Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A depressão é um problema muito frequente no mundo todo. Esse distúrbio acomete cada vez mais pessoas e é representado por uma tristeza profunda, perda de interesse, falta de ânimo, dentre outros sintomas, como pensamentos suicidas.

Este último, apresenta grande taxa entre os jovens: ele é a quarta causa mais frequente de morte no Brasil.

Dessa maneira, entende-se que o diálogo é uma das maneiras de se abordar pessoas com pensamentos suicidas, para que procurem ajuda profissional e tratamento para o que estão sentindo. E é assim que surgiu o Setembro Amarelo.

O mês foi escolhido para ser campanha de prevenção e conscientização, e por isso reunimos 5 benefícios do Método Pilates para auxiliar no tratamento da depressão.

Setembro Amarelo

A Campanha do Setembro Amarelo nasceu da necessidade em trazer um diálogo para a prevenção do suicídio.

Acredita-se que 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados com a devida ajuda psicológica, sendo a maior parte deles causados por doenças mentais, como a depressão. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscaram ajuda profissional.

Essa é uma campanha muito importante porque dados mostram que 17% dos brasileiros já pensaram seriamente em suicídio e dentre eles, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

O objetivo é conscientizar as pessoas de que o assunto é muito grave, e tira tantas vidas todo ano. É um mês de diálogo, que busca criar conversas sobre o assunto, para que as pessoas que sofrem e que tem pensamentos suicidas saibam que não estão sozinhas nessa luta e que a morte não é a solução!

Mas como surgiu o Setembro Amarelo?

Ele surgiu pela iniciativa do casal Dale Emme e Darlene Emme, porque em 1994 o filho do casal, Mike de apenas 17 anos se suicidou. Mike havia restaurado um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Dessa forma, em seu funeral seus amigos distribuíram 500 fitas amarelas com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”.

A partir deste ponto, muitas pessoas começaram a buscar ajuda e ficaram sabendo da iniciativa da fita amarela. Ela foi então escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles com pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de Setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do Mustang de Mike foi escolhido para representar esse sentimento.

5 Benefícios do Pilates para Depressão

Concluindo…

O Método Pilates pode auxiliar no alívio de alguns sintomas emocionais e psicológicos do paciente acometido pela depressão.

Dessa forma, sua vida pode ir melhorando aos poucos, juntamente com acompanhamento profissional. O Setembro Amarelo é uma campanha muito importante e que todos precisamos ficar por dentro.

A prevenção e conscientização pode ajudar a salvar vidas!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.