Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A flexibilidade muscular é um fator importante tanto para a realização de atividades funcionais quanto para a obtenção de uma boa performance atlética. Ela pode ser definida pela capacidade que o músculo tem de se alongar, permitindo que uma ou duas articulações em série aumentem sua amplitude de movimento.

De uma forma geral, é bem aceito que o aumento da flexibilidade muscular de uma unidade músculo-tendínea promove uma melhora da performance, além de diminuir os índices de lesões na prática desportiva, contudo achados contraditórios são observados na literatura.

As alterações de flexibilidade de uma unidade músculo-tendínea estão relacionadas a diversos fatores. Dentre eles é importante ressaltar dois grupos: fatores biomecânicos e fatores neurofisiológicos.

Fatores Biomecânicos da flexibilidade muscular

O músculo é composto por uma unidade contrátil e não contrátil. Esta ultima trata-se de uma estrutura complexa com unidades progressivamente menores que em parte determinam a flexibilidade muscular de uma pessoa, assim como sua resposta ao alongamento.

O tecido conjuntivo (unidade não contrátil), que constitui até 30% da massa muscular, é um fator determinante do grau de flexibilidade e da amplitude de movimento de um indivíduo. O colágeno, presente no tecido conjuntivo, é uma proteína abundante nos tecidos vivos.

Ele tem como propriedades físicas grande força de tração e relativa inextensibilidade. O colágeno é dividido em classes e a forma mais comumente encontrada é o colágeno tipo 1, o qual pode ser encontrado na pele, ossos, ligamentos e tendões. Portanto, esta variedade de colágeno tem um importante papel no ganho de flexibilidade muscular.

Atuação do ventre muscular na flexibilidade

Além dos tendões, o músculo possui também uma porção central chamada de ventre muscular, onde estão as unidades contráteis. O ventre é subdividido em fascículos, que são conjuntos de fibras musculares. Cada fibra muscular possui miofibrilas compostas de sarcômeros em série, que são as unidades funcionais de um músculo.

Estes são compostos de miofilamentos: a actina, a miosina e a titina. O ventre muscular, os fascículos e cada uma das fibras musculares são envoltas por membranas de tecido conjuntivo: o endomísio, o perimísio, o endomísio e o sarcolema, sendo que as fibras é envolvida pelo endomísio, cada fascículos pelo perimísio e o ventre muscular pelo epimísio.

Essas membranas têm como função alinhar adequadamente das fibras musculares, transmitir de maneira segura as forças impostas ativamente ou passivamente sobre o músculo e fornecer superfícies lubrificadas para que o músculo mude sua forma.

A titina, citada acima, que é um filamento conectivo presente nos sarcômeros, é um fator importante ligado ao aumento da flexibilidade muscular. Wang et al. (1991) realizaram uma pesquisa na qual descobriu-se que o comprimento e o tamanho desse filamento são características importantes para determinar quando os sarcômeros irão desenvolver tensão de repouso sob alongamento e onde o sarcômero irá ceder sob estresse.

Elasticidade muscular e suas características

O colágeno presente no elemento elástico do músculo possui dois tipos de comportamento quando submetido a uma força de tração. Um deles é o comportamento elástico do músculo, que através do tecido elástico presente na fibra muscular faz com que o tecido retorne ao comprimento original quando uma força de tração é removida.

Outro tipo de comportamento é o plástico, o qual permite que o músculo tenha a capacidade de se adaptar de acordo com o tipo de sobrecarga que lhe é imposta além de sua amplitude elástica, então acontecem mudanças estruturais no tecido, ou seja, o tecido não volta ao comprimento original quando a força é retirada.

O músculo também apresenta uma combinação de propriedades, a viscoelasticidade, que permite que ele tenha um comportamento elástico e viscoso simultaneamente.

Diferentemente da elasticidade, a viscoelasticidade é tempo-dependente, portanto ela age na flexibilidade de forma que a amplitude de deformação do músculo seja proporcional tanto à força aplicada (componente elástico) quanto ao tempo de aplicação da mesma (componente viscoso).

Por último, quando um músculo em repouso é alongado e mantido em um comprimento constante durante certo tempo, há uma perda de tensão, chamado de Relaxamento ao Estresse, que se deve à sua viscoelasticidade.

