Se você quer garantir o sucesso de seu Studio de Pilates, já fique sabendo que se especializar em diversas áreas, construir tudo do zero e comprar um monte de aparelhos e acessórios, não é a solução! Ter um bom relacionamento com os alunos é essencial para fidelizá-los e gerar rentabilidade.
Um Studio de Pilates não pode existir sem seus alunos e é por isso que, cada vez mais, buscam-se soluções para encurtar a relação entre instrutor e cliente, construindo uma relação mais íntima.
Hoje, como você se comunica com seus alunos de Pilates? Reflita sobre isso. Mesmo no período de quarentena, ter uma boa relação com sua carteira de clientes pode significar a manutenção dos seus negócios.
Uma pesquisa da revista sobre negócios norte-americana Bloomberg Businessweek descobriu que “oferecer uma ótima experiência ao cliente” se tornou um dos principais objetivos estratégicos das empresas.
Mas por que o relacionamento com os alunos é tão importante?
A importância do bom relacionamento
Quando o seu produto final é recorrente como acontece com os Studios de Pilates, em que os contatos diários são tão frequentes, ter uma boa relação e inspirar seus alunos deve ser um dos objetivo de toda a sua equipe.
Nem todas as empresas oferecem uma experiência boa (ou excelente) ao cliente. No entanto, as pessoas sempre preferem um Studio que as mantenha felizes e satisfeitas.
Imagina então quando você chega para uma aula e saí de lá eufórico e com novos amigos? É certeza que uma pessoa que passe por isso vá recomendar o Studio para os conhecidos e até fazer bons feedbacks nas redes sociais.
Felicidade e satisfação são os dois fatores críticos que mantêm os alunos fiéis a qualquer serviço e devem ser fatores determinantes da sua estratégia de relacionamento com os alunos.
O fornecimento de um excelente atendimento e serviço podem gerar ainda mais oportunidades de marketing e vendas.
Vantagens de melhorar o relacionamento com os alunos
Proporcionar um bom relacionamento com os seus alunos é fundamental para que eles lembrem de você e voltem sempre, mantendo seu negócio prosperando.
Abaixo vou mostrar três importantes razões pelas quais você deve priorizar o excelente atendimento ao aluno e como isso pode impactar o funcionamento do seu Studio de Pilates.
1. Retenção dos alunos
Já é conhecido no mundo dos negócios que a aquisição de clientes pode custar de 6 a 7 vezes mais do que a manutenção dos existentes.
Para pequenas empresas, com tempo e recursos limitados, a satisfação do aluno (consumidor) é ainda mais importante. Você simplesmente não pode se dar ao luxo de estragar a relação com eles.
Uma pesquisa americana constatou que 68% dos clientes encerram a relação comercial porque estão chateados com o tratamento que receberam. É por isso que oferecer um serviço rápido e útil ao aluno é fundamental para retê-los.
Manter os alunos satisfeitos também pode ser um dos fatores mais eficazes para o sucesso de um Studio, pois eles se tornam fiéis, e a partir daí, passam a se tornar fervorosos defensores e também um propagador dos seus métodos, o que faz com que eles indiquem seus serviços para mais e mais pessoas.
2. Aumentar as matrículas
Seus alunos atuais podem ser uma das suas melhores fontes de negócios.
Quando você conecta todos os seus canais de suporte e as ferramentas para administrar seu Studio – com o uso de sistema de gerenciamento ou até mesmo uma planilha excel, por exemplo -, todos as informações de cada aluno ficam consolidadas em um único local, desde o dia de vencimento, data de seu aniversário e outros dados relevantes para o seu negócio.
Isso permitirá avaliar o tempo médio (meses) que cada aluno permanece no seu Studio, podendo fazer uma pesquisa de satisfação para analisar erros e acertos e também avaliar o grau de recomendação dos seus serviços.
Além disso, armazenar os motivos pelos quais os alunos desistem das aulas e deixam de frequentar o seu Studio é extremamente importante para avaliar ajustes em sua operação.
