A comunicação é essencial para as relações humanas e não é diferente para os clientes de Pilates. Sabemos a importância da comunicação e do entendimento do nosso cliente, quando queremos que ele realize um exercício, seja a partir de um movimento articular ou da contração de determinada musculatura.
Frequentemente, observamos os clientes nas primeiras aulas do método dizer que são muitas informações, por vezes referem que é muito difícil compreender e integrar as informações durante as aulas.
Será que nestes casos o instrutor está comunicando da melhor maneira?
Essa situação reforça a necessidade dos instrutores de Pilates se comunicar de forma eficiente com o seus clientes. Para isso precisamos compreender que desde o nascimento as pessoas absorvem inúmeras informações do meio que convive e se comunica através de três canais representacionais:
- Visual (compreende a visão);
- Auditivo (compreende a audição);
- Cinestésico (compreendem as sensações – paladar, tato, olfato);
As informações captadas por qualquer um dos canais representacionais são processadas em nosso cérebro e a partir dai criamos nossas representações.
Por alguma razão ainda não descoberta, cada ser humano utiliza preferencialmente um entre os três canais de comunicação, e os outros dois canais com menor intensidade. Sendo assim podemos classificar se o nosso cliente é preferencialmente visual, auditivo ou cinestésico e ajustar nossa forma de comunicação para facilitar o entendimento e a representação do que está sendo comunicado.
Na WP Pilates & Saúde temos como critério avaliar qual o sistema predominante do nosso cliente e a partir disso utilizar o canal representacional mais adequado durante as aulas e assim obter maior compreensão e eficiência nos exercícios.
E você como está se comunicado com os seus clientes?
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Dr. Wellington Valeriano
Fisioterapeuta
Diretor da WP Pilates & Saúde (www.wppilatesesaude.com.br)
Treinador Sênior do VOLL Pilates Group