Portanto, dentre os fatores biomecânicos, é importante conhecer o papel dessas propriedades na determinação da amplitude de extensibilidade da unidade músculo-tendínea, observando sempre que a quantidade de danos ao tecido durante o alongamento será determinada por fatores como grau de força, a velocidade com que a força é aplicada e a extensão do tempo.

Fatores neurofisiológicos da flexibilidade muscular

Dentre os fatores neurofisiológicos que influenciam a flexibilidade muscular, podemos identificar três mecanismos básicos: a inibição autogênica, a inibição recíproca e o reflexo monossináptico de estiramento.

A inibição autogênica está associada ao Órgão Tendinoso de Golgi (OTG). O OTG fica localizado nas unidades tendíneas e têm a capacidade de perceber alteração de tensão no tendão.

Quando há um aumento da tensão no tendão, o OTG emite estímulos para desencadear um relaxamento muscular reflexo, sendo esse um mecanismo protetor.

A inibição recíproca é um estímulo facilitador para que ocorram os devidos movimentos articulares, ou seja, quando um grupo muscular (agonista) recebe impulsos excitatórios para a contração muscular, os motoneurônios antagonistas recebem estímulos inibitórios para facilitar o movimento.

Por fim, o reflexo do estiramento é um reflexo desencadeado pelos fusos musculares. Essas estruturas têm a capacidade de detectar a mudança de comprimento muscular bem como sua velocidade.

Quando alongados rapidamente, os fusos emitem estímulos via coluna medular para que o músculo alongado realize uma contração reflexa protetora.

Tipos de Alongamentos

Exercícios de alongamento são bastante difundidos como parte de um programa de reabilitação física e também são utilizados em diversas modalidades esportivas. Dentre as várias técnicas de alongamentos existentes, as mais utilizadas são: alongamentos balísticos, estáticos e facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP).

Alongamento Balístico

O alongamento balístico é caracterizado por movimentos cíclicos onde o músculo é rapidamente alongado e imediatamente retorna a sua posição anterior. A eficácia desta técnica é questionada, pois um rápido alongamento muscular sensibiliza o fuso e conseqüentemente gera uma contração protetora em resposta.

Desse modo, acontece um maior risco de lesão da junção músculo-tendínea, especialmente se usado com fins de reabilitação.

Alongamento Estático

Os alongamentos estáticos são definidos pelo estiramento do grupo muscular, associado a uma grande amplitude de movimento e sustentação da posição de alongamento entre 15 a 60 segundos.

Porém, Magnunsson et al. (1996) demonstraram que, apesar da sustentação da posição de alongamento com conseqüente aumento da flexibilidade muscular, após uma hora, o declínio observado nas variáveis biomecânicas com melhora da amplitude de movimento retornou aos seus valores de base.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Por último, a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva é uma técnica que consiste em uma contração isométrica do músculo a ser alongado, a fim de ativar os OTG’s, seguida de uma contração concêntrica dos antagonistas do músculo a ser alongado, ativando a inibição recíproca e inibindo o tônus do músculo a ser alongado.

A hipótese que sustenta essa técnica descreve que acontece uma inibição reflexa do músculo agonista enquanto o antagonista realiza a contração. Entretanto, autores questionam essa teoria, pois é observado um aumento da atividade elétrica do músculo após a aplicação da técnica.

Tais autores sugerem que o ganho observado se deva mais a estímulos mecânicos do que a fatores de inibição neurofisiológica. Outra possível explicação para uma maior eficácia da FNP é a interferência do alongamento na percepção da dor do indivíduo, sendo esse um fator importante pelo aumento da amplitude de movimento.

Concluindo…

São inúmeros fatores que influenciam na flexibilidade ou não do músculo do corpo. Por este motivo, é importante entender quais os fatores que atuam nos bastidores do corpo. O instrutor de Pilates precisa ter conhecimento técnico para atender melhor seus clientes que chegam nos Studios. As dicas presentes neste texto podem te ajudar neste quesito!

