Não importa se você é uma instrutora de Pilates recém-formada ou se já tem experiência na área, o marketing local é uma estratégia fundamental para que você tenha sucesso na profissão e consiga se destacar no mercado de trabalho.
Por muito tempo, e arrisco dizer que ainda nos dias de hoje, o instrutor de Pilates buscava formação apenas na parte técnica, relacionada à sequência de exercícios, elaboração de aula e raciocínio clínico.
É óbvio que dominar a técnica é indispensável para um instrutor de Pilates, mas saber apenas isso se torna insuficiente para todos aqueles que desejam sair da grande média de instrutores comuns que acabam vivendo uma realidade de agenda vazia, instabilidade financeira, insatisfação com o salário e a invisibilidade digital.
Para todos aqueles que querem ser instrutores de alta performance, o marketing local se torna uma ferramenta base.
Eu costumo ensinar para meus alunos que o instrutor de alta performance precisa dominar uma tríade: Marketing, Gestão e Técnica.
Se você sabe fazer o marketing local mas não é bom na técnica, pode até atrair muitos clientes, porém eles não terão resultados e logo deixarão o Studio. Se você sabe técnica, mas não sabe fazer trabalhar com ela e como vender seus atendimentos, acabará não tendo pacientes para atender.
E por fim, mesmo tendo os dois itens, sem uma boa gestão, dificilmente vai crescer profissionalmente.
Esses pilares da tríade são interdependentes e, justamente por isso, saem na frente aqueles que destinam um tempo para aprender cada um deles.
Como provavelmente você já sabe muito sobre a técnica do Método Pilates vamos, nesse texto, conversar mais sobre o marketing local? Boa leitura!
O que é marketing local?
O marketing local é uma estratégia de divulgação do Studio focada em atingir clientes que moram, trabalham ou circulam próximos à localização do espaço. Esse tipo de trabalho é uma ótima alternativa para pessoas que vendem objetos físicos e também para prestadores de serviço, que é o nosso caso.
Através do marketing local você faz com que seu Studio seja conhecido na sua região. Muitas vezes, as instrutoras reclamam que não tem clientes, porém nem o padeiro que trabalha na esquina sabe que tipo de serviço tem naquele espaço.
É necessário aproveitar a proximidade dos clientes para se destacar entre os concorrentes e aumentar sua cartela de clientes.
4 dicas de como utilizar o marketing local
O marketing local, como já dito, é aquele onde o público é escolhido pela localização, ou seja, não são inseridas pessoas que não vivem ou trabalham na sua região. Muitas vezes, mesmo passando todos dias pelas mesmas ruas, muitos consumidores não prestam tanta atenção assim às lojas e Studios
Essa estratégia é muito eficiente pois atrai pessoas mais propensas a fechar com você, fazendo ter mais resultados, seja com estratégias digitais ou off-line.
O marketing local pode ser realizado através da entrega de panfletos ou convites de forma individualizada em casas e estabelecimentos de sua região e também através das redes sociais e tráfego pago (impulsionamento de postagens).
Para conseguir utilizar essa estratégia você precisa:
1. Conhecer bem o seu público
Para que toda e qualquer estratégia de marketing funcione é necessário conhecer bem o público que deseja atrair, só assim é possível criar outras maneiras que sejam atrativas e efetivas. É sempre bom lembrar que quem tenta falar com todo mundo acaba não falando com ninguém.
Por exemplo, se você quer falar com idosos, precisa saber quais são os meios de se comunicar com eles. Se eles estão na internet ou se teria mais resultados com panfletos.
Da mesma forma os adolescentes, se eles estão no TikTok ou no Instagram, por exemplo, e quais seriam os títulos e conteúdos que os fariam desejar o Pilates.
2. Criar um perfil no Google meu negócio
Esse é um serviço que funciona por geolocalização, é totalmente gratuito e fácil de utilizar.
Criando esse perfil, seu Studio poderá ser mostrado como resposta em pesquisas sobre Pilates.
3. Criar parcerias com médicos e empresas que estão próximas a você
Tem várias pessoas que estão com Studios em prédios comerciais ou centros de cidades, aproveitem o fluxo de pessoas para divulgar o seu trabalho e conseguir alguns clientes.
4. Esteja presente nas redes sociais e use o tráfego pago
Use as redes sociais a seu favor. Eu costumo dizer que o Instagram é o novo cartão de visitas, sendo assim, crie conteúdos estratégicos. Se quiser uma ajuda nisso, dê uma olhada no meu instagram. Use hashtags locais e deixe seu perfil pronto para receber mais pessoas.
A importância de utilizar o marketing local para atrair o público
Já ouvi várias vezes de instrutoras que é difícil atrair clientes quando existem muitos Studios disputando o mesmo público de uma região, mas isso não é um problema para quem domina as estratégias de captação de clientes.
Aqueles Studio e profissionais que sabem construir um bom branding, entendem que nem sempre os clientes estão buscando pelo mais barato e sim pelo que gera mais resultado.
Sendo assim, qual melhor estratégia para fazer o cliente perceber o seu espaço como a melhor opção?
Sem dúvida, a chave da diferenciação é o resultado de um bom trabalho. Aplicar o marketing local é o que vai definir se seu Studio caminhará entre aqueles bem-sucedidos ou não.
Conclusão
Embora não seja tão comum vermos instrutores interessados em aprender sobre o marketing local, é ele que trará mais profissionalismo na gestão e crescimento para os Studios de Pilates.
Aqueles que aprenderem a aplicá-lo serão os profissionais que se tornarão referência no mercado e estarão prontos para surfarem na onda das novas formas de consumo.