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Suspensus para Gestantes: como aplicar o Método

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O período gestacional compreende diversas mudanças corporais. A gestante passa por adaptações fisiológicas e anatômicas que são provocadas por necessidades funcionais e metabólicas.

O abdome protuso desloca os intestinos e entra em contato direto com a parede abdominal devido ao útero que passa de órgão estritamente pélvico, a um órgão abdominal a partir da 12 semana.

Um padrão de marcha alterado, o ganho de peso, e aumento do volume de sangue, deslocam o centro de gravidade. A mulher precisa se inclinar para trás para ter equilíbrio, resultando em aumento progressivo da lordose lombar e rotação da pélvis sobre o fêmur causando um esforço sobre a articulação sacroilíaca e do quadril.

Deslocando o centro de gravidade de volta sobre a pélvis, evitando uma queda para frente. Para manter a linha de visão e também compensar a lordose lombar, inicia-se uma série de modificações posturais.

A estabilidade da gestante é obtida à custa de uma carga aumentada sobre os músculos e os ligamentos da coluna vertebral e essa pode ser uma das razões da dor lombar ser tão comum na gestação.

Importância do Pilates Suspensus para GestantesSuspensus-para-Gestantes-1

Importante falarmos que o aumento da lordose lombar pode ser apenas uma compensação e não necessariamente que ela ganhou uma hiperextensão lombar. Hoje existem estudos que comprovam que não ha um aumento real na curvatura lombar na maioria das gestantes.

Porem sendo um aumento de curvatura real ou uma compensação, ela gera uma alteração postural e dores que devem ser levadas em consideração durante as aulas.

Essas são apenas algumas das alterações decorrentes do período gestacional.

Que o método Pilates é altamente recomendado para gestantes tanto no preparatório como no pós parto a grande maioria das pessoas já sabem.

Porem o que a maioria não sabe é que o Pilates suspenso também é altamente recomendado e pode trazer inúmeros benefícios para o período gestacional quando bem aplicado.

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O fato de estarmos trabalhando com a suspensão faz com que a musculatura estabilizadora do tronco trabalho de forma ativa na maioria dos exercícios.

Questão essa de extrema importância para a gestante que devido as alterações posturais terá que ter mais atenção aos posicionamentos e execução de movimentos , tendo inclusive algumas restrições.

O suspensus para gestantes exige maior atenção e concentração durante a execução dos exercícios. Vamos trabalhar ativamente também a questão do equilíbrio.

Importante darmos ênfase a ativação da musculatura do assoalho pélvico e transverso do abdômen já que o reto abdominal acaba perdendo a função devido ao estiramento da musculatura.

Tudo isso no Pilates suspenso pode ser facilmente trabalhado apenas posicionado a gestante em algum dos equipamentos, que por se tratar de uma base instável gera automaticamente todos esses estímulos.

Além de não estarmos gerando impacto sobre as articulações.

É muito comum alguns profissionais por falta de conhecimento acharem que a aula para gestantes foca apenas alongamento e relaxamentos.

Mas na realidade temos que trabalhar por completo; pensando também no pós parto. Ou seja fortalecendo membros superiores e inferiores, alinhando a coluna e fortalecendo essa musculatura estabilizadora, pensando em toda musculatura pélvica e abdominal.

Claro que também podemos alongar (com muito cuidado já que nesse período temo um aumento da relaxina que age diretamente na estabilidade das articulações).

Benefícios do Pilates Suspensus para GestantesSuspensus-para-Gestantes-3

Vou listar alguns dos principais benefícios de se trabalhar o Pilates suspensus para gestantes:

  • Melhora na Circulação Sanguínea/Redução do Inchaço
  • Fortalecimento da Musculatura Abdominal e Estabilizadora
  • Melhora da Postura Corporal
  • Diminuição das Dores Lombares
  • Melhora no Controle Respiratório e Oxigenação
  • Diminuição das Câimbras
  • Auxilia no Processo do Parto
  • Rápida Recuperação Pós-Parto

Ainda podemos acrescentar melhoras nos níveis hormonais, níveis de tensão e ansiedade, bem como sensação de bem estar e relaxamento muscular. Em muitos casos a inatividade física durante a gestação está relacionada com a depressão pós parto.

Precauções

Porem como toda atividade física devemos ter algumas precauções.

Tomar cuidado com os posicionamentos e montagens de exercícios levando em consideração as alterações anatômicas existentes, verificar sensações da gestante durante os movimentos se esta respirando corretamente, se esta sentindo algum incomodo com os posicionamentos ou durante a execução do movimento.

Extremamente Importante ter o feedback durante a execução dos movimentos para que possa realizar as adaptações necessárias.

Por se tratar de bases instáveis, é muito importante o profissional se manter próximo a gestante durante a realização dos movimentos evitando possíveis compensações e desequilíbrios.

Não realizar movimentos invertidos(de cabeça para baixo), temos inúmeros motivos para não realizar essas posturas com as gestantes, porem um dos principais é o aumento da pressão sanguínea e inversão do fluxo circulatório .

Como eu sempre digo e gosto de repetir, SUSPENSÃO NÃO SIGNIFICA INVERSÃO.

Ou seja posso trabalhar em suspensão com a minha aluna gestante e gerar inúmeros benefícios sem necessariamente inverte-la.

Apesar de ser recomendado durante os 3 trimestres, o mais comum é  gestante aparecer no studio a partir do 2 trimestre, conhecido como o trimestre da disposição.

Afinal já passou a fase dos enjoos iniciais e a gestante se encontra mais disposta além de ainda não ter que lidar com a barriga muito grande o que atrapalha certos posicionamentos.

Exercícios em Suspensão Indicados para Gestantes

1) Ballet Series LateralSuspensus-para-Gestantes---Ballet-Series-Lateral

2) Hill
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3) Preparação da PelveSuspensus-para-Gestantes---Preparação-da-Pelve

4) Relógio PélvicoSuspensus-para-Gestantes---Relógio-Pélvico

Concluindo…

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Written by Vanessa Alves

Vanessa Alves

Mentora do método Suspensus. Graduada em Fisioterapia,pós graduada em fisiologia do exercício e prescrição do exercício. certificação mat.Pilates e pilates clínico, certificação internacional em pilates aéreo, ballet clássico pela royal academy of dance london, método integrado mormaii, método five konzept, core, total barre. Desde 2006 trabalha com artes circenses, mas especificamente com acrobacias duo e em grupos. Em 2008 iniciou no aéreo com foco principal em lira e tecido acrobático.

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