração se torna difícil, mas pode ser pedido a respiração normal, porém a expiração ser no momento do esforço.

5) Na hora da escolha do tipo de aula, separe por idade, como por exemplo: 4 anos opte por Pilates solo e 8 anos Pilates nos aparelhos.

6) As roupas devem ser confortáveis e os exercícios serão feitos com a criança descalça ou meias antiderrapantes.

7) Criança desidrata mais rápido que o adulto, então em dias mais quentes o cuidado quanto a ingestão de água deve ser redobrada.

8) E por último e o mais importante é o cuidado com a escolha do local para fazer essa atividade, profissionais capacitados deverão acompanhar as aulas.

Concluindo…

Pilates para as crianças é uma ótima opção, ainda mais para quem tem horários disponíveis na sua agenda, mas tem que gostar de lidar com esse público, precisa ser criativo e ter muita paciência.

O Pilates como uma opção de atividade física para as crianças ajuda encorajar a fazer outras atividades e diminui o sedentarismo e por consequência a obesidade infantil. Como o corpo da criança está em desenvolvimento, o Pilates tem participação na correção das posturas, fortalece o abdômen e assim pode evitar futuros problemas ortopédicos.

Por isso a palavra da vez é: prevenção.

O pouco movimento que a criança realiza, mesmo que às vezes não se faz os exercícios seguindo fielmente os princípios do Pilates, já há um benefício significativo, a estimulação para que a criança tenha uma vida saudável.

Esse campo está ainda em “passos de formiga”, mas que pode ser mais estudado e aprofundado, pois só com a informação que todos irão conhecer os benefícios que o Pilates traz para a vida das crianças, porque não existe uma atividade física que consegue trabalhar o corpo todo como o método faz.

Portanto, para não precisar corrigir mais tarde, podemos incentivar nossas crianças apenas nos bons hábitos, como diria Joseph Pilates: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é jovem”.

Written by Rachel Eugênio Pereira

Rachel Eugênio Pereira

Rachel Eugenio, Graduada em Bacharel em Fisioterapia, formada há 9 anos. Tem Pós graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional e é Pós Graduanda em Fisioterapia Neurofuncional. Possui Curso de Pilates Tradicional, Clínico e Solo. Capacitação em Ergonomia e Cursos Livres de Liberação Miofascial e Bandagem Elástica.

12 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *