Junte-se a mais de 200.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Na tentativa de tirar as crianças da frente das telas, reduzir as queixas de dores e desenvolver o hábito de brincar e se exercitar, o Pilates Kids têm sido cada vez mais procurados nos Studios por pais preocupados com a saúde de seus filhos. 

Como já mostrei anteriormente aqui no Blog, são diversos benefícios proporcionados para crianças através do Pilates. O Método é uma excelente atividade física para ser introduzida ao público infantil, pois as crianças possui a oportunidade de experimentar e desenvolver movimentos que estimulam o corpo e mente de forma integrada.

Contudo, exige que nós, instrutores, estejamos preparados para atendê-los, pois as aulas não são iguais aos dos adultos. Além de eficazes, as sessões precisam ser harmoniosas, divertidas e, principalmente, seguras!

Por isso, nesta matéria, listamos 5 cuidados em Pilates Kids que você estar atento durante a realização das aulas. Continue lendo e confira quais são!

5 cuidados em Pilates Kids 

1. Não seja autoritário no atendimento

Muitos instrutores confundem o atendimento de crianças com o atendimento de adultos. Diferentemente do habitual, o público infantil é muito mais disperso, portanto, necessita que o profissional seja mais maleável. 

 As aulas de Pilates Kids exige do instrutor um linguajar mais lúdico, expressões desafiadoras e de liderança constante. 

E lembre-se, nosso objetivo dentro do atendimento é alcançar um ritmo agradável e divertido durante os exercícios. Não trate a criança como um adulto! Possivelmente ela viverá com você as primeiras experiências e descobertas de vida em diversas fases de sua evolução no Método!

2. Tenha sensibilidade

Assim como os adultos desenvolvem-se através das suas experiências de vida, as crianças evoluem por intermédio de brincadeiras e invenções.

Entretanto, as crianças passam por um processo de novas experiências e para elas, esse processo de estabilidade emocional não é algo tão simples. Por isso, tenha sensibilidade! 

O instrutor que atua com Pilates Kids precisa ter sensibilidade para compreender essa fase e tomar todos os cuidados possíveis para desenvolver um atendimento harmonioso.

Essa é uma responsabilidade muito prazerosa, pois nesse conceito estamos lidando não só com a aplicabilidade de exercícios e resultados, mas também com a formação de caráter de um ser.

 

3. Evite o uso de muitos materiais

É fundamental que o profissional tenha total controle dos materiais utilizados durante a aula, a fim de evitar possíveis quedas, qualquer tipo de frustrações e até mesmo, danos nos equipamentos e acessórios. 

Quando não há o domínio dos materiais funcionais, as faixas elásticas podem virar estilingue, as bolas um artifício para acertar outras crianças (em caso de aulas em grupos) e exercícios realizados incorretamente em cima da fitball pode ocasionar em acidentes. 

 

4. Utilize figuras associativas

Como mencionei anteriormente, as aulas de Pilates Kids precisam de comandos mais lúdicos, assim, associar super-heróis, princesas, animais e movimentos esportivos é uma ótima estratégia. 

As figuras associativas fazem com que a criança relacione à alguma herança de movimento e torne o momento da aula mais divertido e prazeroso. 

 

5. Evite aulas extensas

As crianças se dispersam com muita facilidade, por isso, se possível, tente adaptar para aulas mais curtas. Com certeza, será muito mais agradável!

Mantenha média de 30 à 50 minutos para atendimentos personalizados e em pequenos grupos. 

Em grandes equipes, como em escolas por exemplo, esse tempo pode se estender, contudo irá exigir que você desenvolva exercícios ainda mais lúdicos, principalmente durante o aquecimento.. 

Conclusão

Associar o Método Pilates como uma atividade física regular na vida das criança será grandioso para seu desenvolvimento motor e crescimento saudável.

Mas, é importante ressaltar que, para lidar com esse novo nicho o instrutor precisa ter alguns cuidados em Pilates Kids durante as aulas.  

As crianças exigem muita atenção, criatividade e segurança durante a realização das atividades, pois isso, é fundamental o conhecimento teórico e prático para garantir bons resultados. 

E aí, gostou das dicas? Quer saber como preparar uma aula e quais outros cuidados em Pilates Kids que são fundamentais? Então clique aqui e acesse gratuitamente um livro digital (e-book)!