Posted in:

Por quê praticar Contrologia?

Um bom condicionamento físico é o primeiro pré requisito para um físico saudável e, pode ser o segredo da felicidade, já afirmava Joseph. Devemos manter um corpo desenvolvido de forma uniforme sendo naturalmente capaz de realizar todas as atividades de vida diária.

A Contrologia pode ser descrita como uma coordenação completa do corpo em conexão com a mente e o espírito.

Ela te conduz a busca pelo controle total do seu corpo através de repetições apropriadas de exercícios, conseguindo evoluir de forma gradual, progressiva e com ritmo natural comandada pelo nosso subconsciente.

Para obtermos essa precisão, devemos realizar os exercícios propostos por Joseph com seriedade e regularidade.

Ele propõe em seu Livro – Return to Life – que deveríamos praticar a Contrologia, quatro vezes por semana durante pelo menos três meses, para assim ver seu corpo atingir o desenvolvimento ideal, com vigor mental renovado e crescimento espiritual.

Não podemos esquecer que a Contrologia é baseada nos 6 princípios do Método e que todos eles devem ser cuidadosamente executados durante toda a aula, ao realizar qualquer exercício. São eles:

  • Controle

É importante a preocupação com o controle de todos os movimentos a fim de aprimorar a coordenação motora, evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.

  • Precisão

Ela é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento.

  • Centro

Mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos.

  • Fluidez

O objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

  • Respiração

O método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos.

  • Concentração

O objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível.

Como Surgiu a Contrologia?Contrologia-2

Em seu primeiro livro, Joseph escreveu que a Contrologia trata-se do controle consciente dos movimentos do corpo. Ela é o equilíbrio através do qual podemos depender o mínimo de energia, e assim garantir uma boa saúde e desenvolvimento natural com os melhores resultados.

Contrologia é arte do controle e equilíbrio mente-corpo.

Para que isso ocorresse, Joseph Pilates juntou todos os aspectos e disciplinas de exercícios presente nas populações orientais e ocidentais, e os equilibrou de maneira fluida.

Do Oriente, Pilates trouxe técnicas de relaxamento e a ligação entre corpo e mente, com suas filosofias de contemplação. Do Ocidente, trouxe a força, resistência e a intensidade do movimento com ênfase no enrijecimento muscular.

Seu trabalho mostra influências de yoga, ginástica, artes marciais e dança – como é mostrado em nome de alguns exercícios com nomes de dança, como Penche, Ronde Jam, Developpé.Kathy Grant, Ron Fletcher, Carola Trier, Eve Gentry, Romana Kryzanowska, Lolita San Miguel.

A combinação de técnicas usadas ao redor do mundo resultou no Método Pilates, inicialmente nomeado como Contrologia por seu criador, Joseph Pilates.

A Contrologia possui um resultado principal que é a aquisição do domínio da mente sobre o controle do corpo, coordenando essas duas, assim como seu espírito.

Esse domínio é amplamente conhecido pelos praticantes quando se descobre com os exercícios de Pilates que não conseguimos executar nem mesmo pequenas quantidades de exercícios – muitas vezes nenhum – com a qualidade proposta pelo criador.

O Pilates não é e nem deve ser um sistema cansativo de praticar exercícios, nem é preciso muitas vezes praticar em um espaço específico.

Isso se dá pois a maioria deles – quando feitos com determinação – podem ser executados em nossa própria casa, sem uso de equipamentos caros, desde que consigamos manter princípios conscientes, os quais devemos obedecer com fidelidade, dizia Joseph.

Sem esquecer que nada se constrói da noite para o dia, Pilates exige paciência e persistência e isto é a qualidade vital no alcance do bem estar proposto pelo Método de Condicionamento Físico e Mental conhecido como Pilates.

Concentre-se nos movimentos a cada tentativa de executá-los, e assim os benefícios são imediatamente incorporados em nosso corpo. Mantenha a mente sadia, e sua musculatura ativa, visto que cada músculo pode cooperar para um desenvolvimento uniforme do nosso bem estar.

O Pilates é a conquista da jovialidade e você pode ser tão jovem quanto sua mente e seu corpo o acharem. A flexibilidade permite que você tenha 80 anos e possa ser considerado completamente jovem.

Ao contrário, você pode ser um velho com apenas 30 anos, já afirmava o Sr. Pilates.

Concluindo…contrologia-3

Que tal começarmos a praticar a Contrologia desde já? Porque não educarmos as crianças agora?

Para isso, você deve seguir à risca as instruções do método e, se começar pela base de tudo, terá uma forma física correta com um controle mental perfeito e necessário.

Então, inicie hoje mesmo a prática do Pilates, pois com o tempo os exercícios ficarão guardados em sua mente e se tornarão tão automáticos como o fato de andar de bicicleta.

E, se você praticar de forma correta desde o início, nunca mais terá que se preocupar com a possibilidade de não conseguir usar a técnica em benefício próprio.

Isso acontece, pois a correta forma de execução já está guardada no subconsciente proporcionando um corpo saudável, alongado e cheio de vida.

Pratique Pilates – Pratique Vida – Pratique Saúde

1 Comentário

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *