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Como utilizar o treinamento funcional dentro de Studio de Pilates?

Como utilizar o treinamento funcional dentro de Studio de Pilates?
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O Método Pilates oferece diversos benefícios, e é um mercado cada vez mais em alta, pois é muito procurado por pessoas que querem desenvolver equilíbrio corporal e necessitam de uma reabilitação, dentre outras opções. Mas você já utilizou o treinamento funcional junto com o Pilates para seus alunos? Se não, sabia que isso pode ser uma maneira de se diferenciar no mercado?

O Pilates deve ser utilizado para melhorar a funcionalidade do aluno, buscando sempre proporcionar o condicionamento postural, por meio de um trabalho neuromuscular, além do equilíbrio e a consciência corporal. E como o treinamento funcional pode ajudar?

O Treinamento Funcional

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Esse tipo de treinamento, é considerado uma técnica contemporânea. Criado nos USA, chegou ao Brasil apenas na década de 90. Essa técnica consiste na transferência de exercícios para as atividades de vida diária do seu aluno.O treinamento funcional utiliza equipamentos de fácil logística ou simplesmente o próprio corpo, fugindo dos tradicionais treinamentos de força e resistência muscular.

Além de oferecer vários benefícios, como o aumento da propriocepção, da força, da resistência muscular, da melhora da flexibilidade, da coordenação motora, do equilíbrio e do condicionamento cardiovascular. Para o aluno ser submetido a técnica é necessária uma avaliação física (se preferir avaliação MIT movimento inteligente).

A técnica funcional é baseada na estimulação do corpo humano para que sejam melhoradas todas as qualidades do sistema musculoesquelético quanto seus sistemas independentes. Melhora todas as capacidades e sistemas com o sucesso de sua aplicação na reabilitação, o conceito passou a ser utilizado no desenvolvimento de programas para a melhora do desempenho atlético e do condicionamento físico para minimizar possíveis lesões.

Os movimentos funcionais são padrão de recrutamento motor universais, sendo realizado em uma onda de contração, desde o centro até a extremidade, além de serem movimentos compostos, ou seja, abrangem múltiplas articulações. Eles são movimentos locomotores naturais, eficazes e eficientes do organismo e de objetivos extremos.

O treinamento funcional inserido no Pilates cresce a cada dia. Treinar funcionalidade para as atividades de vida diária e para as atividades da vida profissional é de grande importância para evitar desequilíbrios, disfunções e lesões.

Quais os benefícios de aliar o treinamento funcional e o Pilates?

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Por se tratar de um treinamento funcional, a realização em um contexto variado de métodos, tem como objetivo tornar o corpo mais inteligente, produzindo movimentos precisos e eficientes.

O maior objetivo das aulas de Pilates, associadas ao treinamento funcional, é individualizar a orientação dos exercícios por meio de avaliação cinesiológica-funcional e postural, levando em consideração as atividades da vida diária e profissional do paciente.

Aliar essa técnica ao método traz diversos benefícios aos seus alunos, isso porque é uma ótima maneira de prevenir as lesões e ao mesmo tempo aumentar o desempenho e levar o aluno ao resultado esperado por ele ao começar a prática de Pilates.

Outro benefício que a junção das técnicas traz é o grande repertório de exercícios que você pode oferecer e faz com que você possa diferenciar bastante suas aulas. Além disso você já tem os recursos necessários para a pratica desses movimentos funcionais pois eles são feitos nos próprios aparelhos de Pilates.

O maior benefício para seus alunos é a prevenção de lesões e o aumento do desempenho deles. Esse treinamento aborda diversas articulações, como tornozelo, joelho, quadril, lombar, torácica, escapula, glenoumeural.  Além de trabalhar a mobilidade do tornozelo, do quadril e na torácica, e consequentemente evitar a dor no joelho, na coluna, no ombro ou na cervical.

Como aliar o treinamento funcional ao Pilates?

Depois de entender os benefícios que o treinamento funcional pode proporcionar aos seus alunos, agora é hora de saber como aplicar. É importante que o instrutor esteja ciente dos objetivos e necessidade de cada um, isso será feito por meio da avaliação já citada. Sendo assim cabe a você professor a saber para onde e como direcionar suas aulas.

Abaixo segue algumas dicas de exercícios para reproduzir em suas aulas.

Mobilidade de tornozelo

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Estabilidade do joelho

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Mobilidade de quadril

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Estabilidade de lombar

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Mobilidade de torácica

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Estabilidade escapular

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Mobilidade glenomeural

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Há também alguns padrões de movimento no treinamento funcional que podem ser aplicados aos aparelhos de Pilates, são eles: empurrar, puxar, agachar, afundo, quadril dominante, girar, movimentos combinados.

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Exemplo dos citados, temos o afundo adaptado ao Pilates

Lembrando que para adicionar carga ao qualquer que seja o exercício é importante que ele seja primeiramente executado da melhor forma possível sem a carga.

Conclusão

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Como dito é importante que esses treinamentos sejam aliados para poder gerar melhores resultados a seus alunos, além de desenvolver uma aula dinâmica que atraia alunos e pode diferenciar o Studio de Pilates no mercado atual.

Agora é com você instrutor, utilize essa técnica em suas aulas e perceba os resultados. Espero que essa matéria tenha sido construtiva e que possa auxiliar no seu Studio. Se você já usa a técnica, espero que tenha contribuído para variar os exercícios e aulas.

E não se esqueça de contar nos comentários como é a experiência de vocês com o treinamento funcional aliado ao Pilates!

Written by Keyner Luiz

Keyner Luiz

Fisioterapeuta formado pela UNISANTA, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício (CEFE), Especialista em Acupuntura (CEATA), Especialista em Quiropraxia (Instituto Physion).

Possui Formação em Mat Pilates, Pilates Studio, Pilates Fisioterapêutico, Pilates Original Clássico, Pilates Avançado Aplicado a Coluna Vertebral, Pilates Aplicado a reabilitação músculo-esquelética, Pilates Avançado na Atuação do Instrutor em Studio, Power Pilates e Pilates Aplicado ao Treinamento Funcional.

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1 Comentário

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  1. Como jб foi dito anteriormente, o treinamento funcional explora nгo somente os mъsculos, mas tambйm os movimentos, este ъltimo, com maior enfoque, para que a produзгo de movimento pelo indivнduo seja de forma eficiente.

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