Avaliar é o primeiro passo dentro do planejamento de um atendimento, seja para reabilitação ou treinamento. Avaliar as condições inicias do seu aluno pode ser o diferencial entre em um trabalho bem-sucedido com resultados consistentes e meses de esforço sem progresso.
Atualmente encontramos inúmeros protocolos de avaliação – muitos deles bastante consistentes -, que nos oferecem os mais diferentes scores para componentes da aptidão física.
Ou seja, se você está planejando um treinamento de força é possível avaliar exatamente qual a carga correspondente aos percentuais de uma repetição máxima e, então, prescrever seu treinamento.
Ter como base bons parâmetros garante que você não subestime seu cliente, levando para treinamentos sem resultados significativos, ou que você superestime, ocasionando em práticas com alto risco de lesão. Entendido isso fica a dúvida: como avaliar as habilidades do meu aluno de Pilates?
Continue comigo e você vai entender tudo sobre a importância de uma Avaliação com Exercícios de MAT Pilates especifica para os seus alunos de Pilates e como isso pode mudar para melhor a qualidade e segurança do seu trabalho com os alunos.
Como funciona uma Avaliação com Exercícios de MAT Pilates?
Um dos mais importantes princípios do treinamento físico é a especificidade. Se quero desenvolver as capacidades físicas de um corredor, treinamentos que envolvam o gesto da corrida são essenciais e as transferências dos ganhos de treinamentos específicos são sempre mais efetivas.
Além disso, em outro exemplo, se eu procuro avaliar a velocidade de um nadador não adianta analisar o tempo de uma prova de 2 mil metros, que reflete muito mais a capacidade de resistência aeróbica. Dito isso, a especificidade da Avaliação com Exercícios de MAT Pilates também é essencial. Para tanto é necessário utilizarmos o Método Pilates como ferramenta de avaliação do próprio método.
Normalmente na nossa prática nos Studios de Pilates temos como costume realizar avaliações posturais, funcionais e antropométricas em busca das abordagens principais que teremos em relação aos objetivos dos nossos alunos. Você já parou para pensar que essas avaliações deveriam ser, na realidade, uma prática em qualquer modalidade?
Elas não são específicas para o método e não levam em consideração qual modalidade iremos utilizar a seguir – elas não embasam o planejamento de forma especifica!
E quais parâmetros você usa como base para escolher qual o nível de dificuldade dos exercícios que você vai prescrever para seu aluno? Começar pelo mais fácil e ir progredindo parece a resposta lógica, certo? Até pode ser a abordagem mais segura, mas certamente não é a mais eficiente.
Essa parece a melhor opção, mas você já parou pensar que seu aluno pode ser subestimado e que você vai perder tempo utilizando exercícios que não irão gerar adaptação? Ou pior, escolhendo exercícios abaixo da necessidade do seu aluno pode até mesmo levá-lo ao destreino.
Protocolo de Avaliação com Exercícios de MAT Pilates
Outro ponto, os exercícios do Método Pilates são, na sua maioria, globais. Considerando isso, e se o seu aluno tem flexibilidade para realizar um exercício avançado, mas não possui estabilidade lombo-pélvica para sustentar aquela posição? Você estaria aceitando colocá-lo em uma posição que pode representar risco de lesão? Quando é a hora certa de progredir nos exercícios?
Para responder essas e outras perguntas criei, com base na literatura científica disponível, um protocolo de Avaliação com Exercícios de MAT Pilates que utiliza exercícios do próprio Método Pilates para dar essas respostas e indicar em qual nível de habilidade seu aluno se encontra.
Levando em consideração diferentes aspectos como força de membros superiores, força de membros inferiores, mobilidade, flexibilidade da coluna, flexibilidade de extensores do quadril, força e funcionalidade abdominal, força de extensores da coluna e estabilidade lombo-pélvica.
Cada componente da avaliação exige a análise de mais de um exercício gerando scores que poderão ser acompanhados para garantir a evolução do seu aluno e o ganho de resultados consistes em menos tempo do que um treinamento sem a utilização de Avaliação com Exercícios de MAT Pilates.
Estamos falando de eficiência, melhores resultados em menos tempo o que levará a maior fidelização dos seus clientes e a entrega do resultado final prometido agregando muito mais valor ao seu trabalho. A comparação da evolução do seu aluno através de uma boa avaliação é primordial quando falamos em retenção de clientes e potencial de indicação.
Além de ver o retorno do seu trabalho de uma forma gratificante, você apresenta os resultados de tal maneira gerando vínculos e confiança. Só existe benefícios em incorporar um bom protocolo de Avaliação com Exercícios de MAT Pilates na sua metodologia de atendimento.
O que se deve observar durante a avaliação?
A Avaliação com Exercícios de MAT Pilates baseia-se na observação das habilidades do avaliado ao realizar uma série de exercícios de MAT Pilates. Para cada exercício estaremos observando aspectos específicos que representam uma ou mais das categorias avaliadas.
Cada exercício possui um número máximo de pontos possíveis e, ao final da avaliação, poderemos calcular se seu aluno é classificado como nível básico, intermediário ou avançado. Isso de forma geral e de maneira específica, entre as categorias citadas anteriormente.
As categorias são compostas pelos scores de um conjunto específico de exercícios e traz um olhar importante. Nossos alunos podem ter diferentes níveis entre as habilidades: muitas vezes um aluno com força pode não ser flexível e classificá-los somente de forma global pode acarretar em erros na hora de prescrever.
Esses resultados vão ajudar a planejar e escolher o nível de dificuldade apropriado dos exercícios, garantindo um trabalho individualizado e prescrito de forma adequada.
Além disso – tendo essa ferramenta em mãos -, será possível planejar os aumentos de dificuldade de forma periódica, períodos de regeneração e reavaliar para realizar os ajustes e apresentar os resultados.
Entre os aspectos observados estão:
- Capacidade de mobilização da coluna;
- Capacidade de controlar o movimento em fases excêntricas;
- Capacidade de manter a organização da cintura escapular;
- Capacidade de manter a sinergia na contração dos flexores e estabilizadores da coluna.
Conclusão
Avaliar é o primeiro passo de um trabalho responsável, de qualidade e eficiente. Entregar os resultados prometidos no menor tempo possível é o que representa um bom profissional que sabe exatamente o que está fazendo. Existem muitas prescrições realizadas sem planejamento, resultados que vem de forma lenta e muitas vezes por acaso.
Para ter base em um trabalho de sucesso que irá conquistar seus clientes de forma gratificante, tanto para você avaliar e quanto reavaliar seus alunos de forma específica é essencial. A palavra chave que uma boa Avaliação com Exercícios de MAT Pilates pode lhe trazer é EFICIÊNCIA.