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Suspensus x Pilates Tradicional: entendendo os exercícios

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A SUSPENSUS é uma metodologia que traz os exercícios tradicionais de Pilates nos equipamentos em Suspensão parcial ou total.  É desafiador realizar todos eles, pois requer um maior controle, força, flexibilidade e muito equilíbrio para que não haja compensações. Apresentarei alguns exercícios conhecidos por todos nós, e que também são realizados na SUSPENSUS.

Columpio

 Back Board x Leg Pull

Exercícios que trabalham com o mesmo objetivo de fortalecimento global, estabilidade pélvica e tronco e alongamento de MMSS e MMII da perna de movimento. O pano proporciona uma maior estabilização facilitando o movimento

 

Streching x Spine Strech

Exercícios semelhantes com foco na mobilidade de coluna, alongamento de cadeia posterior de tronco e MMII. Realizar o exercício sobre o tecido impossibilita que o aluno/paciente realize flexão de joelhos, muito comum no solo. Como também e instabilidade do pano dificulta o exercício.

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Lira

 Teaser x Teaser (Mat)

Exercícios que trabalham o mesmo objetivo com foco na ativação do core, crescimento axial e controle de tronco juntamente com a força e alongamento de MMII. O apoio da Lira e o movimento dificulta mais ainda o exercício.

Airplane x Swan Dive

Exercícios semelhantes que trabalham ativação do Core, estabilidade de tronco, alinhamento nêutron e fortalecimento de Coluna vertebral. Podemos realizar variações mantendo a isometria ou movimentos pequenos isotônicos para extensão.

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Power Cord

 Star x Prancha Lateral

Exercícios com foco na estabilização escapular, trabalho isométrico homolateral ao chão podendo evoluir com movimento dos membros contralateral ao solo. O Cord permite movimentos de força de braço com alongamento de MI, juntamente com Rotação de tronco.

 Hamistring Curl x Ponte (Mat com acessórios)

Exercícios com foco no Fortalecimento dos isquiostibiais, glúteos, tríceps braquial e estabilidade pélvica. O Cord proporciona maior desafio na estabilização e também podemos realizar variações de movimentos com os MMII.

 

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Power Balance

 Monkey x Monkey (CADILLAC)

Exercícios com foco no alongamento posterior de tronco e MMII, fortalecimento dos abdominais e mobilidade de coluna vertebral. Quando realizamos no Balance, exige maior força de MMSS e flexibilidade.

Pulled x Pulled (CADILLAC)

Exercícios com foco no fortalecimento de MMSS. Podendo ser realizado na posição Supino ou Prona de antebraço. Podemos realizar variações com as pernas em extensão, como também manter a isometria de braços ou exercícios isotônicos.

 

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Written by Radhija Mussi

Radhija Mussi

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Nove de Julho, Pós-Graduada em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo.
Possui formação internacional pela Stott Pilates completa, incluindo Intensive Mat Pilates, Intensive Refomer, Intensive Cadillac/Chair/Barrel, Advanced Mat, Advanced Reformer e Advanced Cadillac/Chair/Barrel. Possui a Formação Clássica em Pilates através do Sandro Alves ( formado com Lolita San Miguel ).

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