Posted in:

Pilates para Iniciantes: 10 dicas para impressionar seu aluno

Geralmente ao começar um programa de Pilates para iniciantes, você irá repara que seus futuros alunos e pacientes ainda estão muito curiosos e cheios de dúvidas a respeito do método.

Isso é bem comum afinal, muitos deles nunca tiveram contato ou sabem muito pouco e é de suma importância que estejamos muito bem preparados para fazê-los ingressar no mundo do Pilates.

Então nesse texto iremos dar dicas infalíveis para suas aulas de Pilates para iniciantes se impressionarem e acabar se tornando um verdadeiro pilateiro.

Explicando o Pilates para iniciantes

pilates-para-iniciantes-(3)

Ao iniciar o programa, o instrutor deve tentar sanar o máximo possível essas dúvidas. Na primeira aula já podemos explicar de forma prática o que é o Pilates para iniciantes:

Um conjunto de exercícios criados por um alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para indivíduos saudáveis.

Todos os exercícios têm por objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, reeducação do movimento, consciência corporal, melhora da postura e músculos saudáveis (alongados e tonificados).

Assim, o Pilates atua como um condicionamento físico e mental e por isso é utilizado como alternativa de atividade física para aqueles que não são fãs de caminhada, corrida e academia.

Os movimentos realizados durante o Pilates proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada.

O Método se qualifica como uma das melhores opções de exercícios, pois dentre seus benefícios está a melhora na respiração, a diminuição do stress e a reeducação e o equilíbrio corporal.

Principais dicas para seu aluno iniciante

pilates-para-iniciantes-(4)

Tranquilize seu aluno e explique que não precisa ter prática para iniciar e que você dará todas as explicações e demonstrará os exercícios para ele. Então fazer aula não será tão difícil assim, ao passar do tempo ficará mais fácil aprender os exercícios.

Não há tanta limitação quanto a idade para se começar a praticar, desde criança (em média a partir dos sete anos) e sem limite de idade para os adultos.

A roupa ideal para a prática é simples: roupas fitness serão bem-vindas, bermudas, tops entre outras. Pode-se fazer descalço ou com sapatilhas próprias para a modalidade.

Se for possível para o aluno oriente que ele faça primeiro, aulas de aparelhos e depois de dominar os princípios do método poderá fazer com maior facilidade o Pilates solo.

Serão em média 50 minutos a uma hora de aula e qualquer pessoa pode praticar. Quanto as dores, o Pilates será sem dúvida uma ótima escolha.

Dada estas informações, já será um primeiro passo para conquistar o aluno ou paciente.

 Dicas para impressionar seus alunos iniciantes

pilates-para-iniciantes-(1)

Outras maneiras de impressioná-los já na primeira aula:

  1. O ambiente do Studio

Ou sala tem que estar preparado para que o aluno identifique que ali se trabalha com Pilates. O visual, materiais e aparelhos devem remeter ao aluno que ali ele fará suas aulas.

Devemos sempre lembrar que “a primeira impressão é a que fica”. Sendo assim, devemos oferecer um ambiente bonito, funcional e organizado.

  1. Informação e conhecimento

Todo instrutor deverá ter feito Curso de Formação Completa em Pilates e outros cursos de especialização no método para que tenha base de estudos e garantir qualidade no seu atendimento.

Temos que estar preparados para atender os mais diversos casos trazidos pelos nossos alunos. Ao saber que temos conhecimento, o aluno sentirá mais confiança na escolha feita.

E não para por aí! Educação continuada sempre! Participar de novos cursos, workshops, congressos e encontros da área farão grande diferença na sua longevidade como instrutor.

  1. Chegou a hora da aula

As orientações iniciais dadas ao seu aluno (paciente) nas primeiras aulas farão grande diferença nos resultados. Mas calma lá, não passe a primeira aula inteira ensinando ao aluno a respiração correta, por exemplo.

Quando o damos uma aula de Pilates para iniciante, cada comando ainda está sendo processado por ele, precisamos então introduzir o conhecimento aos poucos para que ele não se assuste e ache que método é muito difícil

Comece com exercícios mais fáceis e seguros e vá aos poucos indicando ao aluno como fazer as respirações, que ele deve se concentrar durante a execução, as contrações que deverá fazer etc.

  1. Faça a avaliação postural

Como começar a estruturar uma aula individualizada se não soubermos o que realmente o aluno (paciente) necessita?

Muitas vezes o aluno chega com ideias preconcebidas e até com expectativas muito além da realidade. Aí a importância de fazermos com ele uma anamnese para definirmos quais seus objetivos para podermos encaminhá-lo.

Lembre-se sempre que você também traça os objetivos que acha importante para ele.

Na avaliação postural teremos um verdadeiro mapa onde poderemos visualizar quais são as patologias que ele apresenta e como deveremos agir nas aulas seguintes. Explicar ao aluno o resultado da avaliação é fundamental principalmente para que ele entenda que linha de trabalho utilizará com ele.

pilates-para-iniciantes-(5)

  1. Escolha dos exercícios

Não tente impressionar demais seu aluno na primeira aula! Isso poderá causar um efeito contrário ao esperado. Ele precisa entender que para um melhor resultado, a base será a chave do seu sucesso.

Inicie sua aula com exercícios simples com carga mais leve e vá ajustando a medida que ele comece a executar os movimentos com melhor qualidade.  Cuide também do número de repetições para não sobrecarregar demais o aluno.

  1. Corrija (mas tome cuidado)

A correção é fundamental para a qualidade do movimento, mas deve ser feita sempre como um reforço positivo e estimulando seu aluno a melhorar cada vez mais.

Comandos errados, sem muita preocupação ou que possam chatear ou expor o aluno devem ser terminantemente evitados. Estimule-o sempre a melhorar.

  1. Preste muita atenção às características do seu aluno

Sempre vamos ter alunos com as mais diversas diferenças: uns são mais fitness, outros querem se reabilitar, outros são meio preguiçosos, entre outros.

Teremos sempre uma gama enorme de características distintas entre eles e devemos adaptar as aulas para cada estilo, obviamente sem perdermos nossa personalidade e sem sair do método que estamos aplicando. Este feeling fará que a adesão seja muito maior por parte deles.

  1. Desafie e motive seus alunos

Transforme suas aulas no período em que eles estão conosco de uma maneira muito motivante.

Reforço positivo, exercícios novos, correção e por que não, um exercício mais desafiador sempre trará melhores resultados.

  1. Seja atento ao feedback do aluno

É muito importante saber se estamos atingindo os objetivos e expectativas dele.

  1. Crie um Pilateiro

Fazê-lo aderir ao método e mais do que isso fazer com que seu aluno viva e queira adotar o Pilates como estilo de vida será a maior conquista que o instrutor pode atingir.

Concluindo…

pilates-para-iniciantes-(2)

Com essas dicas tenho certeza que além de impressionar seus novos alunos você também irá fidelizar eles em seu Studio. É muito importante que ele se sinta à vontade ao começar a praticar o Pilates para que continue e alcance todos seus objetivos ao se introduzir na prática.

Sendo assim, com essas dicas e sugestões as suas aulas de Pilates para iniciantes irão com certeza tornar seus alunos apaixonados pelo método tanto quanto você!

Tem alguma dica para acrescentar? Como você dá suas aulas de Pilates para iniciantes? Conta para gente nos comentários!

Written by Paulo Márcio Fucci

Paulo Márcio Fucci

Formação- Educação Física UFPR. Pós-Graduado em Massoterapia Sócio-proprietário do Líder Studio Pilates.
Curso de Mat Pilates Phisycalmind Institute. Pilates de Aparelhos. Metacorpus. Espaço Vida Pilates. Pilates na Gestação – Silvia Gomes e VOLL. Pilates Avançado VOLL. Treinamento Funcional Aplicado ao Pilates –VOLL. Entre outros Contato – odepm@hotmail.com Facebook: Paulo Márcio Fucci Pilates

19 posts

2 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Estou procurando saber sobre Pilates,pois tenho poucas informações sobre essa modalidade de exercícios.O artigo me ajudou mt e me deixou confiante em praticá-lo,Espero que todos os benefícios citados surtam efeitos em mim.Ainda essa semana farei uma aula experimental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *