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Você conhece o que necessita sobre marketing para Studio de Pilates? Essa é uma poderosa estratégia de atração de clientes, que também ajuda a moldar uma imagem positiva da empresa.

Se você ainda não aproveita todo o seu potencial, as dicas deste artigo são sob medida para aplicar no seu negócio.

Saber como aplicar o marketing para Studio de Pilates é muito importante para o sucesso e continuidade do negócio. Mas nem todos têm essa visão e, em tempos de recessão econômica, há sempre quem inclua essa área tão importante dentro de uma estratégia para cortar gastos.

Evidentemente, ações de propaganda e marketing digital não são gratuitas, ao menos não aquelas conduzidas por profissionais.

Mas isso não significa que não se possa ver como um investimento, já que o retorno costuma vir para quem segue as melhores práticas.

Nesse artigo, abordaremos questões cruciais para que você oriente as ações voltadas para o marketing em seu Studio de Pilates.

Mas lembrando, além de profissional especializado, para alcançar o sucesso almejado é necessário é preciso dedicação! Você precisa dedicar seu tempo para essas ações que citamos. Está preocupado com isso? Vou te dar uma dica então valiosa!

Lá vai a dica: MetaLife Studios é uma ferramenta que te ajuda nas principais questões para um Studio de Pilates: gestão e administração, marketing e publicidade, capacitação continuada e alavanca o nome do seu Studio.

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Conceituaremos o marketing para Studio de Pilatesfocado exclusivamente para atingir o público-alvo específico, abordando os benefícios e dando estimativas sobre resultados esperados.

Entre os tipos de marketing para Studio de Pilates sobre os quais falaremos, o direto e o indireto serão tangenciados, com as possibilidades que cada um oferece dentro de seu espectro de atuação.

Da mesma forma, o marketing de relacionamento, e sua poderosa força atrativa, será igualmente abordado, destacando sua aplicação nas atividades de um Studio de Pilates.

Tão importante quanto, as vantagens do marketing digital e suas diversas formas de alavancar um negócio receberão neste artigo o destaque apropriado.

Em outros tópicos, falaremos sobre marketing pessoal, de exclusividade e marketing de previsão, além dos efeitos de mídias e a importância do marketing para Studio de Pilates.

Não pretendemos esgotar o assunto, mas com certeza você terá neste artigo um ponto de partida antes de desenvolver ações e estratégias de marketing para Studio de Pilates.

Afinal, como diz o famoso provérbio, “quem não é visto não é lembrado”.

O que é o Marketing para Studio de Pilates?Marketing-para-Studio-1

Marketing para Studio de Pilates é a estratégia que é pensada, construída e desenvolvida tendo como objetivo expandir mercados, alcançar determinado público-alvo ou mesmo divulgar novos nichos de atuação de um Studio.

Os Studios de Pilates são gerenciados por profissionais das áreas de Educação Física ou Fisioterapia, os quais não costumam ter formação ou a vivência necessária no setor de marketing para Studio de Pilates.

Assim, recorrem a um suporte especializado para divulgar suas empresas.

Conceituar o marketing com o objetivo de atender às necessidades de um Studio de Pilates tem a ver com aplicar efetivamente seus preceitos dentro de um contexto que visa a saúde e o bem-estar.

Isso implica ter o conhecimento indispensável para saber por onde começar.

Ferramentas como Análise SWOT, plano de negócios, planejamento Go To Market e outras são em geral desconhecidas para grande parte dos gestores de Studios, apesar da sua relevância.

Não menos importante, ao contar com especialistas em marketing e comunicação alinhados com os objetivos do Studio, o profissional de Pilates estará dando chance ao trabalho em equipe.

Por mais que um indivíduo seja talentoso e versátil, nada melhor do que mais de uma cabeça pensando e planejando o melhor para seu negócio.

Todos os Tipos de Marketing para utilizar no seu Studio de PilatesMarketing-para-Studio-4

Vamos conhecer agora quais são as estratégias de marketing para Studio de Pilates que podem ser aplicadas em um seu negócio:

Marketing Direto X Marketing Indireto

O marketing direto, como o próprio termo já sugere, é todo aquele em que o produto ou serviço – no caso, as aulas de Pilates – são oferecidos de forma direta.

Isso pode ser feito com anúncios, demonstrações, ações de presença e ativação e outros métodos.

Para citar alguns exemplos, a participação de profissionais do seu Studio de Pilates em feiras, congressos, workshops e eventos é uma maneira de se fazer marketing direto.

Nesse tipo de estratégia, a vantagem é estar em contato direto com potenciais alunos e clientes, chegando até eles na hora em que se mostram mais receptivos.

Isso sem falar na chance de demonstrar conhecimento e, por que não, que é uma autoridade no assunto.

O remarketing também é muito importante. Através de ações de presença, tais como demonstrações mediante cadastro em listas de interessados (exemplo: preencha o cupom e concorra a um mês grátis), seu Studio formará um público qualificado.

Tendo em mãos os dados de clientes em potencial, ou de ex-alunos que deixaram de frequentar as aulas, um Studio poderá gerar mais recursos sem a necessidade de investimentos pesados.

Já o marketing indireto é todo aquele pelo qual um Studio de Pilates se promove, sem ser esse o foco da ação em si. Tem a ver mais com a participação em campanhas institucionais, beneficentes ou de promoção da saúde entre a população de um modo geral.

Um bom exemplo foi uma ação da Clínica Corpo e Equilíbrio, que promoveu uma grande aula gratuita de Pilates no Parque Central de Santo André (SP). O objetivo era, de fato, levar ao público conhecimento sobre o Método Pilates.

Indiretamente, contudo, o efeito em termos de marketing foi bastante positivo.

Para você, a dica é conjugar ações diretas e indiretas, sempre com planejamento e mensuração dos resultados. Em marketing, testar e acompanhar é um requisito fundamental para o sucesso de suas estratégias de mercado.

Marketing de Relacionamento Aplicado a Pilates

Poucas atividades exigem tanto da capacidade de se relacionar bem quanto as voltadas à promoção da saúde e do bem-estar.

Um aluno em um Studio de Pilates, muito mais que um cliente, é alguém com anseios, expectativas e objetivos que nem sempre são visíveis ou expressos claramente.

É baseado no relacionamento que o profissional de Pilates vai gradativamente conquistando sua confiança, gerando mais empatia e, em consequência, a fidelização.

O marketing de relacionamento tem como objetivo cultivar uma relação entre empresa e clientes através de ações positivas.

Muitas delas, ao prospectarem, oferecem benefícios para novas adesões sem sequer pensar naquele que já contrata seus serviços há mais tempo, o que é um equívoco grave.

Seu Studio de Pilates não pode jamais cair nessa armadilha!

Ganhar novos alunos é muito bom e desejável, mas se aqueles que já estão matriculados não percebem iniciativas para mantê-los motivados, certamente as chances de serem atraídos por um outro Studio aumentam.

Aqui, vale menos o preço e mais a capacidade que os profissionais têm de se envolver e criar real empatia com os alunos.

Quem não gosta de chegar num lugar e ser bem tratado, por pessoas realmente interessadas? Aliás, você já perguntou para seu aluno como vão as coisas no trabalho dele?

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Tipos de Marketing Digital para Impulsionar o seu Negócio!

O marketing digital exibe em números todo o seu potencial para atingir as pessoas certas, da forma certa, no lugar e hora exatos.

O portal WebDAM.com, em amplo estudo, apurou que o inbound marketing (marketing de atração) gera 54% mais leads (potenciais clientes) que o outbound marketing (marketing tradicional).

O mesmo estudo constatou que, em 2015, 25% da verba de marketing nas empresas foi destinada exclusivamente para a internet. Ainda, 50% das empresas abordadas revelaram que investem recursos em marketing de conteúdo.

Tais números revelam por si a força do marketing digital e seu poder de atrair clientes, não importa o segmento. Todas as empresas podem se beneficiar das oportunidades que o marketing pela web oferece e, com os Studios de Pilates, não é diferente.

Mas gestores de Studios podem se sentir perdidos em meio a tantas possibilidades. Investir num site ou em redes sociais? Vale a pena enviar email marketing? E os anúncios pagos, será que trazem retorno?

A experiência de quem trabalha no setor indica que sim. A pesquisa do WebDAM.com também revelou que 78% dos chefes de marketing das empresas acreditam fortemente que o futuro da área é o conteúdo exclusivo e personalizado.

Nesse sentido, a oferta de conteúdo não depende tanto de onde (sites, email, redes sociais), mas se ele efetivamente gera negócios, traduzidos no aumento de matrículas e pedidos de orçamento.

Mais uma vez, fica claro como é importante contar com profissionais de marketing qualificados. Desenvolver e distribuir conteúdo pela internet não é para amadores!

Tipos de Marketing Pessoal para o seu Studio de Pilates

Quem nunca ouviu falar de alguém que vive fazendo marketing pessoal? Embora em alguns casos promover-se por si só possa soar pretensioso, quando feito de forma inteligente e oportuna, traz retorno como nenhuma outra forma de promoção é capaz.

A receita para o sucesso dessa estratégia é muito simples: ninguém melhor do que você mesmo para falar do seu negócio!

Existem, de fato, formas bastante simples de se fazer marketing pessoal e uma das melhores é por meio das redes sociais.

Mostrando para seus amigos no Facebook o seu trabalho, certamente as chances de expandir sua rede de relacionamentos aumentam.

Não é precisa fazer grandes investimentos, basta dar seu recado de forma objetiva e simples, e a possibilidade de gerar negócios será alavancada.

Usar fotos, depoimentos e vídeos são algumas das maneiras de fazer um marketing pessoal eficiente, tendo na conquista de novos alunos para seu Studio de Pilates um objetivo.

Pense naquela senhora que ficou super agradecida por você tê-la ajudado a recuperar os movimentos dos ombros, ou no ex-atleta que se curou de uma lesão graças ao método de Pilates.

Imagine o retorno positivo que o depoimento sincero deles sobre o seu trabalho irá gerar.

E esteja atento ainda às oportunidades que o dia a dia oferece. Ande com cartões profissionais, afinal, nunca se sabe se numa fila na padaria poderá estar alguém reclamando de dores nas costas ou com dificuldades de se locomover.

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Marketing de Exclusividade para utilizar em seu Studio

Uma das formas de atrair clientes e alunos para seu Studio de Pilates é levando-os a perceber que fazem parte de algo exclusivo.

É assim que o marketing baseado na exclusividade funciona: faça seu aluno se sentir único e terá sua fidelidade por muito tempo.

Também ao abordar novos mercados, tenha sempre em mente que o que você oferece é exclusivo. Faça seu aluno sentir que está usufruindo de um serviço a que poucos têm acesso.

Nas célebres palavras do guru do marketing, Philip Kotler, posicionar-se no mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

E mais, essa percepção deve se basear em dados, fatos, estatísticas reais e que comprovem a sua diferença em relação aos concorrentes.

Por exemplo, seu Studio oferece aulas de Xtend, que combina técnicas de ballet e Pilates, enquanto o concorrente só conta com o método tradicional.

Talvez contar com aulas baseadas no método Suspensus diferencie seu Studio. Ou, quem sabe, seus professores não sejam mais capacitados e renomados que os do concorrente que abriu na mesma rua que a sua?

Mas atenção: para oferece condições exclusivas, é imprescindível conhecer bem a concorrência. Como eles trabalham, quanto custa seu ticket médio, que serviços oferecem e qual a qualificação de seus professores são algumas das informações que irão abastecer sua estratégia de marketing de exclusividade.

Pense que, se você apenas divulga seu negócio, sem apresentar bons motivos para fazer as pessoas irem até ele, a sua deficiência poderá ser aproveitada pelo concorrente.

Entender o que o cliente pensa e como age, tema bem desenvolvido no artigo O Marketing e o Comportamento do Consumidor, de Carmem Portela, é muito importante, para que o tiro dado seja certeiro e não saia pela culatra.

Divulgação Pilates: Marketing de Previsão

Antecipar-se a respeito do que em breve irá influenciar os negócios faz parte da estratégia das empresas bem-sucedidas.

O marketing de previsão se coloca também a serviço dos Studios de Pilates por oferecer ferramentas que podem ajudar a pautar decisões estratégicas.

Por exemplo, ao considerar uma previsão espontânea do mercado, seu Studio poderá estimar previamente quantas gestantes deverão morar no seu bairro em um dado período.

Sabendo disso, você poderá, entre outras medidas, aumentar a quantidade de aulas de Pilates para gestantes, oferecendo mais espaços e mais horários.

Igualmente útil é prever as reações do mercado a determinadas ações. Ao baixar o preço da mensalidade para as aulas de MAT Pilates, você já poderá antever o impacto de tal reajuste em diferentes níveis, englobando a concorrência, comércio local e como isso vai impactar seu fluxo de caixa.

Toda previsão se faz tendo em vista um prazo. Curto, médio ou longo, cada uma delas deverá atender a objetivos dentro de cada período de tempo estipulado.

Como Selecionar os Melhores Tipos de Marketing de PilatesMarketing-para-Studio

Seu Studio é bem localizado e chama a atenção das pessoas que passam pela sua rua? Nesse caso, o marketing direto, com ações de presença, é uma boa maneira de atrair as pessoas para dentro do seu Studio.

Mas se seu negócio está localizado em uma rua de pouco movimento, em um prédio pouco chamativo, talvez seja uma boa opção investir em marketing digital.

Anúncios no Facebook ou Google Adwords podem ser um diferencial competitivo e igualar as coisas entre seu Studio e o concorrente com melhor ponto e estrutura.

Investir em conteúdo para a internet também é igualmente recomendável. As pessoas buscam soluções para seus problemas e, quando você as oferece, está caminhando na direção delas, e não simplesmente pegando-as “no laço”.

Novamente, foque sempre no seu diferencial e conheça seu público-alvo. Caso contrário, quem vai agradecer é o dono do Studio melhor localizado que o seu.

Vídeo Marketing nos Studios de PilatesMarketing-para-Studio-2

Dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, o vídeo marketing é hoje uma tendência.

Segundo a agência 5Seleto, o Youtube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, exibe cerca de 4 bilhões de vídeos por dia em todo o mundo.

Dessas visualizações, em 46% dos casos, os usuários tomam alguma ação depois de assistir o vídeo, com 80% deles declarando que lembram de algum anúncio visto no último mês.

O tempo considerado “de ouro” para atrair as pessoas para seus vídeos é de 10 segundos, não importa a duração completa.

Ou seja, quem consegue dar o seu recado dentro de 10 segundos dá um grande passo para alcançar o sucesso utilizando o marketing por vídeos. Isso inclui, obviamente, os Studios de Pilates.

Importância da Publicidade em Seu Studio de PilatesMarketing-para-Studio-7

Com tudo que já foi exposto, está clara a importância da publicidade para seu Studio de Pilates. Mas há mais, muito mais por explorar.

Contar com apoio profissional especializado é a primeira medida se você realmente pretende investir em marketing para Studio de Pilates de forma séria.

Existem agências de publicidade, mas também profissionais freelancers competentes, que podem dar o direcionamento adequado, criar identidade visual, textos direcionados à venda e outras formas de promoção que só quem vive no meio conhece.

Pode parecer fácil e “improvisável”, mas publicidade é coisa séria. Quem deixa de consultar quem realmente entende do assunto assume o risco de perder tempo e dinheiro.

