Abrir seu Studio de Pilates demanda investimento, tempo e expectativas. Planejamento e organização são obrigatórios. Mas após você estar com tudo montado é que surge o maior desafio: como encontrar os clientes?
Sim, em um primeiro momento seu paciente será seu cliente. Ele terá interesse no seu preço, no ambiente de atendimento, na localização e naquilo que você pode oferecer como profissional, ou seja, tudo que você pode oferecer. Após isso, ele virará seu paciente.
Nesse momento o instrutor irá trabalhar com diagnóstico, objetivos e a prescrição de condutas na rotina. Com isso, o vínculo será criado e a fidelização daquele indivíduo será natural.
Então como você pode chegar a esse cliente? Vamos analisar as possibilidades das quais eu utilizo na minha rotina de consultório para abrir novos alunos ao seu novo Studio de Pilates? Boa leitura!
10 dicas para abrir seu Studio de Pilates
1. Familiares e amigos
Todo mundo já começou um dia, não é mesmo? Seus primeiros pacientes serão sua família e amigos. E não há nada de errado nisso.
É através deles que se inicia uma rede de clientes pela indicação e visibilidade que eles proporcionaram. Abrir seu Studio e atender seus familiares e amigos pode ser uma ótima maneira de começar.
2. Boca a boca
Não adianta, essa sempre será a sua maior propaganda. Cliente satisfeito é aquele que vai te divulgar de forma gratuita e do modo mais sincero possível.
Quem confia no seu trabalho sempre indicará seu atendimento para o seu círculo social e será muito comum você abrir seu Studio e atender um horário em que os alunos são da mesma família ou amigos. Acredite, faz muita diferença!
3. Parcerias
Você nunca irá trabalhar sozinho. Busque sempre parceiros que tenham a ver com a sua área de atuação e agreguem valor ao tratamento do seu aluno.
Nem sempre os Studios têm profissionais de outras áreas que trabalham no mesmo ambiente.
Exemplifico: diversas clínicas possuem nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e dentistas. Então você naturalmente já é visto naquele espaço pelos frequentadores do local.
Se esse não for seu caso, corra atrás! Ortopedistas, profissionais da Educação Física e outros profissionais estão por todos os lugares esperando também por uma parceria. Por que não abrir seu Studio e estabelecer uma parceria?
4. Redes sociais
Nos dias atuais é o local onde muitos tratamentos conseguem visibilidade. Logicamente isso é benéfico, mas aqui quero pontuar algumas questões. Não me considero uma especialista nas redes – longe disso. Portanto, vou dar meu relato como empreendedora.
Você tem que ter bem definido seu objetivo na web, pois algumas vezes os números não querem dizer sucesso para atingir clientes.
Para trabalhar com Pilates você precisa do seu aluno de forma presencial, então seu objetivo será tentar captar pacientes na sua cidade (considere até mesmo região/bairro dependendo do tamanho da sua localidade).
Portanto, nesse caso, seu foco tem que ser a captação do cliente próximo e não o alcance em número de seguidores. Abra seu Studio e crie uma estratégia eficaz nas redes sociais para atrair clientes locais.
5. Tenha um diferencial
Existem centenas de Studio de Pilates inspirados por aí – não seja apenas mais um.
Escolha algo que te diferencie dos outros. Seja sua localização, seu modo de atendimento ou seu preço. Algo que se fosse você na busca por um espaço de Pilates chamaria sua atenção e faria você querer ficar.
Ao abrir seu Studio, destaque esse diferencial em sua estratégia de marketing.
6. Não esqueça dos alunos que possui
É muito comum acontecer de, na busca por novos alunos, os instrutores acabam deixando de lado os pacientes já assíduos da clínica.
Além de ser um erro como profissional, pois cada paciente é único e merece sua total dedicação ao seu caso, é um erro de planejamento – lembre-se do item anterior que cada paciente é um potencial indicador de novos clientes.
Além disso, o Método Pilates fideliza muito facilmente o indivíduo e evita o desgaste da busca constante de novos pacientes – que acaba por tirar seu foco de outros detalhes importantes da sua rotina profissional. Ao abrir seu Studio, valorize e mantenha seus alunos existentes.
7. Tenha metas
Você melhor do que ninguém sabe o quanto seu espaço supera em número de clientes e de quantos atendimentos por dia você consegue realizar (um adendo muito importante: dê sempre preferência à qualidade de atendimento, não a quantidade).
Ao atingir a meta estabelecida, dê uma pausa, observe seu ambiente e veja se você está conseguindo alcançar seus objetivos de tratamento dos pacientes e sua realização profissional.
Se algo a mais ainda for possível, restabeleça essas metas e siga em frente – sempre com responsabilidade! Ao abrir seu Studio, defina metas claras para o crescimento do negócio.
8. Mantenha-se atualizado
Internet é sim um grande aliado na busca por novos pacientes. Os buscadores são uma ferramenta de um alcance enorme, em que você pode ser encontrado facilmente e até mesmo sem investimento financeiro.
Adicione imagens/vídeos, atualize seu horário de funcionamento e localização.
As estimativas dos seus alunos são sempre bem-vindas! Ao abrir seu Studio, aproveite as ferramentas online para aumentar sua visibilidade e atualizar constantemente as informações relevantes.
9. Converse com as pessoas ao seu redor
Observe sempre o que o outro tem a dizer. Passamos tantas horas do nosso dia dentro da clínica que acabamos não percebendo como as coisas acontecem ao nosso redor.
Escute as sugestões de melhorias que o público apresenta e absorva aquilo que você julgue necessário e bote na prática. Na rotina da semana você vai perceber que sempre serão necessárias melhorias e manutenções – sim, acontecem muitos imprevistos.
10. Converse com outros profissionais
Você não deve enxergar um especialista que atua na mesma área que a sua como apenas um concorrente. Experiências estão aí para serem trocadas,
É natural sentir medo ao abrir seu Studio de Pilates, mas isso não deve te impedir de tentar. Desafios no dia a dia irão surgir, mas você perceberá que com o tempo eles irão diminuir. Trabalhe sempre com a sua verdade que os resultados naturalmente virão.
Estude, busque e seja seu maior incentivador: ninguém melhor do que você para te fazer melhor!
Conclusão
Abrir um Studio de Pilates pode ser uma jornada empolgante e recompensadora. É essencial ter uma visão clara pelo Método, além de ser um compromisso com a excelência para criar um ambiente acolhedor e inspirador.
Oferecer uma variedade de aulas e serviços personalizados, além de construir relações sólidas com os clientes, ajudar a estabelecer seu Studio como um destino preferido para aqueles que buscam melhorar sua saúde e bem-estar.
Com dedicação, conhecimento técnico e uma abordagem centrada no cliente, você estará bem encaminhado para abrir um Studio de Pilates bem sucedido e proporcionar uma experiência transformadora para seus alunos.
Uma boa alternativa para você que deseja abrir seu Studio de Pilates, pode ser abrir uma franquia, pois além de conseguir uma estabilidade maior, o custo inicial pode ser menor que montar um Studio do zero.
E se déssemos o direcionamento assertivo na hora de abrir seu Studio de Pilates do zero? O Grupo VOLL atua há 14 anos no mercado e é a maior empresa do segmento na América Latina.
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