Posted in:

Suspensus aplicado à Patologias de Coluna

exercicios-para-dor-nas-costas-PILATES-SUSPENSUS

Quais são as patologias mais encontradas nos estúdios de Pilates hoje em dia? Certamente, patologias de coluna disparam na lista.

Em média, seis brasileiros são internados por hora em consequência de dores de coluna. Um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) concluiu que 80% da população mundial tem ou terá dor nas costas em algum momento da vida.

A má postura, o sedentarismo e a obesidade são alguns dos fatores desencadeantes para esses desconfortos.

No protocolo de tratamento pós crise, recomenda-se o reforço da musculatura através de fisioterapia ou diferentes modalidades de exercício físico, como o Pilates.

Como Ajudar o Paciente com Problemas na Coluna?Streching2

Pode parecer besteira para alguns, mas muitos profissionais têm dúvidas na hora de trabalhar com esses pacientes, e acabam fazendo a famosa “receita de bolo”.

Com isso, o tratamento acaba sendo sempre o mesmo e, com o tempo, o paciente vai se cansando de sempre fazer as mesmas coisas, além dos resultados começarem a diminuir.

No Pilates, temos inúmeras possibilidades de exercícios e, mesmo assim, ás vezes pode parecer monótono para o aluno/paciente se não soubermos trabalhar as variações adequadas para cada caso.

E quando falamos dos exercícios em suspensão, ainda existe uma barreira muito grande não só por parte do profissional, que não conhece a metodologia, mas também do aluno que muitas vezes tem medo de fazer um exercício que aparentemente seria contraindicado.

O pré-conceito se dá principalmente pela relação que se tem com acrobacias circenses.

Apesar de utilizarmos de aparelhos considerados diferentes, e muitos exercícios terem uma aparência mais ‘’acrobática’’, o Pilates em suspensão não tem relação com a arte circense propriamente dita.

A Descompressão Vertebral

Atualmente, temos uma nova opção de tratamento não invasivo para as dores nas costas, conhecida como Descompressão Vertebral. Esse tratamento é realizado por um equipamento específico, que gera a tração da coluna vertebral, aliviando as dores causadas por compressões e espasmos musculares.

Os resultados científicos descritos na literatura médica internacional comprovam a eficácia dessa técnica no tratamento dessas patologias.

O Columpio (um dos aparelhos utilizados no Suspensus) é um balanço feito por um tecido de alta resistência e sem nenhuma elasticidade, que nos permite trabalhar a técnica de Descompressão Vertebral, através da tração proporcionada pelo tecido.

Spine-Strech1Por não ter elasticidade em sua composição, diferente do tecido utilizado no circo (tecido acrobático), conseguimos trabalhar diversas posturas, visando o alinhamento postural e descompressão vertebral.

 Além da técnica de descompressão, no Columpio podemos trabalhar o ganho de flexibilidade, força e resistência muscular que é muito exigida para a realização correta das posturas, utilizando os princípios de respiração, controle e fluidez nos movimentos.

Entenda os Passos da EvoluçãoBat3

A nossa função é fazer com que as pessoas entendam o propósito do movimento que está sendo feito. Todo exercício deve ter um ”por que” e “para que”.

Se você entender isso, as possibilidades de exercícios são inúmeras, porém todas com o propósito correto, trazendo em todo tempo benefícios para os praticantes.

Vamos analisar uma pesquisa feita em um Studio de Pilates na cidade de Sorocaba com alunos praticantes do método Suspensus, de ambos os sexos, e com algum tipo de patologia de coluna:

Total de alunos: 40 pessoas.

Escala de dor sendo: 0 nenhuma dor e 10 muita dor.

Estudo feito em um período de 6 semanas.

exercicios-para-dor-nas-costas-PILATES-SUSPENSUS

Os alunos escolhidos foram avaliados aula após aula. Respondiam um questionário para avaliação da dor antes do início da aula e pós o término da aula de Suspensus.

O alívio de dor após a aula de Suspensus é consideravelmente bom. Essa avaliação nos mostrou também que, em um período médio de 6 semanas, as dores diminuíram significativamente, tornando o quadro do paciente/aluno positivo e sem dores.

Concluindo…conclusao

Temos um workshop voltado para a parte clínica.

Porém, como temos a preocupação em oferecer um Método onde você sente segurança em praticar e em ensinar, em nosso curso de formação inicial, já passamos um conhecimento com foco no clínico, com indicações e contraindicações, grupos musculares que estão sendo trabalhados, entre outras informações.

Diga não a exercícios sem propósitos!

Se você está gostando desse assunto e gostaria de dar aulas inovadoras no seu Studio, atrair mais alunos e, consequentemente, aumentar a sua renda mensal, te convido a conhecer o nosso curso presencial de Formação no Método Suspensus!


Clique aqui para descobrir mais sobre o curso, os módulos e conteúdo ensinado. Nessa página também tem as cidades e as datas em que teremos cursos.

>> Quero conhecer o curso Suspensus.

Written by Vanessa Alves

Vanessa Alves

Mentora do método Suspensus. Graduada em Fisioterapia,pós graduada em fisiologia do exercício e prescrição do exercício. certificação mat.Pilates e pilates clínico, certificação internacional em pilates aéreo, ballet clássico pela royal academy of dance london, método integrado mormaii, método five konzept, core, total barre. Desde 2006 trabalha com artes circenses, mas especificamente com acrobacias duo e em grupos. Em 2008 iniciou no aéreo com foco principal em lira e tecido acrobático.

14 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *