Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Pilates é um método de condicionamento físico e mental que muito cresceu e continua crescendo em número de praticantes em todo o Brasil.

Alguns princípios fazem parte do Método e esses fazem toda a diferença na execução dos exercícios. Diferença para que se consiga obter os benefícios para o corpo e a mente.

Sendo assim, o Método contribui para o corpo todo e ajuda na prática de outras atividades físicas. Uma vez que o Pilates melhora o condicionamento e tonifica os músculos, todas os esportes já praticados pelos praticantes de Pilates podem ser aprimorados.

Nesse texto vamos ver como a prática do Pilates ajuda a aprimorar outras atividades físicas que o praticante faça. Vamos te mostrar porque é uma ótima opção aliar o Pilates!

Os benefícios dos princípios do Pilatespratica do pilates 8

A concentração durante a prática do Pilates é muito importante para que o aluno consiga ativar a musculatura e a forma correta como ela deve ser trabalhada.

A ativação do Centro de força (Power House), composto, entre outros, pelo músculo transverso do abdômen, faz com que a força se dissipe para as extremidades do corpo. O que potencializa os exercícios e torna-os mais seguros do ponto de vista da estabilidade da coluna lombar.

Já o princípio da respiração ajuda na melhora do funcionamento dos músculos, aumentando o percentual de ativação. E dos órgãos do corpo, por melhorar a permeabilidade sanguínea dos mesmos.

A fluidez, o controle e a precisão trabalham juntos para melhorar a qualidade do movimento, evitando que o aluno tenha lesões.

É notório que muitas pessoas que praticam o Pilates fazem dessa atividade um estilo de vida, se tornando adeptos do Método por muitos anos, e isso faz toda a diferença na vida dessas pessoas.

Reabilitação com a prática do Pilatespratica-do-pilates--9

O Pilates tem sido um método muito estudado atualmente, no que diz respeito a reabilitação. Além de melhorar da qualidade do movimento com o objetivo de reduzir os riscos de lesões.

Ainda são poucos os atletas praticando o Método Pilates como forma de reabilitação e até mesmo de melhorar a performance, mas é uma realidade que está crescente.

A ativação da musculatura profunda e do eixo do corpo (Músculos abdominais, multífidos e glúteos), promovem ao corpo uma estabilidade e proteção da coluna. Essa que é muito requisitada na grande maioria dos movimentos do corpo.

Um trabalho maravilhoso que contempla o estudo da biomecânica do Pilates da fisioterapeuta Janaína Cintas aborda a estabilidade associada a mobilidade do corpo que diz:

O conceito da estabilidade deve ser capaz de transformar a energia potencial gravitacional de um corpo em energia elástica. Isso pelos músculos e tendões, armazenando essa energia para o movimento (energia cinética).

Dessa forma, trabalhando a estabilidade e a mobilidade do corpo através dos princípios do Pilates dará ao corpo o equilíbrio que ele precisa para as atividades diárias.

A prática de atividades físicas associadas ao Pilatespratica-do-pilates-4

A prática de modalidades esportivas e atividades físicas estão crescendo no Brasil, mas ainda de forma lenta. De 2009 até 2013 houve aumento de 12,6 % no número de pessoas que fazem alguma atividade física segundo a pesquisa da Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

Dentre as atividades mais populares estão a caminhada e a musculação. Essas, quando associadas ao Método Pilates podem melhorar e muito a performance do indivíduo.

Toda atividade física ou esporte detém de técnicas específicas para a melhor desenvoltura. E até mesmo de um preparo específico para que o corpo suporte as demandas e sobrecargas necessárias e para isso o profissional deverá estar plenamente qualificado.

Ao considerarmos o trabalho que é desenvolvido no Pilates, como os seus princípios e benefícios fazendo um trabalho de estabilidade e mobilidade do corpo, podemos dizer que o Pilates pode servir de base para o preparo de muitas modalidades esportivas e atividades físicas.

Uma vez que este trabalha o corpo como um todo trabalhando a individualidade de cada aluno e priorizando a musculatura profunda do corpo e a preservação das articulações.

Penso que para isso, deve haver uma continuada formação por parte do profissional, além de uma criteriosa avaliação para atender as reais necessidades do aluno.

E que o aluno consiga melhorar tanto o seu desempenho em suas outras atividades, como também no seu dia a dia, reduzindo os riscos de lesões.

Pilates aliado a corridapratica-do-pilates-5

A corrida é um esporte que vem se tonando queridinho entre os brasileiros. Muitas pessoas que querem melhorara a qualidade de vida tem buscado essa atividade. Isso porque é um esporte muito fácil de ser praticado e de fácil acesso.