Ações de Marketing que o seu Studio de Pilates deveria estar utilizando

Vamos falar agora de ações simples, mas eficazes, que você já deveria estar adotando em seu negócio dentro de uma estratégia de marketing para Studio de Pilates. Confira:

1) Como fazer Propaganda com Folder: Pilates

Folders ainda são uma maneira de divulgar seu Studio de Pilates, embora seu retorno não seja mensurável com tanta precisão. Dê preferência para distribuí-los em locais estratégicos, como portas de escolas, hospitais, entre motoristas profissionais ou mesmo em entradas de shoppings e supermercados.

2) Os Melhores Brindes para Studio de Pilates

Oferecer brindes também ajuda a captar novos alunos e a fidelizar os já matriculados. Camisetas, squeezes, viseiras e chaveiros são alguns dos brindes que seu Studio de Pilates pode ofertar.

3) A Melhor forma de utilizar Panfletos: Pilates

Assim como os folders, os panfletos têm sua importância dentro da estratégia de marketing para Studio de Pilates. Faça material atraente, que dê vontade de ser manuseado e folheado, e seu panfleto poderá ajudar a aumentar a quantidade de alunos em seu Studio.

Como Ações de Marketing podem efetivamente aumentar a sua renda?

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O marketing para Studio de Pilates compreende um conjunto de ações cujo objetivo é aumentar a liquidez e o alcance em um dado mercado.

O raciocínio que se aplica é investir para que o valor gere lucro, na forma de mais matrículas no seu Studio de Pilates.

Evidentemente, sua estrutura precisa estar preparada para dar conta do incremento desejado. Caso contrário, você poderá gerar uma demanda para a qual é incapaz de atender.

Por isso, as ações de marketing para Studio de Pilates visando aumentar sua renda precisam ser globais, contemplando riscos, possibilidades e a necessidade de ampliação da estrutura disponível (recursos materiais e humanos) inerente ao crescimento.

Dicas – Como utilizar o Marketing na Captação de novos alunosMarketing-para-Studio-6

Estamos chegando ao final deste artigo que abordou o marketing para Studio de Pilates. Mas ainda que já tenhamos abordado o assunto em todas as suas vertentes, sempre há tempo de dicas rápidas para reforçar o conteúdo. Confira:

  1. Comunique seu negócio nos lugares certos
  2. Esteja preparado para receber as pessoas e conversar com elas
  3. Não venda o que você não pode oferecer
  4. Trate as pessoas da mesma forma, tenha um padrão, mas não seja engessado
  5. Use o marketing digital para chegar em lugares que fisicamente você não alcança
  6. Tenha uma identidade visual atraente e de claro entendimento
  7. Treine seus profissionais para atender da mesma forma
  8. Jamais recue! Quem diminui investimentos em marketing vende menos!
  9. Tenha fé e seja ousado! Empresário que não ousa, não vence!
  10. Ousadia não é o mesmo que ser inconsequente.

Concluindo…Marketing-para-Studio-5

Ao longo do nosso artigo, procuramos destrinchar as etapas necessárias na formação de uma estratégia de marketing para Studio de Pilates.

Abordamos as formas de marketing existentes, suas diferenças e como elas podem ser usadas de diferentes formas para diferentes objetivos.

Se seu Studio de Pilates ainda não sabe por onde começar, a sugestão é que procure uma agência ou profissionais com experiência, principalmente se a empresa ainda não é tão conhecida.

Invista, arrisque, mas sempre saiba de onde está partindo e onde quer chegar!

E não se esqueça daquela dica essencial que demos lá em cima. Para alcançar o sucesso você precisa dedicar seu tempo para essas ações que citamos. Está preocupado com isso?

Conheça o MetaLife Studios é uma ferramenta que te ajuda nas principais questões para um Studio de Pilates: gestão e administração, marketing e publicidade, capacitação continuada e alavanca o nome do seu Studio.

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