Posted in:

Você conhece o Pilates Laboral? Saiba todos os Benefícios no Ambiente de Trabalho!

Você conhece o Pilates Laboral? Saiba todos os Benefícios no Ambiente de Trabalho!
Gostou? Avalie!

Criado por Joseph Pilates os exercícios do método têm uma visão holística do indivíduo, por isso requer a ativação e coordenação de vários grupos musculares ao mesmo tempo.

A técnica do Pilates possui muitas variações de exercícios, pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam alguma patologia ou cirurgia musculoesquelética onde a reabilitação é necessária, e também por esportistas que visam melhorar seu desempenho na prática de atividades.

Diferente do que muitos pensam, a Ginástica Laboral não precisa ser restrita aos exercícios tradicionais.

Ela pode associar inúmeras técnicas, e entre as técnicas mais recentemente inseridas, encontramos o Pilates, às vezes chamado de Pilates Laboral.

Pilates Laboral

Os exercícios no solo são realizados em diferentes posições (supino, prono, decúbito lateral, quadrúpede, sentado, ajoelhado ou em pé), evitando sempre o impacto ou a pressão sobre os músculos e articulações, por meio do equilíbrio entre a contração muscular concêntrica e excêntrica.

Os acessórios utilizados na prática do solo permitem simular movimentos funcionais, facilitam ou desafiam o trabalho dinâmico em uma postura correta com o objetivo de trabalhar o equilíbrio e propriocepção.

Também podem ser realizados em grupo com objetivo de trabalhar a Contrologia e flexibilidade, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas, o que acarreta em uma melhor qualidade de vida.

Normalmente, os funcionários permanecem cerca de 5 a 7 horas por dia sentados em suas poltronas ou até mesmo em pé.

Uma pesquisa realizada na universidade de Missouri, nos EUA, garante que 10 minutos de alongamentos e atividades físicas são capazes de restaurar a saúde vascular de cada indivíduo, melhorando sua disposição no trabalho.

A seguir vou exemplificar alguns exercícios que podemos realizar no Pilates Laboral. Vamos lá?

1) Alongamento da Panturrilha

  • Com as mãos sobre a cadeira incline o corpo para frente e mova o quadril também para a frente, fazendo a perna de trás esticar-se mais.
  • Sinta o alongamento na panturrilha da perna de trás e segure por a 30 segundos.

2) Alongamento MMSS (Membros Superiores)

  • Apoie as mãos no encosto da cadeira, flexione levemente os joelhos, estenda os braços e pressione lentamente o tronco para baixo.
  • Por 15 a 30 segundos.

3) Alongamento de Quadríceps e Quadril

  • Em pé, flexione o joelho, segurando o tornozelo com as mãos.
  • Tente aproximar ao máximo o calcanhar das nádegas.
  • Mantenha por 15 a 30 segundos a posição.

4) Alongamento para MMII – Membro Inferior na Cadeira

Joelhos e Tornozelos

  • Sentado na ponta da cadeira com um dos joelhos estendidos e ponta do pé apontada para cima, segurando na ponta dos pés e puxando-os para cima.
  • Em ambas as pernas associe com a respiração e mantenha o controle postural sempre.

Quando estiver faltando de 10 a 12 minutos para o fim do expediente, o Pilates Laboral entra em ação. Ele tem o objetivo de suavizar o ritmo de trabalho, reduzindo o estresse e aliviando tensões.

Para finalizar os exercícios pode ser feita uma massagem, e meditação sempre associada à respiração. A ginástica laboral de relaxamento tem o poder de reduzir o estresse, ajudando nos relacionamentos, amenizando até mesmo desentendimentos de trabalho e familiares.

Isso porque após essa ginástica, o funcionário consegue ter uma relação social mais amigável e tranquila.

De forma simples e rápida, o Pilates Laboral pode melhorar consideravelmente a saúde, a produtividade e a disposição de seus funcionários, e também a imagem de sua empresa, além de reduzir os custos com licenças e afastamentos por doenças ocupacionais.

Benefícios do Pilates Laboral

  • Alivia o Estresse
  • Diminui o Sedentarismo
  • Aumenta o Ânimo para o Trabalho
  • Promove a Saúde e Maior Consciência Corporal
  • Aumenta a Integração Social
  • Melhora o Desempenho Profissional
  • Diminui as Tensões acumuladas no Trabalho
  • Previne Lesões e Doenças por Traumas Acumulativos
    • LER (Lesões por Esforços Repetitivos)
    • DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)
  • Diminui a Fadiga Visual, Corporal e Mental por meio das pausas para os Exercícios

Para a saúde do trabalhador, a prática do Pilates Laboral melhora também sua condição física e psicológica.

Ele favorece a integração entre os funcionários, melhorando a participação e produção em equipe, contribui para maior produtividade, diminui os índices de absenteísmo originados por afastamentos por lesões ou acidentes de trabalho.

Além disso corrige alguns vícios posturais e reduz os problemas relacionados à Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, doenças mais comuns em ambientes de trabalho.

Entre os praticantes nota-se uma redução de tensões e da fadiga muscular. Além de bem estar corporal e mental, alívio de ponto de tensões, melhora concentração, da postura e da disposição na execução do trabalho.

Como funciona o Pilates Laboral no Ambiente de Trabalho

Usando 15 minutos de intervalo, podemos iniciar o Pilates Laboral trabalhando os músculos do complexo abdominal para sustentar nossa postura.

Permitimos ainda que os ombros relaxem, que o pescoço e a cabeça possam se mover livremente e, dessa forma, aliviamos a tensão sobre os quadris, pernas e pés, reduzindo as frequentes dores nessas regiões durante o trabalho.

Os exercícios são realizados de forma suave e lenta.

Além disso, por meio do controle do centro corporal, que é responsável pela estabilização do tronco por meio da força da musculatura abdominal, se torna possível fortalecer a coluna gerando benefícios e evitando futuras lesões.

Concluindo…

O Pilates Laboral se caracteriza por não ser de alta intensidade e não exigir um grande esforço físico, pois deve ocorrer durante um curto período de tempo. Dessa forma ele não atrapalha, não provoca nenhum tipo de cansaço e nem sobrecarrega o trabalhador.

Grandes empresas oferecem aulas de Pilates Laboral antes do expediente, ou fazem parcerias com Studios especializados para oferecer descontos, garantindo assim a saúde física e mental de sua equipe.

Cada vez mais as empresas vêm se conscientizando sobre a importância de investir no bem-estar dos seus funcionários, afinal, isso diminui cada vez mais os afastamentos por doenças (físicas e psicológicas) e garante uma maior produtividade.

Aos poucos, as empresas acabaram mudando suas prioridades, não se restringindo apenas aos aspectos de produção, mas sim em manter a boa qualidade de vida de seus funcionários.

E você, já aplicou o Pilates Laboral alguma vez?

Written by Paulo Caetano

Paulo Caetano

Fisioterapeuta pós graduado em Traumato Ortopedia com ênfase em Pilates e Terapia Manual. Fisioterapeuta domiciliar, curso de ventilação mecânica, curso de técnicas e recursos em fisioterapia respiratória, curso de fisioterapia respiratória e ministrante do mini-curso: Pilates para Todos.

5 posts

1 Comentário

Deixe um Comentário
  1. Oi..boa noite… eu atuo com Studio Pilates Laboral a 5 anos. É maravilhoso o envolvimento dos colaboradores com a prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *