Esquematizar aulas de Pilates de forma eficiente é essencial para promover o condicionamento físico e cardiovascular de cada aluno, respeitando suas limitações e necessidades individuais.
É fundamental considerar desajustes biomecânicos funcionais causados, ou não, por patologias reumáticas, neuropáticas, degenerativas ou variações anatômicas congênitas, que podem interferir no desempenho inicial e na evolução dos alunos.
A seguir, veremos o passo a passo de como esquematizar aulas de Pilates de modo que as tornem únicas e eficazes. Boa leitura!
Passo a passo para esquematizar aulas de Pilates
Passo 1: pré-Pilates
O pré-Pilates é o aquecimento do corpo em relação à série de exercícios que será prescrita durante a aula. Ele estimula a circulação sanguínea, mobiliza articulações e promove uma ativação inicial do abdômen. Esse momento inicial sinaliza ao corpo que a atividade física está por vir, despertando o aluno para o treino com maior consciência corporal.
Passo 2: prescrição de exercícios
1. Defina objetivos
Ao esquematizar aulas de Pilates, tenha objetivos definidos, pense em como deseja que seus alunos estejam ao final da aula. Aquele aluno que está num período de reabilitação, ou que chegou com muita dor, que está exausto ou deseja melhorar a performance pessoal para o exercício, como ele deve estar ao final da sua aula?
2. Avalie o nível de alunos
Considere o nível do aluno. Ele está no nível básico, intermediário ou avançado? Um aluno básico, por exemplo, pode obter melhor desempenho ao realizar footwork no Reformer em vez da Chair.
Esses dois tópicos ajudam a esquematizar aulas de Pilates de forma eficiente e personalizada, garantindo que o planejamento atenda às necessidades físicas e emocionais de cada aluno.
Passo 3: varie e inove ao esquematizar aulas de Pilates
Se perceber que o aluno está desmotivado, varie os exercícios e explique seus benefícios. Promova o autoconhecimento e a autorresponsabilidade, reforçando a importância de cada movimento. Além disso, mantenha-se atualizado sobre novos repertórios e técnicas do Pilates.
Ao esquematizar aulas de Pilates, é interessante que você observe, pesquise, se aprimore e busque conhecer novos repertórios sobre exercícios. Lembre-se de sempre exigir a ativação do core (músculos abdominais, glúteos e pélvicos), crescimento axial e boa respiração, para evitar lesões e melhorar a performance.
Passo 4: modalidades e cronogramas
Modalidades de Pilates
O Pilates pode ser adaptado para diferentes formatos, como:
- Solo ou MAT;
- Aéreo;
- Suspenso;
- Acrobático;
- Ballet;
- Clássico;
- Aquático;
- Funcional;
- Circuitos.
Algumas formas criativas de variar as aulas incluem:
- Pilates sentado ou na cadeira;
- Uso de bolas;
- Exercícios em pé;
- Rodízio de aparelhos;
- Aulas em dupla;
- Graduação de níveis e desafios.
Uma outra forma de trabalhar a prescrição de exercícios pode ser fazendo cronogramas de aulas, de modo mensal ou semanal, oferecendo a cada semana um cronograma diferente. Segue abaixo um exemplo, considerando o tempo de uma aula de 50 minutos.
Janeiro
- 1ª Semana: 30 minutos de MAT em decúbito, restante no equipamento;
- 2ª Semana: Pré-Pilates (15 min) + aparelhos;
- 3ª Semana: Exercícios posturais + circuito de aparelhos;
- 4ª Semana: Pré-Pilates (15 min) + abdominais.
Fevereiro
- 1ª Semana: Exercícios posturais + circuito de aparelhos;
- 2ª Semana: Pré-Pilates (15 min) + MMSS;
- 3ª Semana: Circuito funcional;
- 4ª Semana: Pré-Pilates (15 min) + MMSS.
Março
- 1ª Semana: Pilates clássico + Pilates contemporâneo;
- 2ª Semana: Pré-Pilates (15 min) + abdominais;
- 3ª Semana: Exercícios em Barrel + Cadillac;
- 4ª Semana: Exercícios posturais + circuito de aparelhos.
A chave é esquematizar aulas de Pilates que respeitem o limite do aluno e sigam os princípios do Método: precisão, fluidez, concentração, controle, respiração e centralização.
Passo 5: ambiente e materiais
Ao esquematizar aulas de Pilates cuide do ambiente, seja em Studio, em atendimento clínico, espaços terapêuticos, residência do paciente ou em ambiente virtual.
Mesmo que não esteja presente, certifique-se de que o paciente se sinta envolvido pela terapia, peça ao mesmo para escolher um cômodo da casa que se sinta mais à vontade e com amplo espaço para se movimentar.
Seu ambiente também deve representar o Pilates, se decorado com quadros, plantas e frases que remetam ao Método pode colaborar bastante.
Quanto ao espaço de atendimento físico, certifique-se de que este ambiente proporciona um acolhimento ao seu aluno, invista em aromaterapia, em climatização na temperatura ideal para todos e em uma boa receptividade no local.
Analise previamente os materiais e acessórios que são necessários para a sua aula e deixe próximo aos seus alunos.
Passo 6: finalização da aula
A finalização deve ser direcionada a desacelerar o corpo, mas o ideal é que nunca diminua a condição do músculo no qual o tônus aumentou, evitando, por exemplo, a cadeira de massagem ao final da atividade física.
Antes mesmo de finalizar a aula, você pode propor alguns minutos de alongamentos e exercícios de mobilidade e propriocepção. Pode ser um momento para você deixar uma mensagem reflexiva ou entusiasmada aos seus alunos e desacelerar-los por meio da otimização respiratória.
Conclusão
Esquematizar aulas de Pilates é uma arte que exige atenção aos princípios do Método, ao alinhamento postural, à ativação do core, e ao equilíbrio entre alongamento, mobilidade e força. Para os instrutores, isso significa planejar cada detalhe com dedicação, respeitando as necessidades e limitações dos alunos.
Inove, observe e estude para trazer sempre o melhor a cada aula. Assim, você garantirá uma experiência transformadora para seus alunos e promoverá resultados duradouros.
Referências Bibliográficas
https://pilatesvilamada.com.br/post-pilates/como-planejar-uma-boa-aula-de-pilates/
https://yali.com.br/como-montar-uma-aula-de-pilates-incrivel-aprenda-o-passo-a-passo/
https://revistapilates.com.br/dicas-para-planejar-suas-aulas-de-pilates/