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Por que indicar Pilates para homens de meia idade?

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Com a rotina acelerada, há cada vez mais clientes homens dizendo não ter tempo para a pratica de exercícios físicos. Porém o Pilates para homens é diferente das outras atividades físicas, quer saber por que?

Bom, primeiro quero te mostrar alguns dados.

Segundo um estudo feito pelo Ministério da Saúde os homens fazem mais exercícios físicos que as mulheres. Enquanto 41,2% praticam exercícios para homens cerca de 27,4% delas fazem o mesmo.

Especialistas também apontam que, devido ao sedentarismo, a partir dos 40 anos, a coluna começa a se desgastar com vícios. E se não controlados esses vícios, logo surgiram os primeiros sintomas, que podem prejudicar todo o corpo.

Quer saber como o Pilates pode proporcionar mais benefícios para homens acima de 40 anos? Continue lendo nesse texto!

O Sedentarismo masculinoPILATES-PARA-HOMENS-16

Cada vez mais aumenta-se o tempo que ficamos sentados no trabalho. Além de aumentar o sedentarismo, esse acumulo de obrigações tem causado muitos malefícios para a coluna.

Muitas vezes os problemas vêm refletidos através de dores, mal-estar e incômodos diversos. Segundo especialistas, 80% da população brasileira já sofreu ou poderá sofrer com algum desses malefícios, cada dia mais comuns.

Os sintomas geralmente começam a aparecer com a idade. Como a coluna equilibra muitas partes do organismo, o seu desequilíbrio afeta o sistema musculoesquelético, os pulmões, a respiração e até a coordenação motora.

Por isso, várias são as técnicas e metodologias inventadas ao longo dos tempos para a solução desses vícios.

Descobrindo o PilatesPILATES-PARA-HOMENS-2

O Pilates, criado no começo do século XX, é uma prática que cresce a cada dia. E dentre seus inúmeros benefícios, podemos encontrar a recuperação da coluna e a correção de suas falhas e dores.

Cada dia mais eu vivencio o aumento na procura do Pilates para homens.

Muitos desses clientes mais maduros estão à procura de reabilitação de lesões, alívio de dores, melhora no alongamento, busca de uma vida saudável e qualidade de vida.

Se você conhece alguém que tem mais de 40 anos e pensa que é tarde para começar a se exercitar, ou, talvez, que seu corpo já está fraco para suportar a carga de exercícios, é hora de fazê-lo repensar no assunto.

Antes de começas as aulas de Pilates para homens, assim como qualquer outra atividade física, seu aluno precisa procurar um médico.

Será muito importante para você saber qual é a condição de aptidão física dele.

O médico realizará uma avaliação clínica, que declarará se ele é apto ou não para o exercício escolhido.

O clínico geral realizará testes, como glicemia, hemograma, níveis de colesterol etc. Caso seja detectada alguma doença, o clínico poderá encaminhá-lo a um médico especializado.

Se ele apresentar alguma patologia óssea de postura, problemas de desgaste ósseo ou articular, lesão muscular, hérnias ou qualquer outra disfunção músculo-esquelético será importante pedir os exames para analisar a condição de saúde do cliente.

Vantagens para o homem 

É sempre bom lembrar que o corpo só tem a agradecer quando se começa a praticar um exercício físico, mesmo que seu aluno ou paciente nunca tenha praticado nada.

Nessa fase da vida, é comum que exista perda de massa muscular e óssea, tanto para homens quanto para mulheres.

Para homens, elas acontecem por causa da redução dos níveis hormonais, em especial da testosterona. Já para mulheres, isso é bem comum no climatério e na menopausa, fase onde os níveis de hormônios femininos são reduzidos no organismo da mulher, o que ocasiona uma série de mudanças, como perdas ósseas.

Além dessas reduções, depois dos 40, a condição cardiorrespiratória costuma piorar. Pode ocorrer também o aparecimento de doenças oportunistas e crônico-degenerativas, como: hipertensão, diabetes, mau colesterol (LDL) elevado e até mesmo osteoporose.

Tudo isso é consequência de hábitos trazidos pela vida toda, desde a infância.O Pilates para homens contribuirá com a melhora desses e outros quadros.

Por que o Método Pilates?

Devemos orientá-los que com o passar dos anos nosso organismo vai ficando mais lento, perdendo vitalidade, disposição e enrijecendo.

Perde-se flexibilidade, pode ocorrer queda na libido, a perda de peso mais lenta, o mau humor aparece com mais frequência. Além de ficar mais preguiçoso, pois metabolismo já não dá aquela mãozinha como nos 20 anos.

Tudo isso é perfeitamente normal, então não se esqueça de reforçar que o aluno não está sozinho!

Primeiro quero ressaltar que o Pilates não é somente um exercício físico, mas um método de reabilitação do condicionamento físico, que promove o desenvolvimento integral do corpo equilibrando corpo e mente. Tudo isso através de exercícios desenvolvidos para exigir dos praticantes muita concentração e disciplina.

Quer saber todos os benefícios que ele pode proporcionar para essa categoria? Confira!

Benefícios do Pilates para homensPILATES-PARA-HOMENS--(1)

De um modo geral, praticar o Método Pilates vai trazer benefícios para clientes de qualquer idade. Entretanto, para quem está acima dos 40 anos, ele é excepcional por trabalhar exatamente pontos em que ocorrem as mudanças.

O Pilates para homens melhora o fortalecimento, alongamento, conhecimento do corpo. Além de ser recomendado também para quem quer perder peso pode proporcionar definição e diminuição de medidas.

O Método ainda ajuda a coordenação e respiração, se tornando um ótimo complemento para qualquer atividade física.

O Pilates para homens oferece os seguintes benefícios:

  • Aumentar a disposição sexual: A atividade promove oxigenação e facilita a distribuição de sangue e de hormônios pelo corpo.
  • Tonificar os músculos: o Pilates para homens não leva à hipertrofia do músculo, ao contrário da musculação. Os exercícios tonificam sem que você perca a flexibilidade.
  • Reduzir o risco de câncer de próstata: o principal risco é associado, em parte, com a deterioração da musculatura do assoalho pélvico.
  • Criar resistência:  uma parte fundamental na meta de muitos homens. Além de ser uma atividade de baixo impacto, fortalece o corpo sem prejudicar as articulações e também auxilia no ganho de resistência respiratória.

Homens devem fazer Pilates!PILATES-PARA-HOMENS--(11)

O Pilates para homens é um treino ótimo para quem passou dos quarenta. Isso porque, além de oferecer os benefícios já citados, a sua diversa gama de exercícios melhora especialmente a flexibilidade, mas também age no quadro geral da saúde, trazendo maior agilidade, melhorando a postura e a circulação

O Método foca no alinhamento correto da coluna e isso é ideal na meia idade.

Além disso, a pratica melhora a coordenação neuromuscular e trabalha o conjunto de músculos responsáveis pela sustentação do corpo. É uma opção para o cliente que não curte salas de musculação e nem quer investir só nos exercícios aeróbicos.

Vale ressaltar que esse tipo de definição e condicionamento físico geral que não é promovido em qualquer outro método de exercícios físicos.

O Pilates para homens pode ser um ótimo treino para aqueles que já passaram dos 40, isso porque o método pode firmar a cintura e os braços que geralmente começam a concentrar mais gordura conforme o tempo.

Uma das razões pelas quais o método é tão benéfico para o público dessa faixa etária, é porque trabalha com foco nos problemas de:

  • Má postura
  • Coluna vertebral comprimida
  • Diminuição da vitalidade
  • Concentração de gordura no abdômen
  • Falta geral de compreensão sobre o seu próprio corpo.

O Método pode proporcionar uma excelente solução para todos estes desafios, e ajudar o organismo a funcionar melhor.

Não há outro método que se compare com o Pilates, ele cria um tipo de definição e condicionamento físico geral e seu aluno só tem a ganhar experimentando os benefícios desse método.

O Método Pilates para homens também pode evitar lesões e ajudar no combate do estilo de vida sedentário.

Pilates para Homens X MusculaçãoPILATES-PARA-HOMENS--(12)

Diferente de outras atividades, como a musculação, que requer exercícios pesados em equipamentos, o Pilates trabalha a mente e corpo para conduzir os músculos, com equilíbrio, postura e flexibilidade.

O Método colabora para melhorar a respiração, o fortalecimento do corpo e a resistência.

Por fortalecer, a atividade também é recomendada para homens que queiram melhorar o desempenho nas modalidades que já praticam como corrida, futebol, natação, ou má postura no trabalho.

Outra característica é que você pode treinar seus alunos no solo ou em aparelhos, acompanhado de acessórios, como bola, faixa elástica e molas.

Os movimentos também são desafiadores, pois trabalham o equilíbrio, deixando os membros superiores fortes e o abdômen definido.

A prática semanal proporciona aos homens o aumento do tônus muscular, tensão de repouso e reatividade ao alongamento passivo, que é essencial para uma boa postura.

 Os Princípios da ContrologiaPILATES-PARA-HOMENS-15

Muito tempo se passou desde que Joseph Pilates nomeou sua técnica como Contrologia, porém os princípios são mantidos até hoje.

Esses ensinamentos formam uma base sólida para quem escolheu viver a partir da filosofia de Joseph.

No Método no geral, e também quando no Pilates para homens utilizamos os seguintes princípios:

  • Concentração

Joseph já dizia em 1945: “Concentre-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Senão, você os executará de forma inadequada e eles perderão o seu valor”.

O seu aluno muitas vezes virá para o Studio depois de uma ou mais noites mal dormidas, toda essa exaustação precisa ser trabalhada.

Ao iniciar a aula, podemos usar o princípio da concentração para fazer com que ele fique mais focado na execução dos exercícios, e assim, os faça com mais precisão e competência.

Cabe a nós instrutores promovermos um feedback contínuo de respostas motoras em nossos alunos durante as aulas, nosso foco principal é fazer com que corpo e mente trabalhem juntos.

Muitos alunos relatam ao final das minhas aulas que “esqueceram seus problemas” por conta de estarem concentrados no treino, e isso faz toda a diferença no desenvolvimento das aulas.

  • Centralização

Podemos também chamar de Power House, casa de força ou centro de força.

A partir desse princípio, temos um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.

Isso porque o fortalecimento destas musculaturas proporciona a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico com menor gasto energético.

Fazem parte do Power House:

  • As quatro camadas do abdome (reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso abdominal)
  • Assoalho pélvico
  • Eretores profundos da coluna
  • Flexores
  • Extensores do quadril.

Ajudar o seu aluno a controlar as contrações voluntárias dos músculos durantes as sessões de Pilates é muito importante, para adquirir melhor eficiência na execução dos exercícios.

As contrações corretas somadas ao movimento e a respiração ajudarão no fortalecimento destas musculaturas.

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  • Fluidez

Realizar um movimento fluído, gera um menor gasto de energia durante os exercícios sem que haja desperdício de força.

Os movimentos não têm início, meio e fim, assim o organismo aproveita melhor a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando em um treino equilibrado e funcional, protegendo os tecidos musculares de possíveis desgastes prematuros.

  • Respiração

Devemos orientar nossos alunos que a respiração deve ser coordenada com o movimento do corpo.

Inspira-se pelo nariz, numa respiração mista (intercostal) e expira-se pela boca e nariz controlando a saída do ar.

Na maioria das vezes ao executar os movimentos deve-se então inspirar antes de iniciar o movimento e expirar no momento que executa o mesmo.

Em movimentos muito longos deve-se orientar o paciente para a respiração ser o mais natural possível para que o aluno não faça apneia ou se desconcentre com a respiração.

Utiliza-se nesse processo a musculatura mais profunda do abdome (músculos oblíquos e transverso), assoalho pélvico e eretores profundos da coluna (multífidos, por exemplo).

Essa ativação da musculatura promove uma melhor estabilização da região lombo-pélvica na execução dos exercícios.

Além de promover uma melhor oxigenação e troca gasosa, respirar adequadamente favorece uma melhor organização do tronco, relaxamento dos ombros e pescoço, e consequentemente perfeição na execução do exercício proposto.

  • Precisão e controle

O controle diz respeito a um melhor recrutamento da musculatura desejada.

O objetivo é ter um padrão suave e harmônico do movimento.

Já a precisão refina o controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos nos exercícios, evitando assim, desperdício de energia em contrações que podem ser exageradas ou deficientes.

Atividades físicas para homens de 40 anosPILATES-PARA-HOMENS--(4)

Com o passar dos anos o organismo vai ficando mais lento, perdemos vitalidade, disposição e enrijecemos.

Perde-se gradativamente a flexibilidade, ocorre queda de libido, fica mais difícil perder peso, temos mais episódios de mau humor, ficamos mais preguiçosos e igualmente nosso metabolismo desacelera.

Esta é a lei natural do envelhecimento.

O Método Pilates será um grande aliado nesse turbilhão de mudanças que acometem os homens desta faixa etária.

O Pilates para homens vem em contraponto a essas mudanças, como um aliado no fortalecimento da consciência corporal.

A atividade também contribui com o alongamento e definição dos tônus musculares, tudo isso em conjunto com o aperfeiçoamento do condicionamento físico e mental.

Com a descompressão das vértebras, trabalhar a má postura será fundamental nessa fase.

Ter mais vitalidade irá ajudar nos dias estressantes, e na execução das tarefas diárias, quando nosso paciente tem mais disposição, ele está propício a sentir menos dores.

É importante lembrar que o Pilates se apresenta como um método, em que os cuidados do instrutor com os alunos devem ser essenciais para diminuir o risco de lesões durante as aulas.

  • Riscos

O Método Pilates é reconhecido cientificamente como um dos métodos ideais para reabilitação e prevenção de lesões musculares.

Além disso, recomenda-se acompanhamento médico e exames de rotina em dia, devemos saber nossa real condição de saúde para praticarmos qualquer atividade com segurança e tranquilidade.

Depois dos 40, estar em forma já não é a coisa mais natural que existe.

O risco de lesões musculares e nas articulações aumenta, assim como o de sofrer um infarto, principalmente quando se começa a praticar atividades físicas vigorosas após um período inativo.

Antes de começar qualquer atividade física, as pessoas com mais de 40 anos devem procurar um médico especifico ou, na ausência dele, um bom clínico geral.

Seu aluno precisa fazer um check-ups antes de começar as aulas.

De acordo com o resultado dos exames o clinico vai orientar seu aluno a fazer um eletrocardiograma ou um teste de esforço, por exemplo.

Porém, não confie apenas no médico, já que cautela é fundamental.

Pesquisas mostraram que o risco de um episódio de morte súbita é 17 vezes maior quando se está praticando alguma atividade física.

Se seu aluno tiver mais de 40 anos, e não apresentar predisposição a doenças cardíacas, a prática exercícios físicos, normalmente, só vai lhe fazer bem.

Mas, deve-se ter os devidos cuidados pois os riscos só aumentam.

Por isso, é muito importante fazer, antes do início das aulas, a avaliação postural e anamnese para detectar os possíveis problemas.

  • Fatores alarmantes

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelou que 86% das pessoas acreditam que a falta de exercícios pode contribuir para o aumento das doenças cardiovasculares.

Mas, na prática, as coisas não funcionam da mesma maneira: 49% não fazem qualquer tipo de atividade física, índice que sobe à medida que a faixa etária avança.

Para ter uma prática de exercícios regulares é importante ter respeito aos limites.  O aluno deve ter a real visão da sua condição para a prática do Pilates para homens.

O instrutor do aluno na faixa de 40 anos deve sempre orientar sobre qual  treino será ideal.

Mas não para por aí, você deve lembrar o cliente que as atividades devem ser regulares.

Além de praticar o Pilates, você pode recomendar aumentar o gasto calórico diário através de modificações no dia-a-dia do aluno. Como por exemplo, trocar o elevador pela escada comum, descer antes do ônibus, levar o cão para passear, etc.

Todas essas mudanças podem trazer uma diminuição em 66% no risco de apresentar um problema cardíaco.

  • Articulações e flexibilidade

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Quem não praticou atividade física ao longo da vida costuma chegar aos 40 com as articulações desgastadas.

As queixas mais comuns são rigidez pela manhã e dor na região lombar e nos ombros.  Os movimentos do Pilates para homens lubrificam as articulações e dão flexibilidade aos músculos.

Essa rigidez é uma das principais razões de procura pelo Método Pilates. Os treinos tendem a reverter o processo de enrijecimento do corpo. Isso porque todos os movimentos que são orientados aumentam a flexibilidade.

Muitas pesquisas científicas indicam que os músculos diminuem a capacidade de hipertrofia com o passar dos anos, especialmente em homens menos ativos.

A atividade física pode retardar esse processo. Por exemplo, no caso da flexibilidade necessita-se de dois componentes: articulações e musculatura. Ao exercitarmos estes dois componentes com regularidade podemos conter ou reverter muitas vezes a rigidez.

Sendo assim, é importante você orientar um exercício que além de ser útil, seja também prazeroso, cabe aí o nosso papel enquanto instrutor.

O importante é você saber que as atividades escolhidas compreendem movimentos diferentes, e não repetitivos, a fim de trabalhar vários grupos musculares.

Você também deve pensar que o Pilates para homens poderá, em alguns casos, ser mais um complemento na rotina de exercícios praticados, como por exemplo musculação, corrida, futebol e tantas outras.

Por isso, quando monto todo o treino me preocupo em saber se o cliente já realizou ou pratica alguma outra modalidade.

Concluindo…

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O instrutor de Pilates deverá estar capacitado através de curso de formação em Pilates e outros cursos complementares. Dessa forma ele irá adquirir um amplo conhecimento no repertório de exercícios e estar capacitado para preparar as aulas voltadas a este público.

O método é seguro e não tem idade máxima ou mínima para começar, portanto, mesmo se o aluno tiver uma vida sedentária é importante ressaltar:  nunca é tarde para se exercitar.

Deve-se adequar a rotina de exercícios à necessidade individual de cada aluno. Fazer com que ele sinta os efeitos maravilhosos que o Pilates pode proporcionar em seu corpo e nas transformações que ele pode causar não somente na mobilidade em geral, mas também na flexibilidade, força e tonicidade muscular.

O instrutor tem que estar atento para trabalhar diretamente as necessidades do cliente.

Sempre será desafiador manter seu aluno focado no que ele quer e ao mesmo tempo naquele objetivo que você traçou para ele.

Homens mais maduros tendem a ser mais disciplinados e constantes nas aulas de Pilates. Aproveite esta característica para acompanhar o desenvolvimento de seu aluno e mostre os progressos dele. Dessa forma, tenho certeza que você terá um aluno por longo período em seu Studio.

Written by Paulo Márcio Fucci

Paulo Márcio Fucci

Formação- Educação Física UFPR. Pós-Graduado em Massoterapia Sócio-proprietário do Líder Studio Pilates.
Curso de Mat Pilates Phisycalmind Institute. Pilates de Aparelhos. Metacorpus. Espaço Vida Pilates. Pilates na Gestação – Silvia Gomes e VOLL. Pilates Avançado VOLL. Treinamento Funcional Aplicado ao Pilates –VOLL. Entre outros Contato – odepm@hotmail.com Facebook: Paulo Márcio Fucci Pilates

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