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Suspensus para Homens: Por que praticar?

Suspensus-para-Homens---CAPA-1

Por mais que alguns conceitos venham sendo quebrados nos últimos tempos, ainda hoje existem muitos preconceitos com relação ao Pilates para homens, apesar do método ter sido criado por um homem, o alemão Joseph Pilates.

A ideia inicial era atender um público predominantemente masculino (em sua maioria soldados) durante a primeira guerra mundial. Por falta de conhecimento da técnica e da historia em si, muitos homens acreditam ser “coisa de mulher” .

Ok, no mundo todo a grande maioria dos praticantes de Pilates é mulher mas no inicio não era assim.

E se eles tem pré conceitos com o Pilates original, imaginem com o suspenso para homens? Tecido? Lira? Nem pensar na opinião de alguns.

Por outro lado, homens adoram ser desafiados, e a suspensão é uma ótima ferramenta para desafiar e exigir algo mais do seu aluno.

Pilates Suspensus para HomensSuspensus-para-Homens-4

O treinamento em suspensão assim como o Pilates convencional pode trazer inúmeros benefícios para os homens.

Basta sabermos a maneira correta de explorar a metodologia focando nas necessidades especificas desse publico e mostrar os resultados.

Por utilizarmos o peso corporal, o Suspensus para homens pode ser muito exigente na questão de força e resistência, ao mesmo tempo em que podemos trabalhar a postura e consciência corporal.

Homens geralmente tem um padrão de encurtamento muscular maior, sendo necessário o trabalho de flexibilidade e mobilidade, para melhorar a sua funcionalidade.

Independente se esse homem é um executivo extremamente atarefado no seu dia a dia e sedentário por falta de tempo, ou se ele é o famoso atleta de final de semana (aquele que só joga futebol com os amigos de fim de semana e jura que já é atleta).

Ou seja realmente um atleta de futebol, luta, tênis, natação etc, todos eles podem se beneficiar com a prática do treinamento de Pilates suspensus para homens.

Seja prevenindo lesões, reabilitando lesões, ganhando condicionamento físico, ou melhorando o seu padrão postural.

Benefícios para os HomensSuspensus-para-Homens-5

Vamos listar alguns dos benefícios do treinamento suspensus para homens.

  • Aumento da Capacidade Respiratória
  • Elimina Dores
  • Previne Lesões/Contusões
  • Auxilia na Recuperação Muscular Sobrecarregada
  • Aumento da Performance Esportiva
  • Aumento de Força e Definição da Musculatura Abdominal
  • Auxilia a Circulação Sanguínea
  • Músculos se Desenvolvem Harmonicamente
  • Aumenta a Flexibilidade e a Amplitude dos Movimentos
  • Corrige a Postura e o Alinhamento do Corpo
  • Melhora da Performance Sexual – pois trabalha com a musculatura pélvica, o que proporciona um maior controle da região.

Como Montar uma Aula de Suspensus para Homens?Suspensus-para-Homens-11

Algumas dicas ao montar aulas para o publico masculino:

1 – Identificar o perfil do seu aluno.

2 – Apresentar os benefícios específicos para ele.

3 – Apresente todas as possibilidades ao seu aluno.

4 – Trabalhe seus pontos fracos, mostrando os resultados a curto prazo.

5 – Escolha um repertorio de exercícios que tenha relação com o perfil do seu aluno não apenas com a sua necessidade clinica, mas com o seu perfil pessoal.

6 – Evite exercícios e posições que possam constranger o seu aluno.

7 – Evite comparações com outros alunos.

8 – Desafie o seu aluno.

9 – Faça ele entender os princípios para utilizar no seu dia a dia, potencializando o resultado.

Depois de todos esses benefícios e dicas, que tal conhecer alguns dos exercícios de Suspensus indicados para o publico masculino?

Exercícios de Pilates Suspensus para Homens

Suspensus-para-Homens - Unrolling Plank

Unrolling Plank

Posicionamento Aparelho: Somente as alças, alças longas abaixo dos joelhos.

Posicionamento Inicial: Aluno de frente para o aparelho com as mãos nas alças longas e em flexão de tronco.

Objetivo:

  • Fortalecimento de Core
  • MMSS
  • Estabilidade
  • Mobilidade

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Suspensus-para-Homens - Variação Air Plank

Variação Air Plank

Posicionamento Aparelho: Balanço na altura do quadril e alças na altura dos joelhos.

Posicionamento Inicial: Aluno em pé no columpio com as mãos nas alças médias.

Objetivo:

  • Fortalecimento de Core
  • MMSS
  • MMII
  • Estabilidade
  • Alinhamento

_______________________________

AGUIA---Suspensus-para-Homens

Águia

Posicionamento Aparelho: Balanço na altura do quadril, alças na altura dos joelhos. Balanço dobrado ao meio.

Posicionamento Inicial: Aluno sentado no balanço, mãos apoiadas nas alças longas, realiza a inversão (Bat s/cadeirinha).

Respiração:

  • Inspira para iniciar expira no movimento.
  • Expiração profunda e prolongada.

Objetivo:

  • Fortalecimento do Core e MMSS
  • Estabilidade
  • Precaução e contra indicação: Patologias de MMSS

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Suspensus-para-Homens - Pulled

Pulled

Posicionamento Aparelho: Balanço na altura do quadril, alças na altura dos joelhos. Balanço dobrado ao meio.

Posicionamento Inicial: Aluno sentado no balanço com os calcanhares apoiados nas alças longas e mãos nas alças medias.

Respiração:

  • Inspira para iniciar expira no movimento.
  • Expiração profunda e prolongada.

Objetivo:

  • Fortalecimento de MMSS e Core
  • Estabilidade
  • Alinhamento
  • Precaução e contra indicação: Patologias de MMSS

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POWER-CORD---Suspensus-para-Homens

Power Cord – Prancha

Posicionamento aparelho: Cord alto com as duas alças de mãos e as duas alças de pés.

Posicionamento inicial: Aluno ajoelhado com os braços segurando as alças de mão em flexão de cotovelo e os pés nas alças de pé.

Respiração: Expiração profunda e prolongada.

Objetivo:

  • Estabilidade
  • Fortalecimento global
  • Alinhamento
  • Mobilidade quadril e joelhos nas variações
  • Precaução e contra indicação: Patologia de MMSS e coluna*

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CHESS-PRESS---Suspensus-para-Homens

Chest Press

Posicionamento aparelho: Cord a media altura.

Posicionamento inicial: Aluno de costas para o aparelho, mãos apoiadas nas alças e calcanhares elevados, posição de prancha.

Respiração:

  • Inspira para iniciar expira no movimento.
  • Expiração profunda e prolongada.

Objetivo:

  • Fortalecimento do Core e MMSS
  • Estabilidade
  • Alinhamento
  • Precaução e contra indicação: Patologia de MMSS
  • Amplitude de movimento coluna

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PULL-SIDE---Suspensus-para-Homens

Pull Side

Posicionamento Aparelho: Cord a media altura

Posicionamento Inicial: Aluno com as mãos apoiadas nas alças e tronco levemente inclinado em posição de prancha

Respiração:

  • Inspira para iniciar expira no movimento.
  • Expiração profunda e prolongada.

Objetivo:

  • Fortalecimento do core e MMSS
  • Estabilidade
  • Mobilidade de coluna
  • Alinhamento
  • Precaução e contra indicação: Patologia de MMSS

 

*TODAS RELACIONADAS ÀS INVERSÕES

Written by Vanessa Alves

Vanessa Alves

Mentora do método Suspensus. Graduada em Fisioterapia,pós graduada em fisiologia do exercício e prescrição do exercício. certificação mat.Pilates e pilates clínico, certificação internacional em pilates aéreo, ballet clássico pela royal academy of dance london, método integrado mormaii, método five konzept, core, total barre. Desde 2006 trabalha com artes circenses, mas especificamente com acrobacias duo e em grupos. Em 2008 iniciou no aéreo com foco principal em lira e tecido acrobático.

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