Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Método Pilates na gravidez: do início ao fim de uma das épocas mais delicadas na vida de uma mulher…

Esse é um momento único e mágico na vida de uma mulher. A partir do primeiro momento em que se descobre a gravidez, sendo planejada ou não, muitas dúvidas podem surgir: continuo com os meus exercícios? Começo agora uma rotina de atividade física? Como vai ficar meu corpo? E depois que o bebê nascer?

É muito importante que essa gestante tenha um acompanhamento de um profissional capacitado para atende-la, que passe bastante segurança com relação a essas dúvidas. Estarei aqui no Blog Pilates para esclarecer as principais dúvidas relacionadas a esse período de muitas mudanças físicas e psicológicas na vida de uma mulher.

Método Pilates na gravidez

O Pilates é um Método que irá auxiliar a minimizar os efeitos que essas transformações terão sobre o corpo da gestante, através de exercícios como alongamento, fortalecimento, equilíbrio e consciência corporal – sempre escolhidos de acordo com a condição física da aluna.

Algo que será de extrema importância na escolha do repertório utilizado será o histórico de atividade física, ou seja, o que ela fazia antes de estar grávida.

Para as praticantes do Método, ou até mesmo de outras modalidades, o ideal é que comecem/continuem com os exercícios do Pilates na gravidez, desde que seja com um profissional habilitado – exceto em alguns casos em que a gestante apresente alguma intercorrência médica.

Lembrando que é de extrema importância a liberação do obstetra, já que ele é o único que realmente saberá a condição clínica dela.

Em minha opinião e experiência clínica, acredito que mesmo uma gestante sedentária pode iniciar com os exercícios do Método no primeiro trimestre, por serem extremamente seguros. Mas o que encontramos na maioria dos casos é a liberação a partir do segundo trimestre para essas mulheres.

De uma forma ou de outra, uma boa opção é iniciar ao menos o trabalho de respiração e ativação da musculatura profunda (Power House) enquanto aguardam o aval do médico.

Devemos iniciar no ritmo em que ela estava habituada. Com as praticantes, por exemplo, podemos manter os mesmos exercícios com alguns cuidados, como evitar o máximo de amplitude nos alongamentos, já que as articulações estão sob o efeito da relaxina e podem ter a falsa impressão de flexibilidade, lesionando a musculatura.

Com as sedentárias, devemos focar nos princípios iniciais para que elas melhorem a consciência corporal e possam usufruir dos benefícios do Método de uma maneira segura e eficaz. Exercícios leves a moderados são indicados a partir do momento em que elas estão dominando os princípios, introduzindo aos poucos o Método Pilates na gravidez.

Cuidado com exercícios que coloquem a gestante em risco de queda

Nem todas estarão muito dispostas para iniciar com os exercícios no primeiro trimestre, mas é importante que nós, como profissionais, incentivemos a prática, já que assim conseguiremos juntas uma gestação muito mais saudável e uma excelente recuperação no pós-parto.

Mostre para ela os reais benefícios do Método e traga essa gestante para praticar Pilates na gravidez o quanto antes!

Nos próximos textos e vídeos falaremos sobre os benefícios e exercícios seguros para serem utilizados com essas alunas mais que especiais. Aqui na WP Pilates & Saúde os nossos professores já participaram da formação de Pilates para Gestantes. E você, já fez a sua?

Patrícia de Andrade Valeriano
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde
Integrante do grupo das idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável
Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.