Mas por que toda essa atenção ao relacionamento com os alunos pode ser benéfica para a empresa?
Quando você consolida informações do aluno, sobre o serviço e métricas de suporte em toda a empresa, não apenas todos podem fazer um trabalho melhor na construção de relacionamentos, como também é mais fácil de descobrir oportunidades de fazer vendas cruzadas e up selling.
E isso, claro, retorna em mais matrículas (vendas) para sua empresa.
A clientela que já foi conquistada e satisfeita tende a gastar mais dinheiro com sua marca e tende também a buscar você com mais frequência.
Além disso, vale destacar que não são apenas seus alunos atuais que precisam dessa dedicação – seus contatos em potencial também.
Mantenha uma lista de ex-alunos e também de contatos que passaram pelo seu Studio. Convide-os para uma aula experimental e deixe que eles experimentem os serviços oferecidos por você.
3. Melhorar os serviços que você oferece
Seus clientes são um link crucial para o mundo exterior.
As ferramentas de relacionamento podem ajudá-lo a fazer mais do que apenas oferecer suporte em dúvidas sobre aulas ou pagamento. Elas podem ajudá-lo a melhorar praticamente todos os aspectos do seu negócio.
Se você mantiver um canal aberto para contato empresa-consumidor, conseguirá obter as informações necessárias para tomar decisões mais eficazes, rápidas e inteligentes.
Assim, poderá ver quais modificações e recursos que os alunos gostariam de ver em seu Studio, flexibilizar horário das sessões, criar novas turmas ou identificar quais são os maiores problemas.
Portanto, esses dados de atendimento são cruciais para conduzir as decisões mais importante!.
Exemplo prático
Vamos analisar um Studio onde o valor médio de sessão é de R$ 50. Um aluno fecha um pacote com 2 vezes por semana, 48 semanas por ano. Logo, se esse aluno permanecer por um ano terá investido R$ 2.400 em sua empresa.
E, se por alguma experiência negativa, esse aluno abandonar suas aulas no primeiro mês, isso quer dizer que você perde mais de 90% do retorno esperado. Lembre-se sempre, cada aluno conta e merece atenção especial.
Muitas pessoas cometem o erro de analisar apenas o saldo de uma aula e pensar que deixaram de receber apenas os R$ 50 da sessão perdida. Não, aquele consumidor era um ativo da sua empresa e também poderia indicar novos alunos.
Que tal avaliar os alunos perdidos nos últimos seis meses
Anote todos os passos que apresentamos aqui e tente identificar todos os alunos que se matricularam e não voltaram mais ao seu Studio.
Veja se ainda tem os contatos de WhatsApp ou mesmo de e-mail e elabore uma pesquisa de satisfação.
Tente obter informações relevantes sobre o abandono e insatisfação de cada um, avalie as respostas e implemente medidas para eliminá-las.
Alguns casos serão por causa do valor. É possível oferecer algum desconto para um acordo de longo prazo? Outros podem ser por falta de tempo. Neste caso, se houver mais mais um interessado, não seria o caso de flexibilizar os horários?
Estes dois cenários acima são bem comuns, você pode encontrar falhas operacionais, erros de atendimento ou mesmo desencontro com métodos praticados. Tudo isso serve de aprendizado para melhorar o serviço prestado.
Conclusão
Independentemente do seu nicho de atuação, o relacionamento com os alunos é o fator mais crucial para distinguir sua empresa dos concorrentes.
Não importa o quão excepcional é a qualidade da aula que você oferece, se o relacionamento com os alunos não for bom, não conseguirá retê-los e nem adquirir novos.
É importante lembrar que “o aluno é quem manda” e você precisa tomar todas as medidas possíveis para oferecer uma experiência verdadeiramente excepcional, fazer com que ele se sinta valorizado e respeitado.
Com um foco maior no relacionamento com os alunos, seu Studio de Pilates perceberá um impacto positivo na lealdade do cliente, maior retenção e aumento de receita. Acredite!