Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A aula experimental de Pilates desempenha um papel fundamental na introdução de indivíduos a essa prática de condicionamento físico e reabilitação. É uma oportunidade valiosa para que os alunos tenham uma experiência prática e real do que o Pilates envolve e como ele pode beneficiar seus corpos e mentes.

É costume aqui no Brasil os Studios de Pilates oferecerem aulas experimentais. Boa parte

dos alunos que procuram fazer essas aulas são pessoas que ainda não conhecem o Método e querem ter o primeiro contato com o Pilates para então decidir se irão começar na modalidade.

O grande erro que os Studios cometem é não darem a devida importância para esse primeiro momento de contato do aluno com o Pilates e deixam passar uma oportunidade de ouro.

Antes de citar os pontos cruciais de uma boa aula experimental, vamos à algumas definições. E já adianto que o último tópico é o mais polêmico, hein. Boa leitura!

O que é exatamente uma aula experimental?

Aula experimental é o nome que damos para a aula inicial, que apresenta para um possível aluno o Método Pilates. Essa aula dura até 50 minutos, podendo ser feita de 1 a 5 pessoas no mesmo horário, e deve ser um resumo eficiente de como o Pilates pode transformar a vida dessa pessoa. 

Sim, gente! Não é porque a aula é experimental que ela deve ser sem graça.

Se engana quem pensa que a aula experimental não deve ser planejada, pensada e executada com cuidado. 

Tratar a aula experimental como algo qualquer dentro do dia a dia de um Studio não vai te trazer o retorno desejado.

E ainda por cima se for feita de qualquer maneira, o aluno vai sair do teu Studio com uma péssima impressão do Método, e definitivamente não é isso que queremos, certo?!

Vamos pensar dessa forma: quando vamos pela primeira vez em uma academia, o que te faz ter vontade de continuar nesse local? 

Se ninguém te mostra os aparelhos e máquinas disponíveis, apresenta os cômodos, não mostra as vantagens de fazer musculação nessa academia e ainda por cima os instrutores não prestam atenção nos alunos (que em alguns casos fazem movimentos errados), qual a chance de você querer frequentar de fato esse lugar? Você se sentiria atraído pela musculação num ambiente no qual ninguém parece se importar contigo?

Ou ainda, vamos fazer uma outra analogia aqui: sabe quando vamos ao supermercado e algumas marcas estão oferecendo amostras de determinados alimentos? Qual a intenção

de fazer o cliente provar o alimento? É fazê-lo comprar o produto, certo? É fazer o cliente conhecer e se apaixonar pela nova marca ou pelo novo produto. 

Agora imagina aqui comigo: se a comida estiver fria, mal temperada, o atendente não for minimamente simpático e o preço estiver altíssimo, você teria vontade de comprar o produto que estão ofertando? É provável que você não queira nem chegar perto de um alimento que demonstra ser tão ruim assim. 

Se a amostra já foi ruim, imagina o produto inteiro. Com a aula experimental de Pilates não é diferente!

O que um aluno que não conhece o Método procura? Normalmente os alunos chegam com uma demanda bem específica, ou por algum tipo de dor ou porque querem começar a praticar algum exercício físico.

Quais pontos devem ser pensados em uma aula experimental?

Para que a experiência seja completa e positiva, devemos levar em consideração alguns pontos.

Por exemplo: o Studio precisa estar limpo, organizado e cheiroso. E assim como o ambiente, você, instrutor, também deve estar nos mesmos moldes, apresentável para o trabalho que irá seguir.

Um outro ponto que vejo os Studios errando muito: antes mesmo de falar sobre os preços e planos disponíveis no seu espaço, primeiro dê a aula ao seu aluno.

De preferência, coloque essa e as outras aulas experimentais com alunos regulares do seu espaço. Esses alunos são os melhores exemplos de que o Método funciona e será a sua melhor propaganda. 