Porém, apesar de parecer ter uma facilidade maior que outros esportes para ser praticado, pelo fato de precisar apenas do seu tênis e vontade, é uma atividade que pode causar lesões se não praticada da maneira correta.

Além disso, cada pessoa irá correr de uma maneira, porém existem alguns elementos básicos essenciais para quem quer começar essa prática. Elementos esses como: uma passada muito grande, a forma que aterrissam o pé no chão, postura, dentre outros. Para ver todos elementos essenciais para se ter uma corrida boa, veja nesse texto.

Pensando em melhorar o desempenho da corrida, o Método Pilates pode ajudar de diversas maneiras. Seus princípios ajudam de diversas maneiras o corpo na prática.

Podemos citar alguns desses benefícios como, melhorar a consciência corporal para que haja uma boa distribuição de peso durante a corrida, o que além de aumentar o desempenho previne lesões. Além disso, o fortalecimento de grupos musculares essenciais para a prática, melhora do equilíbrio, e principalmente da articulação dos membros inferiores.

Pilates e futebol

pratica-do-pilates-3

O futebol vem como um dos esportes mais praticados no mundo e principalmente no país. Sabemos que não é de hoje a fama do Brasil ser “o país do futebol” e não é à toa.

Esse esporte começa a ser praticado desde cedo pelas crianças e se perpetua até formar grandes jogadores. Por isso, ter uma atividade que pode contribuir com o desempenho de jogares profissionais e amadores é muito importante.

E como já dissemos, essa atividade física pode ser o Método Pilates! E como ele ajuda?

Muitas vezes pode se pensar que a prática do Pilates deve ser feita apenas para a reabilitação de lesões. Mas o Método traz muitos benefícios para melhorar o rendimento dentro de campo.

A prática do Pilates baseada nos seus princípios pode trazer a diminuição/prevenção de lesões para o corpo do jogador. Principalmente pelo fato de trabalhar o fortalecimento muscular.

Além disso, melhores a consciência corporal, o que ajuda na realização de movimentos. A estabilização dos músculos abdominais e glúteos também contribui com a melhora da do chute no futebol. A economia do desgaste muscular em movimentos desnecessários e a melhoria da eficiência nos movimentos também são outros benefícios.

Sendo assim, o Pilates aliado ao futebol, seja antes das lesões ou depois é uma ótima opção para jogadores que desejam melhorar seu desempenho em campo.

Quer saber mais dos benefícios para jogadores de futebol? Veja esse texto: www.blogpilates.com.br/pilates-e-futebol/

Pilates para nadadorespratica-do-pilates-6

A natação vem com um esporte que cresceu consideravelmente no país. Praticado desde a infância e comumente ensinado em clubes e academias é um esporte muito indicado.

Ele pode ter vários tipos de nados, o que caracteriza as diferentes provas da natação. Os quatro mais conhecidos e praticados são o livre, peito, borboleta e costas.

E os movimentos realizados por especialmente os tipos, livre e costas, podem gerar desequilíbrios musculares, alterações na postura e nas posições dos ossos no corpo. Além disso, todos os estilos de natação utilizam os membros superiores e inferiores para gerar o deslocamento na água.

Sendo assim, principalmente atletas que competem com a natação estão sujeitos a diversas alterações corporais.

E como o Pilates pode ajudar os nadadores? Como dito, os princípios do Pilates da centralização e da respiração promovem a ativação da musculatura abdominal. Essa ativação é um dos principais responsáveis pela estabilização da coluna, importante para os atletas que podem constantemente estar sofrendo alterações posturais.

Além disso, quanto melhor ativado essa musculatura, melhor a qualidade dos movimentos, seja na prática de Pilates ou da própria natação. Além de gerar um menor risco de lesões, mais controle e precisão dos movimentos.

Fora isso, há diversas outras maneiras que o Pilates e todos seus benefícios podem melhorar o desempenho dos nadadores profissionais ou amadores.  Trazer equilíbrio, flexibilidade, evitar lesões são apenas algumas coisas que a prática do Pilates pode promover.

Para ler mais sobre os benefícios para nadadores, confira esse texto: www.blogpilates.com.br/natacao-e-pilates/

Concluindo….pratica-do-pilates-2

Como vimos a prática do Pilates contribui para o desempenho de diversos esportes. Então é recomendado sempre para aliar-se seja com a corrida, natação, atletismo, futebol, musculação e qualquer outro esporte.

Os benefícios do Pilates são inúmeros! E é muito importante que você instrutor esteja ciente para contribuir da melhor forma possível com seu aluno.

Gostou do texto? Deixe sua consideração aqui nos comentários!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.