Posted in:

Como inserir o Método Suspensus para Gestantes

Pilates-suspenso-para-gestantes

As mudanças na gravidez se iniciam desde cedo, os hormônios e as emoções estão em constante variação, mas não são só eles os responsáveis pela mudança do corpo da mulher, existem também as alterações nos músculos, articulações e coluna.

É ai que o Suspensus para gestantes entra como suporte para as mulheres, auxiliando tanto no período gestacional como no pós- parto.

O Suspensus é uma vertente do Pilates e surgiu como aprimoramento dos exercícios já conhecidos, só que em suspensão e sua função é de extrema recomendação nessa etapa da vida da mulher, uma vez que não cria impacto as articulações.

Seus benefícios são percebidos diariamente na melhora da respiração, na conexão da mãe com o bebê, no aprimoramento da concentração na hora do parto, inclusive amenizando as dores durante o ciclo de gravidez.

O período mais recomendado para a realização do Suspensus para gestantes é a partir do segundo trimestre, pois ele é conhecido como o trimestre da disposição.

A gestante já não sente mais os enjoos e desconfortos do início e, portanto, está bem-disposta para a prática de exercícios.

E, nesse momento, as aulas de Suspensus para gestantes são muito bem-vindas, pois auxiliam na postura, no fortalecimento da musculatura e auxiliam no cotidiano da gestante que consegue ficar ainda mais  independente.

Primeiro passo: Identificando o estilo de vida da GestanteSuspensus-para-gestantes-3

Se essa aluna já estava praticando exercícios desde o primeiro trimestre, com certeza será ainda mais tranquilo a execução dos movimentos e princípios do Suspensus para gestantes.

Porém, o mais comum é a gestante chegar para no studio a partir desse trimestre, sendo completamente sedentária que não praticava nenhuma atividade física anteriormente.

Nesses casos, os nossos cuidados devem ser ainda maiores, os avanços com os os exercícios devem ser cuidadosos para que não exceda o nível de atividade dela antes da gestação.

Reconhecendo o Suspensus como a melhor opção Suspensus-para-gestantes-2

Com o Suspensus para gestantes conseguimos aumentar ainda mais o trabalho de estabilidade postural, que é de extrema importância para o trabalho de fortalecimento de abdômen, auxiliando no parto e também na recuperação do pós- parto.

 A instabilidade que os equipamentos proporcionam durante a realização dos exercícios obrigam que a gestante esteja mais concentrada nos exercícios, ativando o powerhouse para executá-los de uma forma mais segura.

Em seu studio você também pode combinar suas aulas de Suspensus para gestantes em conjunto com exercícios de Pilates já utilizados e que oferecem resultados, se sobressaindo em relação aos seus concorrentes.

Cuidados Básicos, porém Essenciais no Suspensus para GestantesSuspensus-para-gestantes-1

Devemos tomar alguns cuidados a partir do momento que a barriga começa a crescer e certas posições começam a se tornar desconfortáveis no Suspensus para gestantes, por isso procurar exercícios de baixo impacto e orgânicos são os mais indicados.

Não podemos em hipótese alguma permitir que a aluna fique em alguma posição que ofereça o risco de queda,ou posição invertida, que pode aumentar demasiadamente a pressão sanguínea, nosso objetivo é também desenvolver aulas que ofereçam posições seguras e confortáveis para a futura mamãe.

Outro fator importante e que deve ser levado em consideração é o hormônio Relaxina, que está bastante atuante no corpo da grávida, ele é responsável por modificar e tornar as articulações da gestante mais maleáveis e, por esse motivo, é de extrema importância  evitar alongamentos excessivos e repetições longas.

Um outro benefício interessante para a gravidez proporcionado pelo Suspesus é o alongamento de membros superiores, que está bem presente nos exercícios do método, sendo musculaturas que normalmente se apresentam encurtadas devido às mudanças posturais que ocorrem ao longo da gestação.

Mas como encantar a grávida a realizar o Pilates com regularidade, é sobre isso que iremos falar no próximo item.


Assista Agora: Aulão de Pilates Para Gestantes

Aprenda definitivamente como cuidar de Gestantes no seu Studio!

 


Como envolver a Gestante no SuspensusSuspensus-para-gestantes-4

As aulas do Suspensus para gravidez  podem ser bem dinâmicas e divertidas, o que acabam por distrair essa aluna, que nem sempre está tão disposta e bem humorada para a realização dos exercícios.

O Suspensus permite que possamos trabalhar bastante o fortalecimento e alongamento dos membros inferiores e membros superiores, além da mobilidade de coluna, descompressão vertebral, mobilidade da pelve e estabilização da coluna e cintura escapular.

Devemos também dar bastante ênfase na ativação de assoalho pélvico e também transverso do abdômen, já que a musculatura do reto abdominal perdeu bastante função devido ao seu estiramento.

Oriente que a aluna se concentre nos exercícios de suspensus para grávidas, melhorando seu equilíbrio e concentração, características indispensáveis para um bom desempenho, e que garantem um bem estar satisfatório para a grávida, conquistando cada vez mais sua vontade em querer participar das aulas.

Concluindo…Suspensus-para-gestantes-6

Com os devidos cuidados, conseguimos aproveitar bastante o repertório de exercícios, sempre de uma maneira confortável e prazerosa para a futura mamãe.

Nunca se esqueça de conversar com a aluna sobre a liberação médica para a atividade e só inicie o Suspensus para gestante a partir do momento em que a aluna possuir uma declaração do ginecologista ou obstetra  para confirmar que a saúde dela e do bebe estão em dia.

Entre em contato com o médico da sua aluna, um trabalho em conjunto é sempre mais produtivo e traz segurança para a gestante que vê o envolvimento, preocupação e dedicação do seu professor.

O Suspensus em conjunto com hábitos saudáveis promovem uma gestação mais saudável e descomplicada. Não tenha receio em oferecer o método para gestantes, com os exercícios corretos o resultado é certeiro.

As informações te ajudaram? Me conte nos comentários! Quero saber sua opinião e quem sabe conversar mais sobre este assunto.

Se você está gostando desse assunto e gostaria de dar aulas inovadoras no seu Studio, atrair mais alunos e, consequentemente, aumentar a sua renda mensal, te convido a conhecer o nosso curso presencial de Formação no Método Suspensus!

Clique aqui para descobrir mais sobre o curso, os módulos e conteúdo ensinado. Nessa página também tem as cidades e as datas em que teremos cursos.

Quero conhecer o curso Suspensus.

 


Patrícia de Andrade Valeriano

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde

Integrante do grupo das idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável

Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes na Pilates Avançado

Written by Patricia de Andrade Valeriano

Patricia de Andrade Valeriano

Patricia de Andrade Valeriano é Fisioterapeuta, formada desde 2004. Possui Pós-graduação em Terapia Manual e Postural. Atua com Pilates desde 2007, quando fez a primeira formação em Pilates Clínico e Pilates Aplicado à Saúde da Mulher. Anos mais tarde, fez formação em Pilates Fitness, Pilates Dermato Funcional, Pilates para Grupos e Pilates Avançado. Possui formação internacional em RPG (Sistema Australiano), Reeducação Uroginecológica e Conceito McConnell - Bandagem Funcional. É professora de cursos de formação em Pilates há mais de 4 anos, participou da formação de quase 80 turmas. Todo ano participa de whoskshops relacionados ao Pilates, assim como o Pilates Leader Programme. Atualmente é proprietária da WP Pilates & Saúde (sede São Paulo do Voll Pilates Group) e integrante do grupo das idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável . Desenvolveu o curso de Pilates Aplicado para Gestantes e ministra whorkshops do mesmo tema em eventos como o último Meeting em Pilates e Treinamento Funcional 2014. Recentemente participou da Certificação de Personal Gestante do Programa Mais Vida Gestantes e do curso de atualização de fisioterapia obstétrica da Sabrina Baracho.

19 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *