Lesões musculares são um problema comum e quase cotidiano na vida dos atletas e esportistas, e o Pilates é uma ferramenta extremamente eficaz para reabilitação e prevenção deste problema.
As lesões musculares, em geral, se produzem normalmente pelo acelerar ou desacelerar, já que são os momentos onde as estruturas sarcoméricas são submetidas a mais tensão.
Para evitar essas lesões, é preciso se atentar à vários fatores: flexibilidade muscular, resistência, controle de movimento e força excêntrica.
Durante o warm-up, ou preparação para o movimento, deve-se colocar ênfase na elasticidade e no controle do movimento – seja por controle verbal, demonstração ou auxílio do movimento do aluno.
Nas sessões complementares, além dessas duas variáveis, deve-se trabalhar a força excêntrica e flexibilidade plástica. Este último aumenta o comprimento do músculo (flexibilidade), ao contrário de elasticidade/resistência, que melhora o alongamento muscular.
A força excêntrica também é essencial não só na prevenção, mas também na reabilitação de lesões. Durante esse tipo de ativação, se produzem duas forças na mesma direção, mas com sentido oposto – o que vai gerar alta tensão no tecido conjuntivo cicatricial, rearranjando suas fibras.
O Pilates para lesões musculares é essencial quando se trata de reabilitação.
Recomendamos ativações excêntricas com alta carga e baixa velocidade para reabilitação, e alta velocidade e baixa carga para prevenção.
Queria saber como posso comprar separadamente cada livro da coletânea para tratar de patologias