Posted in:

Importância da Atividade Física e do Pilates para Criança

Convido vocês para uma postura reflexiva sobre a abordagem integrada do corpo e o desenvolvimento da criança em sua totalidade.

Aproveito a oportunidade para refletir sobre a importância das práticas corporais durante o crescimento, como também sobre os estímulos precoces que tem nos acompanhado atualmente na escola infantil e suas prováveis consequências.

Na sociedade atual, a preocupação é desenvolver o intelecto o quanto antes e o máximo possível através de uma variedade cada vez maior de estímulos principalmente do meio virtual. As atividades motoras estão sendo relegadas a segundo plano.

Hoje em dia podemos observar crianças aos quatro ou cinco anos muito atentas ao desenvolvimento das atividades virtuais, manuseando um computador com muita habilidade, entretanto desprezando a importância do brincar, do movimento para dedicar-se a horas a frente de equipamentos eletrônicos.

A procura de uma escola infantil é possível encontrar uma variedade de ofertas, que priorizavam o estudo da informática, da língua inglesa, da escrita. Uma abundância de programas e de propostas para a faixa etária em questão, em detrimento ao estudo e desenvolvimento das artes, da música, do teatro, das brincadeiras, das atividades físicas, da poesia etc.

Observo que o desenvolvimento destas atividades são considerados não lucrativo do ponto de vista da instituição, e portanto tidas, em muitos casos, como atividades extra-currículo. Os pais não acreditam que estas habilidades sejam importantes pois provavelmente não vão ser fonte geradora do lucro almejado.

Ao compreender a natureza, as necessidades, as perturbações da infância, podemos dispor de mais ferramentas para conduzir a criança a desenvolver suas capacidades de forma otimizada para as bases corporais da saúde e do caráter e evitar as influências indesejáveis.

Combinando princípios da calma, da concentração, do relaxamento e da flexibilidade, com o desenvolvimento da força, tônus muscular e movimento, através da prática do Método Pilates, a criança, a partir do segundo setênio (sete à quatorze anos) quando será introduzida ao Método Pilates poderá desenvolver movimentos espontâneos, dotados de intenção e significado.

Desta forma não vai mover-se como uma pequena máquina, com movimentos bruscos, contraídos pois o mecânico poderá apoderar-se de seu sistema se exposta prematuramente.

Através das aulas com exercícios de solo desenvolvidos por Joseph Pilates poderá trabalhar sua motricidade de forma fluida, contínua desenvolvendo graça e harmonia entre os fatores força e flexibilidade.

A aula de Pilates infantil é lúdica, e a criança aprende se divertindo, memorizando a série clássica de exercícios elaborados pelo criador, e através do uso de acessórios específicos pode também compreender melhor como utilizar sua força e equilibrar seus movimentos.

Alguns nomes de exercícios são bastante divertidos, com movimentos parecidos com o de animais, como o “seal”, ou seja “a foca” batendo palmas, ou imagens de movimentos de objetos como o “rolling like a ball” (rolando como uma bola), trazendo inspirações e sugestões visuais para a criança realizar o movimento com graça, leveza e principalmente ludicidade.

E como consequência temos um estímulo de movimento e atividade física, que equilibram as cadeias musculares, além de todos os benefícios fisiológicos importantes para o desenvolvimento motor da criança que auxiliam muito no seu processo de crescimento e podem até sanar diversos problemas.

É a cura pelo movimento!

Written by Cecilia Panelli

Cecilia Panelli

Mestre em Educação Física, Bacharel e Licenciada em Dança. Certificada pelo The Pilates Studio® com Romana Kryzanowska (1999) e Power Pilates® Inc. (2003) em Nova York. Teacher Trainer da Power Pilates® Inc. (2008- 05/2016). Pré-treinadora de GYROTONIC® e certificada em GYROKINESIS®. Autora do Livro: “Método Pilates de Condicionamento do Corpo: um programa para toda vida” (Phorte, 2016, terceira edição). Tradutora da: Obra Completa de Joseph Pilates – Phorte , 2010. Autora de artigos científicos e palestrante sobre o Método Pilates Clássico e GYROTONIC® Expansion System. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento UNICAMP (GPFEM).

7 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *