Posted in:

Prevenção de Lesões Esportivas a partir do Método Pilates

Como surgem as lesões esportivas?

Atualmente, sabe-se que a prática regular de atividade física é essencial para a nossa saúde. Um viés das práticas esportivas, é o aparecimento de algumas lesões como bursites, tendinites, hérnias de disco entre outras.

E você deve estar se perguntando como isto ocorre. Na verdade, é um conjunto de fatores. O primeiro deles são atividades realizadas sem a supervisão de um profissional capacitado.

Em locais com um grande público e poucos instrutores, fica mais fácil de se realizar um exercício de forma incorreta e não ser percebido.

Outro fator é se utilizar uma carga acima daquela que o cliente tolera, sem uma avaliação detalhada prévia, dessa forma realizar exercícios físicos sem atenção à possíveis desequilíbrios posturais pode ser bastante perigoso.

A soma destes fatores, a longo prazo, resulta em lesões.

E a Prevenção de Lesões Esportivas?Lesões-Esportivas-4

A prevenção de lesões esportivas ocorre a partir do momento em que se individualiza os atendimentos.

É necessário avaliar a força muscular, flexibilidade, postura estática e dinâmica, lesões já existentes e até mesmo alterações posturais que podem resultar em lesões futuras.

É importante também considerar a idade, peso, ocupação profissional e o motivo que levou o cliente a escolher determinado esporte, seja por indicação médica ou hobbie, influência dos amigos e familiares etc. A partir destas informações, o profissional irá traçar o plano de tratamento preventivo.

Como o Pilates pode contribuir para a Prevenção de Lesões Esportivas?

O atendimento personalizado no Método Pilates permite que o profissional consiga trabalhar os pontos a serem melhorados de forma precisa.

Por exemplo, se identificamos um encurtamento dos músculos isquiossurais em um atleta de futebol, já podemos prever uma lesão do tipo distensão.

Assim, podemos utilizar alongamentos para esta musculatura e utilizando o princípio das cadeias musculares, vamos analisar o motivo deste encurtamento e atuar de forma efetivamente preventiva.

A literatura aponta como vantagens do Método Pilates: estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, o alongamento e o alinhamento postura, o que melhora os níveis de consciência corporal e a coordenação motora, que auxiliam na prevenção de lesões esportivas.

Outro ponto relevante está relacionado ao core, ou powerhouse, outro princípio do Pilates, que significa a contração da musculatura abdominal, eretora da coluna e estabilizadores pélvicos.

Em qualquer modalidade desportiva seja com membros superiores, membros inferiores, com o treino o atleta diminui a força concentrada no seguimento para atacar uma bola, por exemplo, e concentra essa força no abdômen que junto com a expiração, potencializa a força do ataque, diminuindo a sobrecarga na articulação exigida e protegendo a coluna de movimentos desnecessários.

Como montar os Exercícios?Lesões-Esportivas-1

Os exercícios são executados em pé, sentado, ou deitado e incluem fortalecimento dos membros superiores e inferiores, exercícios de flexibilidade, coordenação, equilíbrio, sendo todos associados à respiração, uma vez que funciona como um facilitador de estabilização e mobilização da coluna vertebral.

Além disso, para que exista uma maior transferência dos ganhos de estabilidade, força e flexibilidades das aulas de Pilates é necessário que se selecione exercícios que sejam o mais parecidos possíveis com a prática esportiva.

Ou seja, se o atleta é de natação o ideal é realizar exercícios em decúbitos. No caso de jogadores de futebol ou vôlei exercícios em pé que simulem os movimentos do jogo são os ideais.

Na prática clínica, percebemos que sessões com ênfase em exercícios abdominais tem maior efeito preventivo, independente do tipo de lesão, isso ocorre por que grande parte dos músculos de membro superior tem origem ou inserção em componentes do tronco, como nas vértebras e costelas.

Nos membros inferiores os grandes músculos se originam na região pélvica que está intimamente ligada aos músculos abdominais, responsáveis também por sua estabilização.

Concluindo…Prevenção-de-Lesões-2

O Método Pilates é importante na prevenção de lesões esportivas no meio desportivo de alto rendimento.

Pode ser praticado em atletas de todas as modalidades esportivas; os exercícios são realizados de acordo com as necessidades do atleta, que passarão por uma avaliação feita por um profissional da área.

Dentre os benefícios do Pilates é possível destacar que os exercícios influenciam de forma significativa no desenvolvimento da flexibilidade, estabilização da coluna, aumento da força muscular.

Assim como na economia de movimento, desde que sendo praticado regularmente, sob orientação e obedecendo sempre aos princípios e individualidade de cada atleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *