Posted in:

Suspensus: Pilates para crianças – diversão e tratamento

Pilates-para-crianças-5

Neste artigo iremos tratar sobre o Pilates para crianças pois todos sabemos que há uma diferença enorme entre o modo de vida das crianças de hoje para as da geração anterior. As nossas crianças hoje vivem em um ambiente acelerado e competitivo, onde são impostas inúmeras atividades e responsabilidades que não existiam na geração anterior.

Começando pelas brincadeiras. Em grande parte das brincadeiras preferidas entre os pequenos desta geração, não se brinca utilizando o corpo e suas capacidades físicas. Antigamente, até mesmo para as brincadeiras era necessário um certo esforço físico. Subir em árvores, brincar de esconde-esconde, jogar futebol, correr em carrinho de rolimã, queimada, enfim… atividade física era algo ambientado na rotina do menor.

Hoje em dia, para a maioria, a diversão é dentro de casa. Ou seja: na televisão, computador, videogame, tablets e celulares – e a impressão que passa é que as crianças já nascem sabendo como utilizar os aparelhos e que sem eles não sabem viver sem.

A prática de carregar mochilas pesadas, a postura relaxada em frente à TV ou ao computador e mesmo a quantidade excessiva de atividades extracurriculares são fatores que contribuem para que as crianças adquiram os chamados maus hábitos e tenham um ritmo de vida muito exigente para a sua idade – e, com isso, acabam perdendo a postura e a saúde em plena fase de crescimento – uma das etapas mais importantes da vida – e tudo isso pode ser consertado com o Pilates para crianças.

Os desvios posturais e a saúde da criança

Pilates-para-crianças

A maioria das alterações posturais tem sua origem na infância, uma vez que as crianças se encontram em período de acomodação das estruturas anatômicas do seu corpo. Entre os 7 aos 12 anos de idade, começam a surgir adaptações funcionais, já que a mobilidade é extrema e a postura se adapta às atividades desenvolvidas.

Há inúmeros artigos e estudos que comprovam os benefícios da prática de exercícios físicos para crianças. Independente da faixa etária, crianças não devem ficar paradas por períodos prolongados, a não ser que estejam dormindo.

A grande parte dos desvios posturais na criança em crescimento é classificado como “desvio de desenvolvimento” e, quando esses desvios se tornam habituais, podem resultar em alterações posturais patológicas, como a hipercifose, a hiperlordose, escoliose e a má postura permanente.

O método Suspensus é uma excelente ferramenta para trabalhar com o público infantil. Afinal, já sabemos os benefícios do Pilates para crianças, e sabemos que o método Suspensus pode ser uma excelente forma de abordar o lúdico e mexer com a criatividade da criança enquanto se aplica o método criado por Joseph Pilates.

Ainda está na dúvida quanto a isto? Vamos ver o tópico a seguir.

 

Pilates Suspensus para kids

Pilates-para-crianças-2

Durante o Suspensus aplicado à crianças, os exercícios são aplicados de forma lúdica, como uma brincadeira, com o objetivo de conquistar os pequenos à pratica do método e, assim, corrigir não só os maus hábitos posturais.

Além de conseguirmos trabalhar a questão postural, trabalhamos muito com outras questões necessárias para as crianças de hoje, como a coordenação motora, o equilíbrio, a percepção espacial, o fortalecimento da musculatura estabilizadora e claro…. a diversão.

O lúdico está muito presente no método, com seus equipamentos coloridos, exercícios dinâmicos e diferentes, que trazem de volta o ato de brincar às crianças. É o famoso ditado do “aprender brincando”.

Para quem já tentou trabalhar com Pilates para crianças com Método convencional, sabe o quanto é difícil ensinar alguns dos princípios aos pequenos.

‏Como ensinar uma criança a respirar corretamente? Como fazer ela se concentrar no que esta fazendo? Muitas vezes, o ambiente de uma aula convencional pode se tornar monótono e muito sério para a criança.

No Suspensus é como se fosse um parque de diversões pronto para ser explorado, onde aflora a curiosidade da criança sobre as possibilidades.

Por mais sedentária que seja a criança, ou por mais que ela não tenha o costume de brincar, a alma dela ainda é de criança e, quando bem explorada, pode abrir um mar de possibilidades.

É o famoso instinto humano. Todos gostam e precisam de um desafio de vez em quando. Isso, quando usado da maneira correta, pode trazer diversos benefícios para o público infantil.

O principal objetivo desta prática é: explorar suas capacidades físicas, gerar gosto pela atividade física e ainda trabalhar a questão postural e o ganho de coordenação motora, de forma que ela nem perceba o que esta acontecendo, fazendo com que tudo seja muito dinâmico e divertido.

Alguns dos benefícios do Pilates para crianças:

  • Melhora o desenvolvimento motor
  • Melhora a aquisição de habilidades de motricidade fina
  • Melhora o alinhamento postural
  • Gera consciência postural
  • Melhora a concentração
  • Promove o crescimento
  • Constrói ossos e músculos fortes
  • Mantém e desenvolve a flexibilidade
  • Promove a manutenção do peso adequado
  • Previne a obesidade infantil
  • Reduz o sedentarismo
  • Desenvolve a autoestima, autoconfiança, ajudando-o a interagir com outras crianças
  • Melhora sistema cardiocirculatório

 ‏Mas atenção: temos que tomar cuidado com a explicação dos movimentos, para que a criança entenda o que esta sendo pedido e execute conforme o solicitado. Uma boa dica é usar uma linguagem mais simples, com mais dicas táteis e verbais. É muito importante criar um ambiente onde a criança se sinta parte dele.

 ‏

E qual a idade ideal para começar o Suspensus?

A partir dos 5 anos o pequeno já tem entendimento suficiente para começar a praticar o Pilates para crianças, e já sabe diferenciar brincadeira de realidade, competição, desafio. Além de já conseguir responder a estímulos e saber o momento em que estaremos brincando do momento em que terá que prestar atenção.

Concluindo…

Pilates-para-crianças-3

É importante ressaltarmos que as crianças têm necessidades diferentes e resistência diferente também. Por isso, cada exercício deve ser pensado de forma individual para não sobrecarregar a criança.

A aula dever ser leve e sem sobrecarga, porém o mais puxada possível no ritmo da criança. Ou seja, faça com que eles gastem energia durante a aula, afinal, eles precisam descarregar toda energia acumulada em algum lugar.

Lembre-se que tudo deve ser uma grande brincadeira, onde ela irá se divertir, brincar, se exercitar e, no final das contas, sem perceber, terá adquirido todos os benefícios que já citamos acima.‏

E aí, vamos unir o útil ao agradável?‏

Me conte os seus métodos para utilizar o Pilates – e o Suspensus para as crianças! Estarei esperando seu comentário. Até a próxima!

Se você está gostando desse assunto e gostaria de dar aulas inovadoras no seu Studio, atrair mais alunos e, consequentemente, aumentar a sua renda mensal, te convido a conhecer o nosso curso presencial de Formação no Método Suspensus!


Clique aqui para descobrir mais sobre o curso, os módulos e conteúdo ensinado. Nessa página também tem as cidades e as datas em que teremos cursos.

>> Quero conhecer o curso Suspensus.

Written by Vanessa Alves

Vanessa Alves

Mentora do método Suspensus. Graduada em Fisioterapia,pós graduada em fisiologia do exercício e prescrição do exercício. certificação mat.Pilates e pilates clínico, certificação internacional em pilates aéreo, ballet clássico pela royal academy of dance london, método integrado mormaii, método five konzept, core, total barre. Desde 2006 trabalha com artes circenses, mas especificamente com acrobacias duo e em grupos. Em 2008 iniciou no aéreo com foco principal em lira e tecido acrobático.

12 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *