Posted in:

12º Livro Coletânea Pilates 2018: Pilates nas Patologias Neurológicas

Neste 12º livro da Coletânea Pilates, iremos tratar do Pilates para Patologias Neurológicas e como ele pode ser uma atividade utilizada para a reabilitação destas disfunções.

As patologias neurológicas são irreversíveis e algumas até progressivas. Porém podemos beneficiar esses pacientes, ajudando-o a melhorar sua força muscular, no alongamento muscular, no alinhamento corporal, no equilíbrio estático e dinâmico, na capacidade pulmonar, entre outros benefícios.

Quer saber quais benefícios o Pilates pode garantir aos seus alunos com Patologias Neurológicas? Continue lendo esse texto para você descobrir mais!

Pilates nas Patologias Neurológicas

Sabemos que cada patologia neurológica acarreta alguma alteração específica e que os acometidos pode apresentar os mais diferentes sintomas.

Mesmo assim, o que todas as patologias citadas tem em comum, além de serem problemas neurológicos é que todas apresentam em maior ou menor incidência, alterações motoras e cognitivas como:

  • Distúrbios de movimento;
  • Alterações no equilíbrio;
  • Fraqueza muscular;
  • Déficit de atenção.

Tal método vem se mostrado benéfico para melhora desses inúmeros fatores. Iniciando pela utilização do princípio da concentração, o paciente se encontra necessitando dessa correlação, mente/corpo ao realizar os exercícios.

Com isso, a melhora tanto cognitiva, quanto motora acaba acontecendo.

12° Livro da Coletânea Pilates

O último livro da edição 2018 da Coletânea Pilates, foi lançado em dezembro com o tema Pilates nas Patologias Neurológicas.

Nesta edição, a fisioterapeuta Karla Seleme fornece informações claras e objetivas sobre o funcionamento normal do corpo humano assim como suas particularidades quando alguém apresenta alguma alteração neurológica.

Nele, ela aborda principalmente 4 (quatro) patologias: Acidente Vascular Encefálico (AVE); Doença de Parkinson (DP); Doença de Alzheimer (DA); e Esclerose Múltipla (EM). As polineuropatias também tem uma atenção especial neste livreto.

São estabelecidas interações entre os temas, comparação entre os métodos de avaliação, tratamento e patologias, explanando sobre pormenores neurológicos e expondo tendências, ideias e soluções que o método Pilates pode proporcionar para esta população.

Além de, claro, associar os benefícios que o método pode alcançar com este grupo e como utilizá-lo da melhor maneira possível.

Sobre a autora

Karla Vergaças Seleme é fisioterapeuta, graduada pela PUC-PR. Formação completa em pilates pela Espaço Vida Pilates e MAT e IR pela Pilates Studiofit ( STOTT Pilates).

Especialista em Fisioterapia Neurofuncional, pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Possui formação pelo Conceito BoBath Adulto; Balance; iniciação em Kabat, treinamento suspenso, treinamento funcional. Professora de curdo de formação em pilates pela Espaço Vida Pilates

Sobre a Coletânea Pilates

Coletânea Pilates é um produto exclusivo que foi desenvolvido pelo Grupo VOLL. Ela consiste em uma coleção de livros colecionáveis escritos pelos maiores especialistas do Pilates no país.

Além disso, a Coletânea de Livros Pilates é a única revista impressa de Pilates completamente dedicada aos profissionais no Brasil.

O profissional que adquiri este produto, recebe em sua casa ou em seu Studio de Pilates um livro por mês durante 12 meses até formar sua coleção completa, onde a cada um desses recebidos, será um impresso diferente, com finalidades inéditas.

A Coletânea Pilates do Grupo VOLL, foi criada principalmente com o intuito de aumentar o conhecimento, além de garantir a facilidade de estudo daqueles que se interessam pelo Método. E, por ser impresso, pode ser carregado para qualquer lugar.

Para quem gosta de estudar, ter o livro na mão também ajuda. Assim é possível fazer marcações, anotações e marcar a página onde as informações que os interessam se encontram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *