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Método Suspensus para Alunos da Terceira Idade

Suspesus

Muitas pessoas me perguntam sobre o trabalho do Suspensus com os idosos. É possível trabalhar exercícios suspensos na terceira idade?

Não só é possível, como também extremamente agradável – para o aluno, que tem a oportunidade de realizar algo que jamais se imaginou capaz ou pelo relaxamento proporcionado.

Também motiva o instrutor por poder ver a cada aula a evolução e independência do seu aluno através de uma técnica nova que possibilita ganhos incríveis e aulas mais diversificadas.

Particularmente gosto muito de trabalhar com esse tipo de público, é algo que me realiza, ver a cada aula uma conquista, um sorriso muitas vezes “de criança” estampado no rosto de quem por muito tempo não brincava.

Principais Alterações Anatômicassuspensus para idosos 04

É de fundamental importância conhecer as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento, e saber identificar as síndromes geriátricas para a manutenção da independência do idoso.

  • Ocorrem modificações anatômicas na coluna vertebral, que causam redução na estatura, aproximadamente 1 a 3 cm a cada década.
  • Após os 50 anos, o envelhecimento modifica a atividade celular na medula óssea, ocasionando em perda óssea, que pode levar a fraturas.
  • A cartilagem articular torna-se menos resistente e menos estável. Ocorre diminuição lenta e progressiva da massa muscular, sendo o tecido gradativamente substituído por colágeno e gordura.
  • Há tendência a ganho de peso pelo aumento do tecido adiposo e perda de massa muscular, alem de um sistema endócrino mais lento. A distribuição da gordura corporal se acentua no tronco e menos nos membros. Dessa forma, a gordura abdominal eleva o risco para doenças metabólicas.
  • Devido à sarcopenia e conseqüente perda de força e potencia muscular existe uma redução importante no equilíbrio que pode levar a quedas. Entre os idosos quedas podem representar risco de vida.
  • Em geral, os idosos são mais lentos para responder algumas tarefas cognitivas, e são mais suscetíveis ao rompimento da informação que adultos mais jovens.
  • No campo psicossocial com a diminuição da independência o idoso tende a permanecer em casa, evitando ambientes que possa socializar  que pode levar à depressão.

O que é o Suspensus?

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Se você ainda não leu nenhum dos nossos artigos sobre Suspensus, e ainda não conhece, fique tranquilo que vamos te explicar. O treino consiste na realização de movimento com o corpo suspenso,  por  isso o nome Suspensus.

Como o corpo do idoso  está suspenso seja em partes ou por completo, o peso corporal é utilizado como a principal ferramenta para desafiar-se.

A ideia principal é utilizar a gravidade a favor do treino e realizar movimentos mais desafiadores, que estimulem a resistência corporal, equilíbrio e que, ao mesmo tempo, exijam força e flexibilidade podendo trabalhar todas as partes do corpo.

O método Suspensus conta com 4 aparelhos, sendo eles o Columpio, a Lira, o PowerBalance e o PowerCord. Em todos os aparelhos conseguimos atuar com exercícios para iniciantes, intermediário e avançados, fitness ou clínico.

Os princípios do Método Pilates são sólidos, coerentes e nos trazem resultados.

Atualmente se sabe que a utilização dos princípios respiração e centralização são capazes de aumentar ativação muscular durante exercícios do Método e também de exercícios convencionais, o que favorece o desenvolvimento de força e resistência muscular quando comparado com exercícios sem a utilização desses princípios.

Apesar de se falar muito em moda no mundo fitness, acreditamos que o Pilates nunca será apenas uma moda, pois nos torna dependentes da sua metodologia e princípios – para o nosso próprio bem.

Sendo assim, nós da Suspensus temos como base os princípios do Pilates, acreditando que com uma base fortificada construiremos uma metodologia sólida.

Não concorrente do método, mas sim um aliado, em que a união das técnicas trará ainda mais benefícios aos seus alunos e corresponderá a expectativa gerada.

Exercícios em Suspensãosuspensus-para-idosos-03

Agora que já sabemos o que é Suspensus, levando em consideração todas essas alterações anatômicas e fisiológicas, é de extrema importância mantermos a  independência e qualidade de vida do nosso aluno da terceira idade.