As pessoas falam durante as aulas. Por isso, se for um aluno com dor e ele ver que outro aluno que tem a mesma dor que a dele fazendo os exercícios tranquilamente, isso vai motivá-lo a permanecer com você. 

Dê uma aula como você faria se essa pessoa fosse aluno realmente

Dê uma aula excelente o suficiente para que seu aluno sinta desde o primeiro momento os efeitos do Pilates no corpo. Não há necessidade de ser uma aula apenas de alongamentos (assim como nenhuma outra, certo? Pilates não pode ser reduzido a alongamentos). 

Falar sobre o Método – de uma maneira rápida, apresentar os princípios e os aparelhos são passos importantes.

Mas mais do que isso, já ter todo o planejamento de como essa aula será em relação aos exercícios e sequências, será o carro-chefe para que seu futuro aluno entenda e sinta no próprio corpo como o Pilates vai ajudá-lo a chegar nos objetivos.

Quando você junta todas essas variáveis, a tendência é de que essa pessoa vai fechar negócio com você.

Uma boa aula experimental vai ser a sua MELHOR e mais potente propaganda! Vai fazer o aluno se apaixonar pelo Pilates, pela sua forma de dar aula e pelo seu Studio.

Quando o aluno enxerga valor no seu trabalho, uma aula experimental tem um potencial enorme de conquistar de cara essa pessoa para o seu Studio.

E um preço mais alto não vai ser determinante e nem importante mais para ele, pois saberá que ali no seu Studio você realmente está comprometido com a saúde.

E acreditem em mim, a imensa maioria dos Studios de Pilates não sabe como dar uma boa aula experimental e conquistar esse possível aluno. 

É uma chance de ouro sendo desperdiçada. Conduzir essa aula com excelência irá abrir portas para o sucesso do seu Studio e para a expansão da sua marca. Nosso cérebro tende a ficar em êxtase quando temos uma boa experiência. 

E esse aluno que saiu feliz do seu Studio, já matriculado, geralmente vai falar bem para amigos e familiares do seu espaço, fazendo ainda mais propaganda para o seu negócio e possivelmente trazendo mais gente para conhecer você e o Método Pilates.

E para finalizar, deixei esse último tópico, extremamente polêmico, por último.

Devo cobrar pela aula experimental?

Alguns anos atrás, quando eu abri o meu primeiro Studio, eu não cobrava. Assim como a maioria dos espaços de Pilates espalhados pelo Brasil, as minhas aulas experimentais eram de graça. 

E o que acontecia? Algumas pessoas não se comprometeram o suficiente, e por isso não iam e não avisaram, o que me fazia perder aquele horário de trabalho, pois não tinha tempo hábil de alocar outras pessoas. 

Quando passei a entender melhor a importância de uma boa aula experimental, percebi que era hora de mudar essa questão.

Você está trabalhando! Montar uma aula experimental demanda tempo e estudo. É uma hora que se você não cobrar, estará perdendo dinheiro. E um negócio precisa disso para funcionar corretamente.

Acredite em mim nisso, os futuros alunos não se importam de pagar por uma aula experimental! Apesar de eu ter feito a analogia anteriormente com a amostra grátis de um produto no supermercado, o Pilates não é uma amostra grátis, e a sua aula também não deveria ser. 

Cobrar pelo seu horário de trabalho é o mais justo para você como profissional e para o seu Studio.

Conclusão

A aula experimental não se concentra apenas no aspecto físico, mas também no bem-estar mental. Os alunos têm a oportunidade de experimentar uma sensação de relaxamento e foco mental durante a aula, o que pode ser particularmente benéfico para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental.

Após a aula experimental, os alunos podem tomar decisões informadas sobre a continuidade do Pilates em suas vidas.

Já é hora de mudarmos essa cultura de amostra grátis de Pilates nos Studios e começarmos a levar a sério uma ferramenta tão poderosa.

Me conta aqui embaixo nos comentários, como você faz no seu espaço? Como a aula

experimental é conduzida?


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.