Referências
  • Alter, Michael J. Ciência da Flexibilidade, trad. Maria da Graça Figueiró da Silva. 1999- 2ª ed.  Artes   Médicas Sul, Porto Alegre.
  • Bandy WD, irion JM, Briggler M. The effect of time and frequency of static stretching on flexibility of the hamstring muscles. Physical Therapy. 1997;77:1090-1096.
  • Bartlett MJ, Warren PJ. Effect of Warming Up on Knee Proprioception Before Sporting Activity. British Journal of Sports Medicine. 2002;36:132-134.
  • Burke DG, Holt LE, Rasmussen R, MacKinnon NC, Vossen JF, Pelham TW. Effects of Hot or Cold Water Immersion and Modified Proprioceptive Neuromuscular Facilitation Flexibility Exercise on Hamstring Length. Journal of Atletic Training. 2001;36(1):16-19.
  • Chan SP, Hong Y, Robinson PD. Flexibility and passive resistance of the hamstringsof young adults using two different static stretching protocols. Scand J Med Sci Sports. 2001;11:81-86.
  • De Deyne PG. Application of passive stretch and its implications for muscle fibers. Physical Therapy.       2001;81:819-827.
  •  Feland JB, Myrer JW, Schulthies SS, et al. The Effect of duration of stretching of the hamstring muscle group for increasing range of motion in people aged 65 years or older. Physical Therapy. 2001;81:1100-1117.
  • Fonseca ST, Ocarino JM, e Silva PLP. Ajuste da rigidez muscular via sistema fuso-muscular-gama: implicações para o controle da estabilidade articular. Revista Brasileira de Fisioterapia. 2004;8(3):187-195.
  •  Gajdosik RL. Passive extensibility of skeletal muscle: review of the literature  with clinical implications. Clinical Biomechanics. 2001:87-101
  •  Halbertsma JPK, Ludwig NH Göeken NH. Stretching exercises: Effect on passive extensibility and stiffness in short hamstrings of healthy subjects. Arch Phys Med Rehabil. 1994;758:976-981
  • Kathleen A. Sluka, Deirdre Walsh. Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation: basic Science Mechanisms and Clinical Effectiveness. The Journal of Pain. 2003;4(3):109-121
  •  Læssøe U, Voigt M. Modification of stretch tolerance in a stooping position. Scand J Med Sci Sports. 2003;13:1-6
  •  Lieber LR, Fowler SCB. Skeletal muscle mechanism: implication for rehabilitation. Physical Therapy. 1993;73:844-856.
  • Magnusson SP, Simonsen EB. Mechanical and physiological Responses to stretching with and without preisometric contraction in human skeletal muscle. Arch Phys Med Rehabil. 1996;77:373-378.
  •  Magnunsson SP, et all. Determinants of musculoskeletal flexibility : viscoelastic properties, cross sectional area, EMG and stretch tolerance. Scand J Med Sci Sports 1997: 7: 195-202.
  •  Möller M, Ekstrand J, Öberb, Gillquist. Duration of stretching effect on range of motion in lower extremities. Arch Phys Med Rehabil. 985;66:171-173.
  • Mueller MJ, Maluf KS. Tissue adaptation to physical stress: a proposed “physical stress theory” to guide physical therapist practice, education, and research. Physical Therapy. 2002;82:383-403.
  •  Rushton D. N. electrical stimulation in the treatment of pain. Disability an Rehabilitation. 2002;24(8):407-415
  • Shier I, Gossal K. Myths and Truths of Stretching : Individualized Recommendations for Healthy Muscles. The Physician and Sportsmedicine Journal. 2000;28(8):1-11.
  •  Spernoga SG, Uhl TL, Arnold BL, Gansneder BM. Duration of maintained hamstring flexibility after a one-time, modified hold-relax stretching protocol. Journal of Athletic Training. 2001;36(21):44-48.
  • Sullivan MK, Dejulia JJ, Worrel TW. Effect of pelvic position and stretching method on hamstrings muscle flexibility. Med and Sci in Sports and Exerc. 1992:1383-1388
  • Taylor DC, Dlaton DD, Seaber AV, Garrett WE. Viscoelastic proprieties of muscle tendon units: The biomechanical effects of stretching. The American Journal of Sports Medicine. 1990;18(3):300-309.
  •  Wallin D, Ekblon B, Grahn R, Nordenborg T. Improvement of muscle flexibility: A comparison between two techniques. American Journal of Sports Medicine. 1985;13(4):163-267.
  • Wang K., McCarter R., Wright J., Beverly J., Ramirez-Mitchell R. Regulation of skeletal muscle stiffness and elasticity by Titin isoforms. A test of segmental extension model of resting tension. Proceedings of the National Academy of Science. 1991; 88(6): 7101-7105.
  • Winters MV, Blake CG, Trost JS, et al. Passive versus active stretching of hip flexor muscles in subjects with limited hip extension: a randomized clinical trial. Physical Therapy. 2004;84:800-807.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.