As varizes são um problema que afetam o dia a dia de 70% da população. Conforme apresenta a Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular, as varizes atingem sete em cada dez brasileiros.
Apesar das mulheres serem mais suscetíveis (duas a três vezes mais), o público masculino também pode ser acometido pelas veias dilatadas.
Aah! Tratar varizes não é apenas um procedimento estético, mas sim, questão de saúde já que elas provocam incômodos, dores, inchaço, coceira e podem até mesmo provocar problemas maiores.
Considerada uma doença crônica, hoje em dia já existem diversos tipos de tratamentos. Mas você sabia que o Pilates para varizes pode ser um ótimo aliado?
É isso mesmo! O Pilates para varizes é indicado pois os exercícios não possuem grandes impactos e ajudam no fortalecimento, condicionamento físico e circulação sanguínea amenizando os sintomas.
Quer saber mais sobre o que são as varizes, o que causa este problema e como o Método Pilates pode auxiliar no tratamento? Então continue lendo esta matéria e confira!
O que são varizes?
As varizes são veias torcidas e dilatadas provocadas pelo mau funcionamento das válvulas sanguíneas, que normalmente afetam as regiões das pernas e pés.
As válvulas que “abrem e fecham” ajudam na circulação pois são responsáveis por fazer o sangue fluir para cima em direção ao coração.
Quando essas válvulas não estão fazendo o seu trabalho corretamente por conta da dilatação das veias, um certo volume de sangue vai ficando estagnado, sobrecarregando os capilares, favorecendo o edema, causando sintomas e desencadeando as alterações de pele.
À medida que as veias se expandem, elas se tornam mais visíveis porque ficam mais próximas da superfície da pele, formando os padrões típicos das varizes e vasinhos.
Quais os tipos de varizes?
Diagnosticadas das mais simples até as mais severas, existem três tipos de varizes:
Aranha Vascular: são pequenas veias arroxeadas – estágio inicial – que popularmente as conhecemos como “vasinhos”.
Varizes: quando as aranhas vasculares viram varizes, é sinal de que o sangue está tendo maiores dificuldades para voltar ao seu trajeto normal e que por isso, já atingiu vasos maiores causando um agravamento.
Edema: os edemas é quando existem muitas varizes formando inchaços nas pernas. Esses inchaços podem causar cãibra, sensação de queimação, sensação de peso e dor no trajeto das varizes.
Além disso, as varizes podem evoluir para um caso mais grave como a trombose, onde se forma um coágulo sanguíneo na veia.
Como o Pilates para varizes pode ajudar?
Por conter movimentos leves e trabalhar a circulação sanguínea, o Pilates para varizes ajuda no tratamento evitando dores e colaborando para a melhora significativa do quadro clínico – diminuição das dores e dos inchaços.
Sem contar que, os exercícios de Pilates para varizes ativam a circulação do sangue nos músculos e, ao mesmo tempo, trabalha-os, evitando a congestão venosa.
Assim, como consequência, há uma melhora da disposição para realizar outras atividades do cotidiano, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Conclusão
Como podemos notar, as varizes são um problema que afeta não só a estética e autoestima, mas também a saúde, incomodando e dificultando as atividades diárias do ser humano.
Entretanto, através da prática regular e do acompanhamento correto, o Pilates para varizes proporciona melhoras no tratamento ao aliviar dores, melhorar a circulação e diminuir os incômodos e inchaços.