O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, acontece quando os vasos que levam o sangue para o cérebro se rompem ou entopem, provocando paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.
Geralmente, o acidente vascular cerebral afeta um hemisfério do cérebro, mas os sintomas aparecem do lado contrário da lesão, pois a maioria dos nervos atravessam para o outro lado do corpo. Entretanto, se a lesão for no tronco cerebral, pode aparecer do mesmo lado.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma a cada seis pessoas terá a doença. Além disso, no Brasil, a cada cinco minutos uma pessoa falece em decorrência do AVC, sendo ele a primeira doença que mais causa incapacidade no mundo.
Neste artigo, vamos abordar os tipos de AVC e entender como o Pilates é excelente para pacientes que têm a doença. Boa leitura!
Tipos de Acidente Vascular Cerebral
Existem dois tipos principais de acidente vascular cerebral, são eles:
Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico
Ocorre quando há rompimento de vaso e hemorragia, que pode acontecer dentro do tecido cerebral. Ele acontece em 15% dos casos, mas causa morte com mais frequência.
Acidente Vascular Cerebral Isquêmico
Ocorre quando há obstrução de um vaso, por um trombo ou êmbolo, impedindo a passagem de sangue para o cérebro, e ocorre em cerca de 85% dos casos.
Há ainda o Ataque Isquêmico Transitório, que é um sinal de alerta que o corpo dá e há uma breve interrupção no fornecimento de sangue para uma parte do cérebro, sendo restabelecido rapidamente. O tecido cerebral não morre, não há perda de função.
Como identificar?
Nosso corpo nos dá alguns sinais que nos ajudam a identificar se alguma pessoa está tendo um acidente vascular cerebral, são eles:
- Fraqueza ou formigamento em um lado da face, braços e pernas;
- Confusão mental;
- Dificuldade na fala e compreensão;
- Alteração na visão;
- Alteração da coordenação, equilíbrio e na marcha;
- Dor de cabeça súbita, sem causa aparente.
O diagnóstico é realizado através de exames de imagem que permitem localizar a área cerebral afetada, sendo a Tomografia Computadorizada a mais usada no diagnóstico.
Fatores de risco
Os fatores de risco para ocorrência de um AVC são:
- Diabetes do tipo 2;
- Hipertensão arterial;
- Colesterol alto;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Uso excessivo de álcool;
- Drogas;
- Sedentarismo;
- Idade avançada.
Pilates no tratamento do Acidente Vascular Cerebral
O Pilates pode ajudar muitas pessoas a superar suas deficiências, já que os exercícios estimulam áreas afetadas do cérebro para aprender a executar funções que haviam sido danificadas. Os exercícios devem ser realizados de acordo com a capacidade e respeitando os limites de cada paciente, realizando adaptações para a realização do exercício.
Os objetivos do tratamento com o Pilates são recuperar o máximo possível da capacidade funcional para a realização das atividades da vida diária, contribuir com o condicionamento físico e a marcha, e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com AVC.
O Pilates proporciona fortalecimento e controle muscular, ajuda a aumentar a amplitude de movimento, a coordenação motora, a postura, além da consciência corporal e equilíbrio físico.
Conclusão
O acidente vascular cerebral é uma das doenças mais incapacitantes em todo o mundo e suas sequelas podem ser permanentes ou não. O tratamento adequado pode melhorar a qualidade de vida desses pacientes, devolvendo a funcionalidade do corpo, e nesse sentido, o Pilates é um ótimo aliado.