Posted in:

O Método Suspensus Aplicado à Bailarinas

Suspensus-Bailarinas---capa

O ballet clássico é considerado uma forma de arte altamente desenvolvida que envolve uma estética corporal específica e técnicas aperfeiçoadas realizadas por bailarinas.

Sua prática atua no desenvolvimento e amadurecimento das condutas psicomotoras como equilíbrio, lateralidade e coordenação, associados a questões espaciais e temporais. (THIESEN, T.; SUMIYA, A. 2011/ ANTÃO, F.V. et. al., 2011).

O ballet é a integração do movimento, do equilíbrio postural e dos aspectos relacionados ao controle postural. Informações sobre o equilíbrio em bailarinas são de grande importância, pois eles são considerados modelos de controle postural.

Um fator importante para o controle do equilíbrio é o tamanho da base de apoio, sendo que os movimentos executados pelas bailarinas na maior parte do tempo acontecem em base pequena, como o equilíbrio “en pointe”.

Na ponta, esse movimento envolve uma grande descarga de peso na ponta dos pés, além de ser mais instável e depender dos ligamentos e músculos para a estabilidade e suporte. (COSTA, FERREIRA, FELICIO, 2012)

Equilíbrio e a Posição de PontaSuspensus-Bailarinas-7

O equilíbrio pode se apresentar de três formas: estático, dinâmico e de recuperação, qual resulta na manutenção do centro de gravidade na área de superfície de apoio.

O corpo humano, para se manter equilibrado em qualquer posição, necessita receber informações sobre sua posição no espaço e no ambiente.

Essas são recebidas através do sistema neural que integra a informação sensorial para conectar a posição e o movimento do corpo no espaço e o sistema musculoesquelético que gera forças para controlar a posição, conhecida como controle postural. (ANTÃO, F.V. et. al., 2011).

O controle postural é importante para compreensão da orientação e equilíbrio postural, e são regulados pelo sistema nervoso central, sendo um desafio para o corpo humano obter uma postura ereta devido à força da gravidade e o tamanho da base de apoio fornecida pelos pés. (COSTA, M.S.S.; FERRIERA, A.S.; FELICIO, L.R. 2013).

Então, como resultado da própria dinâmica do corpo confere pequenas e constantes oscilações, em que o individuo nunca está exatamente estático. (THIESEN, T.; SUMIYA, A. 2011/ ANTÃO, F.V. et. al., 2011).

Tais oscilações podem ser avaliadas através de testes clínicos e assim, detectar possíveis deficiências no centro de oscilação de massa corporal, nas forças e resistências musculares.

Dentre os instrumentos utilizados para fins avaliativos cita-se a estilometria, que se trata de um recurso para quantificação da oscilação corporal, por monitorar o deslocamento do Centro de Pressão (CP).

O exame registra a oscilação contínua do corpo humano com o auxílio de uma plataforma de força, cujos deslocamentos ântero-posterior e médio-lateral são analisados quanto ao Centro de Pressão (CP), tanto na posição ereta estática ou dinâmica. A partir desse registro podem ser calculadas diversas variáveis relacionadas à oscilação postural (FERREIRA et. al., 2010).

Os pés são estruturas essenciais na distribuição das forças de reação, na absorção das pressões e no ajuste postural, sendo um fator determinante para o controle do equilíbrio. (THIESEN, T.; SUMIYA, A. 2011). Quando o corpo está na ponta de um pé, a tensão no arco é aumentada quatro vezes (BANKOFF et. al., 2004).

No ballet os movimentos executados acontecem frequentemente em base pequena, como o equilíbrio em pointe (em ponta), em que implica uma grande descarga de peso na ponta dos pés, necessitando de estabilidade muscular e ligamentar para dar suporte ao movimento. (COSTA, M.S.S.; FERRIERA, A.S.; FELICIO, L.R. 2013).

Método SuspensusSuspensus-Bailarinas-2

Existem vários programas de treinamento para melhora da flexibilidade, equilíbrio e controle postural, mas o que está em maior destaque nos dias de hoje é o método Pilates.

Com o aumento da procura e dos estudos baseados no método, nos últimos 5 anos várias outras metodologias foram desenvolvidas com base em seus ensinamentos, como é o caso do método Suspensus, uma variação do Pilates realizada em suspensão e com equipamentos próprios.