Os exercícios em suspensão são uma excelente forma de se trabalhar muitas das necessidades do idoso e, ao mesmo tempo, melhorar sua autoestima.

Benefícios

Vou listar abaixo alguns dos benefícios proporcionados pelos exercícios suspensos na terceira idade:

  • Melhora as condições musculares (força e resistência)
  • Melhora das condições articulares (mobilidade).
  • Melhora a flexibilidade.
  • Previne e melhora as condições cardiorrespiratórias e a circulação periférica.
  • Melhora a postura
  • Melhora a coordenação motora e o equilíbrio.
  • Desenvolve a autoconfiança, a autoimagem e a socialização (quando os exercícios são feitos em grupo)
  • Mantém e promovem a independência

O exercício suspenso trabalha muito com a concentração, coordenação e equilíbrio, o que exige maior atenção do aluno, e ainda alia com a memória.

É a partir desses movimentos que podemos tratar e reabilitar idosos que sofrem tanto com problemas de coordenação motora como de depressão, já que com as aulas, o aluno desenvolve sua própria independência e volta a realizar tarefas que, antes, pareciam impossíveis, alem de modificar o ambiente comum, conviver com pessoas diferentes e ter a oportunidade de sentir-se ativo novamente.

Precauções

Apesar de todos esses benefícios, devemos ter algumas precauções ao se trabalhar com idosos, como, por exemplo:

  1. Tomar cuidado com os movimentos de equilíbrio unilaterais, posicionamentos iniciais e finais de cada movimento.
  2. Muito importante também o feedback do aluno durante a execução o movimentos. Evite utilizar muitas correções, tenha cuidado para nao frustar seu aluno. Procure o equilíbrio entre feedback positivo e negativo.
  3. É essencial o uso das dicas táteis, estar por perto para que o idoso se sinta seguro durante a execução dos movimentos.
  4. Sempre respeitar os limites individuais de cada um, sem pular etapas, é importante que o aluno sinta-se capaz de realizar a aula e incluído na turma.
  5. Selecionar as variações de acordo com a real necessidade de cada um, realizando as adaptações para que o aluno consiga realizar o movimento caso necessário.
  6. Realize uma boa anamnese inicial e procure direcionar a aula para a manutenção e ganhos que possam ser sentidos na vida diária do aluno.

Tendo isso em mente, você conseguira trabalhar de maneira segura e eficaz, e poderá ter uma nova ferramenta de trabalho muito poderosa e divertida, que trará de volta a independência e principalmente a sensação de realização para o seu aluno.

Concluindo…suspensus-para-idosos-02

Segurança sempre em primeiro lugar, mas a diversão também não pode faltar.

Às vezes achamos que, por já não serem tão jovens, devemos limita-los a certos padrões, mas, na verdade, é exatamente o oposto: a vida e as condições físicas já são limitantes o bastante, podendo trazer até mesmo uma depressão por conta da falta de independência gerada pela idade.

Nosso papel como profissional é trazer de volta essa independência e a qualidade de vida e, melhor ainda, se ela vier acompanhada de um momento de realização e desafio pessoal com muitas risadas e segurança.

O que não podemos esquecer é de sempre mostrar segurança para o seu idoso, para que ele se sinta protegido e saiba que o instrutor está ali para ajuda-lo quando necessário.

Para a realização do Suspensus, assim como no Pilates, é necessário antes de começar a aulas marcar uma avaliação completa do aluno.

Espero que tenha gostado do artigo. Se tiver alguma dúvida ou se já utiliza os exercícios em suspensão com seus alunos, não esqueça de comentar e compartilhar suas experiências conosco!

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Written by Vanessa Alves

Vanessa Alves

Mentora do método Suspensus. Graduada em Fisioterapia,pós graduada em fisiologia do exercício e prescrição do exercício. certificação mat.Pilates e pilates clínico, certificação internacional em pilates aéreo, ballet clássico pela royal academy of dance london, método integrado mormaii, método five konzept, core, total barre. Desde 2006 trabalha com artes circenses, mas especificamente com acrobacias duo e em grupos. Em 2008 iniciou no aéreo com foco principal em lira e tecido acrobático.

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