Que os exercícios físicos são primordiais para a saúde nós já sabemos. Isso acontece porque o corpo é um organismo complexo e totalmente conectado, ou seja, movimentar-se pode auxiliar no controle de problemas cardíacos, mas também dentários. Pensando nessa conexão, a prática de Pilates é uma forma de manter a mente e o corpo são, com benefícios a curto e longo prazo.
A compreensão das conexões entre cada parte do organismo humano é um dos diferenciais do Método.
Instrutores formados e autorizados a oferecer essa modalidade de exercício utilizam repetições e movimentos que tornem a saúde física o mais próxima possível do equilíbrio, fortalecendo músculos e ligamentos.
Todos esses benefícios para o corpo também se refletem na saúde bucal de quem pratica Pilates, desde que, claro, essas pessoas frequentem uma clínica odontológica com regularidade.
Quer saber mais sobre os benefícios da prática de Pilates para a saúde odontológica? Então continue lendo o conteúdo abaixo para entender melhor sobre o assunto!
Como a prática de Pilates ajuda a saúde como um todo?
Antes de mais nada, é prudente compreender o que é a prática de Pilates e o intuito dessa modalidade de exercício, da qual vem se popularizando no país.
Pilates é o nome dado ao tipo de exercício ministrado em institutos especializados, mas do qual tem visto a demanda crescer em academias comuns, pois os benefícios e recomendações de profissionais vêm desde ortopedistas, até dentistas periodontistas.
Assim, o Método constitui a prática de exercícios no chão, conhecido como MAT Pilates ou em equipamentos propriamente criados para essa finalidade. Cada movimento é pensado para promover o fortalecimento muscular, melhora no equilíbrio e flexibilidade do praticante.
Os princípios dos exercícios também trabalham questões além das mencionadas, como:
- Fluidez de movimentos;
- Concentração;
- Controle físico e psicológico;
- Melhora a respiração.
Por lidar com mais de um sistema do organismo humano, o Pilates é recomendado para fortalecimento muscular junto à fisioterapia, como processo de recuperação inicial.
Recentemente, o Método também passou a se popularizar pela recomendação de profissionais para auxiliar na recuperação pós-contaminação com a Covid-19, pois trabalha a respiração, potencializando o processo de fisioterapia respiratória.
Em decorrência de todas essas vantagens, existem grandes avanços na saúde bucal, pois a boca reflete as condições físicas como um todo. Sendo assim, até um dentista 24h pode acabar recomendando a prática de Pilates como forma de aumentar o controle físico e alívio do estresse, auxiliando com problemas como o bruxismo, por exemplo.
Quais doenças bucais podem ser tratadas com a prática de Pilates?
A prática de Pilates pode auxiliar na melhora de diversos sintomas físicos e na prevenção de uma infinidade de doenças. Portanto, a saúde bucal não ficaria de fora dos sistemas melhorados por essa série de exercícios.
Por ter movimentos com foco no fortalecimento muscular, como controle da respiração nasal e bucal, o praticante de Pilates acaba observando a melhora em mais aspectos físicos, além dos populares, como flexibilidade e tônus muscular.
A consciência corporal e o fluxo respiratório têm papéis de suma importância na prevenção de doenças bucais. Para começar, tais práticas tornam o controle do estresse mais fácil, o que previne o surgimento (ou agravamento) do bruxismo, problema sério que causa desgaste dentário e, consequentemente, perda das dentições a longo prazo.
Um dentista especialista em prótese pode recomendar a prática de Pilates para pacientes com histórico de traumas odontológicos gerados pelo impacto ou pelo costume de ranger os dentes.
Por também ter um papel crucial na melhora do fluxo respiratório, o instrutor de Pilates auxilia no processo de respiração pelo nariz em vez da boca, o que pode auxiliar a controlar a xerostomia (boca seca).
A xerostomia gera uma série de problemas, como o ressecamento bucal, o que afeta a circulação da saliva, resultando em cáries, maior acúmulo de placa bacteriana e gengivite.
Por isso, profissionais da odontologia cada dia mais incentivam seus pacientes a aderirem à prática de Pilates.
Qual a importância de cuidar da saúde bucal?
O corpo é um organismo, como já bem sabemos, logo os órgãos dependem uns dos outros para um funcionamento pleno. Isso gera uma complexa conexão entre cada sistema presente na compleição humana.
A saúde mental afeta todo o sistema digestivo, da mesma forma, a saúde bucal pode ter efeitos catastróficos no sistema cardiovascular, por exemplo.
Cuidando da saúde bucal, o indivíduo assegura que problemas como cáries não geram doenças cardiovasculares, assim como todo o processo de ingestão e digestão de alimentos fique regular.
Sendo assim, manter os cuidados bucais é uma forma de prevenção para problemas muito além daqueles tratados nas melhores clínicas de implantes dentários.
Conclusão
Está mais do que claro que a prática de Pilates oferece muitas vantagens à saúde e bem-estar físico e emocional de quem o insere na rotina. Atrelado a esses benefícios, é possível, inclusive, melhorar a saúde odontológica, especialmente porque o Método oferece consciência corporal e fluxo respiratório.
Por isso, uma recomendação básica, porém fundamental: escove os dentes após cada refeição, use o fio dental, faça consultas regulares com o dentista, pratique Pilates e não ignore a saúde psicológica. Desta forma, o corpo estará em pleno funcionamento para uma vida longa e saudável.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.