O método Suspensus conta com 5 equipamentos, sendo eles Columpio, Columpio Wall, Lira, Power Balance e Power Cord, os dois últimos exclusivos do método, desenvolvido por Vanessa Alves.

O método não possui contra-indicação e pode ser realizado desde crianças até idosos sendo os maiores benefícios estudados até hoje a melhora da flexibilidade, força e resistência muscular, coordenação motora e equilíbrio. (ALVES, 2015).

Estudo CientíficoSuspensus-Bailarinas-1

Um estudo realizado na cidade de Guarapuava/PR teve como objetivos:

  • Conhecer os benefícios do método Suspensus na melhora da estabilidade e equilíbrio de bailarinas iniciantes na sapatilha de ponta.
  • Investigar a oscilação corporal de bailarinas iniciantes na sapatilha de pontas e comparar os resultados pré e pós atendimento com o método suspensus.
  • Contribuir com as pesquisas relacionadas ao método Suspensus, de Pilates em Suspensão.

Para esse estudo, foram convidadas 6 bailarinas do grupo preparatório de Ballet da academia de danças Rômani, com média de idade de 15,5 anos, que realizam treino na sapatilha de ponta há 1 ano.

As voluntárias foram divididas aleatoriamente em 2 grupos, 3 para o grupo Suspensus (que realizou as sessões de Suspensus) e 3 para o grupo controle (que realizaram apenas avaliação e reavaliação).

Foi realizada uma avaliação de estabilometria para analisar a oscilação corporal durante 30 segundos, logo após as selecionadas para o grupo Suspensus iniciaram as sessões, 10 no total, utilizando columpio, lira, power balance, power cord e airmat, após o término das 10 sessões foi realizada a reavaliação da oscilação corporal.

Ambos os grupos de bailarinas continuaram com as aulas de ballet 3 vezes por semana.

ResultadosSuspensus-Bailarinas-Gráfico

Conforme os gráficos apresentados, o grupo Suspensus teve melhora na estabilização corporal com menores valores de oscilação corporal durante a reavaliação, o contrário aconteceu com o grupo controle, onde todas as bailarinas participantes apresentaram maiores áreas de oscilação em relação a primeira avaliação.

Dicas de Exercícios para BailarinasSuspensus-Bailarinas-5

Todos os exercícios são indicados para bailarinas, porém uma sequência de exercícios deve ser escolhida para cada objetivo, que vai depender dos resultados da avaliação realizada com cada uma delas.

O objetivo dessa pesquisa era melhorar a estabilidade central, por isso os exercícios selecionados foram direcionados para melhora do equilíbrio, esses são alguns dos que foram realizados com o grupo Suspensus.

Inversão total

Suspensus Bailarinas - Inversão Total

Esquadro baixo na lira

Suspensus Bailarinas - Esquadro

Beija flor

Suspensus Bailarinas - Beija-flor

Dragonfly

Suspensus Bailarinas - Dragonfly

Splitz

Suspensus Bailarinas - Splitz

Concluindo…Suspensus-Bailarinas-6

Contudo, podemos concluir que, o programa de Suspensus proposto mostrou-se eficaz na melhora da oscilação corporal das bailarinas, apresentando resultados significativos de diminuição da área de oscilação em comparação com o grupo controle, que apresentou maiores áreas de oscilação durante a reavaliação.

Além desses resultados o método Suspensus também propões vários outros benefícios presentes no método Pilates que também são muito aplicados no treinamento e preparo físico de bailarinas.

Written by Alana Tamisa Leonel

Alana Tamisa Leonel

Graduada em Fisioterapia em 2011, pós Graduada em terapia manual e postural e em neurologia com ênfase em pediatria.
Proprietária da Equilibra Saúde desde 2013, atuando com Pilates, treinamento funcional, Suspensus e fisioterapia convencional.
Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade Guairacá desde 2014.
Atuação com Pilates desde 2012.
Formada em Pilates pela Metacorpus e com vários outros cursos de formação na área, como Balance Pilates, Suspensus, acrobacias livres inseridas nas aulas de Pilates, Pilates solo e acessórios, Neopilates, Core 360º (treinamento funcional), MIT (movimento inteligente) entre outros.
Instrutora de cursos pelo Grupo Voll, ministrando cursos de formação em Suspensus.
Participação em vários Congressos e eventos voltados ao Pilates, como por exemplo Jornada Sul Americana de Pilates e Suspensus Experience.

4 posts

1 Comentário

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *