Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Todo Pilateiro sonha em ter seu próprio Studio de Pilates. Não é difícil encontrar um instrutor que começou trabalhando para alguém, e anos depois, começou sua própria caminhada como dono de seu próprio espaço. Tudo muda quando você comanda seu studio de Pilates, existem muitos benefícios e ao mesmo tempo, muito mais dificuldades. Fica cada vez mais difícil obter sucesso para o seu studio não é mesmo?

Conquistar clientes, pagar as contas, manter o espaço e ainda dar aulas em todo esse tempo não é simples, certo? E tudo isso é para que você, instrutor-empreendedor, consiga conquistar o sucesso.

Antes disso, precisamos entender qual é o seu objetivo e mais ainda, o que é sucesso para você?

De acordo com o dicionário sucesso é  ter êxito em alguma coisa.  Mas, para você, dono do Studio de Pilates, sucesso é ter clientes? Dinheiro? Aulas? Ou todas as opções?

O seu sucesso

Em primeiro lugar você precisa ter um objetivo bem claro.

Seu Studio de Pilates será um espaço em que as pessoas poderão treinar em grupo? Se sim, quantas aulas serão feitas por dia? O local é apropriado? Essas são informações básicas que você deve ter respondido antes da inauguração.

Agora que você já tem o lugar do seu Studio de Pilates e os clientes precisa buscar o seu próprio sucesso. Para alguns Pilateiros, esse sucesso pode ser: manter o espaço com tranquilidade, abrir um novo Studio de Pilates ou simplesmente conseguir dar aulas.

Nesse sucesso também pode estar incluso ver seu aluno praticando o método com habilidade, conhecer uma pessoa de idade que pelo Pilates conseguiu o tratamento do seu AVC ou descobrir que um atleta que frequenta seu Studio conseguiu se reabilitar.

Se sua resposta for tudo, é importante que você saiba responder as 7 perguntas de sucesso para seu Studio.

1) Qual a missão, visão e valores do meu studio de Pilates?

A definição desses itens é imprescindível para o sucesso em qualquer negócio. A falta de clareza do que realmente é o nosso papel impossibilita mensurar nossos resultados adequadamente e obter o sucesso desejado.

Essas informações são essenciais porque é a partir delas que seu Studio será desenvolvido, ele será especializado em um público, terá outras modalidades de Pilates? Tudo isso precisa ser descrito na missão do seu espaço.

2) Qual foi a motivação para abertura do meu studio de Pilates?

Se a resposta foi somente porque “gosto muito de praticar Pilates, por isso decidi abrir um Studio”, é melhor prestar muita atenção nos resultados do seu negócio.

Muitas empresas não conseguem sobreviver e declaram falência devido à falta de experiência do gestor, que compromete a administração do negócio implantado.

Outra causa comum é  porque o proprietário confunde gostar de praticar Pilates, por exemplo, com a necessidade de abrir um negócio voltado para a saúde e bem-estar. Qualquer um pode gostar do método, mas empreender e viver a partir dele é diferente.

3) Tenho perfil e gosto de ser o gestor do meu negócio?

É comum as pessoas decidirem abrir um Studio de Pilates pela afinidade técnica e os resultados do Método, e não se preocupam se possuem afinidade e experiência em gestão de negócios.

Afinal, de nada adianta querer abrir um Studio, se você não possui nenhuma experiência ou afinidade em gestão, e não alcançar o sucesso desejado no negócio.

O ideal é buscar por uma formação na área de gerenciamento e entender muito bem o ramo de atividade em que deseja atuar para planejar todas as etapas da implantação.

Caso não possua o perfil e interesse em buscar esta formação em gestão, a opção é selecionar um profissional para assumir a gestão do Studio, assim você se concentra nas questões técnicas que envolvem o método Pilates.

4) Como enxergo os desafios e os riscos do negócio?

Sabemos que todos os negócios são submetidos a riscos do mercado e que temos altos e baixos até a consolidação da empresa.

Para obtermos o sucesso, devemos encarar os desafios diários como um fator de motivação que propicia o crescimento, mesmo que aconteça algo que tenha prejudicado seu empreendimento, tente manter a calma.

São situações como essas que vão te ajudar a crescer profissionalmente, e não cometer o mesmo erro novamente e sim, aprender com a falha.

5) Como lido com as finanças do meu Studio?

A primeira ação para manter a saúde financeira de qualquer negócio é separar as finanças pessoais dos sócios das finanças da empresa.

Muitos proprietários comprometem os resultados do Studio por não conseguir uma disciplina financeira, e gastam sem nenhum controle e planejamento.

Manter um controle do fluxo de caixa (receitas e despesas) com um planejamento financeiro que guia os passos do espaço, apontando até quando avançar ou recuar nas ações é essencial para a saúde financeira do Studio.

6) Tenho facilidades para tomar decisões e resolver conflitos?

A tomada de decisões é fundamental para o funcionamento da empresa, e os proprietários evitarem a postergação das indecisões e estarem preparados para situações que podem ser positivas ou negativas.

Quem tiver a maior probabilidade de acerto deve usar como critérios a missão, visão e valores da empresa.

O gestor deve estar preparado para encontros e também situações tranquilas ou turbulentas. Por conta disso, é fundamental ter certo “jogo de cintura” para lidar com pessoas de personalidades diversas.

7) Estou preparado para tomar decisões?

A indecisão tem que passar longe do perfil de um empresário.

Caso tome alguma decisão que não tenha sido favorável para a empresa, é importante ter capacidade de reconhecer e seguir em frente sem ressentimentos.

O poder é seu e ninguém pode decidir por você, lembre-se que o sucesso ou consequência dessa decisão também cairá sobre você, por isso, analise bem antes de concordar ou não com alguma proposta.

Conclusão

Não se preocupe em responder todas essas questões imediatamente. É preciso analisar antes de responde-las, isso porque, o sucesso não é algo que se conquiste assim, de uma hora para outra.

Já sabemos que não existe fórmula ou poção mágica para gerenciar seu Studio.

O importante é que você não desanime e mantenha seu objetivo, é normal que um gestor passe por dificuldades no inicio do empreendimento, mas é a partir disso que seu Studio pode crescer e você amadurecer no negócio.

Gostou do artigo? Comente e nos  conte a história do seu Studio, qualquer dúvida também estou a disposição.

Até a próxima!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.