Posted in:

Escolhendo Lolita San Miguel para ser minha Mentora!

LOLITA SAN MIGUEL

Desde o início, quando conheci essa maravilhosa técnica, sempre busquei alguém que me acrescentasse conhecimento da metodologia Pilates.

Fui pelo mundo em busca dos melhores professores que eu poderia encontrar, e aprendi muito com todos. Mas sempre me chamou particular atenção receber o conhecimento de um verdadeiro Elder, um professor de primeira geração que tivesse recebido os conhecimentos diretos do próprio Joseph Pilates.

Estudei muito sobre a vida de cada um deles, sua forma de ensinar, e o que poderiam me passar de informação.

Todos excelentes: Romana, Lolita San Miguel, Jay Grimmes, Kathy Grant, Ron Fletcher, Eve Gentry, Carola Trier, Mary Bowen e os que poucos conhecem como Bruce King e Robert Fitzgerald.

Nessa época, já estava certo que eu conhecia tanto o Pilates Clássico quanto o Contemporâneo e, pelos anos de estudo, comecei a avaliar e me deparei com algumas questões:

O Tipo de Conhecimentolola

Sempre me chamou muito a atenção que cada Elder, sem exceção, também teria adicionado a sua forma de ensinar Pilates, suas próprias experiências e conhecimentos pessoais.

Ron Fletcher trabalha o Pilates com uma base muito forte de respiração. Romana adicionou a posição V Pilates (sim meus caros, Joseph Pilates trabalhava com os pés em paralelos, como podemos ver em seu livro “Return to life trought Contrology”), e o mesmo acontecia com outros Elders.

O Tipo de Mentora Exemplarlola

Priorizo a forma de ensinar ao máximo então, se um professor de Pilates apresenta alguma patologia (idade avançada, obesidade mórbida, etc.) fica claro que ele não poderá realizar todos os exercícios do repertório Clássico, por exemplo.

Ainda que eu “sugue” todo o seu conhecimento, creio com toda convicção que, se um professor de Pilates tem todas as qualidades para ensinar e está em boa forma física, ele deve realizar todos os exercícios perfeitamente – e não somente através de sua voz.

Muitos professores falam que, pela sua voz, podem guiar o discípulo a realizar um exercício.  Mas, para mim, se o professor é jovem e está em plena capacidade física, essa história não cola – quero ver demonstração pratica.

Lolita San Miguel – A Mentorametodo-pilates-LOLITA-SAN-MIGUEL-3

Tenho certeza que todos os professores Elders são maravilhosos, mas eu queria legalidade no tema. “Minha Nossa Senhora”, pensava eu.

“Será que não existe ninguém autorizado realmente por Joseph Pilates para realizar essa metodologia?”

Eu até tinha escutado, até o momento, que esse ou aquele Elder estava autorizado por Joseph, mas não via um papel legal, só palavras.

Eis que, pesquisando muito na internet, o que é que eu descubro?

Que existiam duas pessoas no mundo que realmente tinham recebido um diploma de uma universidade, em Nova York. Uma instituição legal, onde nesse diploma constava que elas tinham feito aulas e estavam autorizadas por Joseph Pilates para executar a técnica. Excelentes notícias!

Buscando mais na internet, pude localizar a essas duas pessoas: Kathy Grant e Lolita San MiguelKathy já tinha falecido, e Lolita… bem, Lolita era tudo que eu queria: uma mentora que, por sua trajetória como bailarina, eu sabia que iria aperfeiçoar minha técnica por dois longos anos, a “ferro e fogo”, e assim foi.

Em um primeiro momento a conheci na Argentina, e pude realizar um evento com ela no ano seguinte, no Chile, como um dos organizadores e me decidi definitivamente a tomar seu programa de Master (PMMP – Pilates Master Mentor Program) para professores de Pilates já certificados.

Conheci uma pessoa espetacular que, aos 80 anos de vida, dava uma lição a todos os professores jovens que não demonstram exercícios em workshops: Já no primeiro modulo, fazia a aula e executava os exercícios ao mesmo tempo que nos corrigia. Repetindo: isso aos 80 anos de idade!

Treinei muito para passar no seu modulo, pois via que os professores que não estavam preparados iam sendo reprovados, e fui extremamente feliz ao ser certificado pela única pessoa viva que possui um certificado legal para executar Pilates e membro de ouro da PMA (Pilates Method Alliance).

Concluindo…shutterstock_11607574

Espero também que escolham sempre um mestre que, particularmente, vocês tenham um “feeling” necessário para seu excelente aprendizado. Se eu pudesse aprenderia com todos os Elders, incluindo Lolita San Miguel.

Repito: todos são maravilhosos, mas isso já não é possível, muitos não estão mais entre nós, e o que eu penso talvez não seja a forma como você pense, mas desejo de todo o coração que vocês, profissionais do meio, possam conhecer os melhores professores que acrescentarão a seu conhecimento nesse longo caminho de aperfeiçoamento da metodologia Pilates.

Written by Sandro Alves

Sandro Alves

Discípulo de Segunda Geração de Joseph Pilates, sendo certificado diretamente por Lolita San Miguel (única discípula em atividade de ensino viva). É Professor certificado pela PMA – Pilates Method Aliance, possui uma escola listada no diretório PMA e há mais de 10 anos forma profissionais em Pilates no método original clássico e no método contemporâneo.
Também é secretario geral da Sociedade Chilena de Pilates, professor oficial do Congresso da Sociedade Chilena de Pilates e do Pilates Day Chile, além de ser Personal Trainer certificado pela PRODEP, com licença da FIEP – Federação Internacional de Educação Física.

4 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *