Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Quando se fala em melhorar o seu espaço de trabalho gastando pouco, seja ele um Studio de Pilates, sala de aula, salão ou academias, deve-se pensar em alguns aspectos importantes a avaliar. Seja para atrair novos clientes com inovações de mercado ou até mesmo manter os atuais. 

Caso você tenha um Studio consolidado, o correto é sempre buscar novas melhorias, mesmo que o orçamento esteja baixo, pois é possível realizar reformas gastando pouco, sejam físicas ou até mesmo nas redes sociais, que hoje são os principais veículos de divulgação para um espaço. 

Ficou interessado em como melhorar seu Studio gastando pouco? Veja abaixo como adotar as melhores estratégias. Boa leitura!

10 dicas de como alavancar seu Studio de Pilates gastando pouco

1. Estética do ambiente

Ao pensar em estética, o que vem em sua mente? Um espaço ultra moderno, reformado, cheio de detalhes em gesso, esculturas e afins? 

Não é necessariamente isto que a estética em si se refere, mas sim como o ambiente está organizado em um todo, considerando pequenos reparos, decoração, cores, limpeza, conservação dos materiais, luminosidade artificial e natural.

Imagine que no seu espaço de Pilates tenha um pequeno buraco na parede e você nem se importa tanto, afinal de contas é um buraco que já estava ali desde que você chegou, talvez o antigo proprietário do espaço o tenha feito para pendurar algo na parede. 

Hoje em dia os seus alunos fazem as aulas olhando para este buraco na parede que parece simplesmente insignificante. Outros pequenos reparos podem ser, quem sabe, o teto do banheiro embolorado, uma janela trincada, um trinco de porta quebrado, uma lâmpada que não funciona, etc.

Todos esses são exemplos de pequenos detalhes que por vezes podemos nem se importar, mas saiba que estes defeitos podem passar uma péssima imagem do seu trabalho.

Então você irá se perguntar: mas o que estes defeitos no ambiente dizem a respeito do meu trabalho?

A resposta é simples e clara: o seu cliente poderá pensar que se você pouco se importa com os reparos a serem arrumados em seu próprio Studio, você também pouco vê, pouco percebe ou sequer se importará com os detalhes das disfunções a serem melhoradas e objetivos dos seus alunos. 

Ou seja, a imagem que seu ambiente traz diz muito sobre a forma o qual você trabalha, se tem atenção e preocupação com os detalhes a serem corrigidos como durante os exercícios, na postura e desempenho do aluno.

Em geral, estes pequenos reparos são de baixo custo. O simples esforço de melhorar o ambiente também reflete o quanto você pode potencializar os resultados com seus alunos, além de agradar os clientes gastando pouco.

2. Limpeza e cheiro do ambiente

A limpeza é essencial em qualquer lugar, já que ela diz muito da qualidade e cuidado do nosso trabalho, por isso, apresentar um ambiente limpo e com cheiro agradável que não seja forte demais trará uma boa impressão dos novos clientes que surgem e dos frequentadores. 

O uso de essências perfumadas naturais como óleos essenciais traz um frescor agradável e cria uma neuro associação de bem-estar e tranquilidade ao ambiente e as atividades ali praticadas. Produtos de limpeza e boa vontade fazem toda a diferença e não custam nada.

3. Sua apresentação

Você é o “rosto” do seu Studio e a porta de entrada dos clientes. Ter uma boa imagem, cuidar da aparência física e bom hálito trazem uma boa impressão, e afinal de contas, você é instrutor de Pilates e deve-se mostrar saudável, longe do sedentarismo e com boa aparência. 

Usar produtos de higiene pessoal como desodorante e perfume, trocar as suas roupas quando suarem ou apresentarem mau odor durante as aulas, tomar banho em intervalos entre o período de atendimento e estabelecer critérios de higiene para seus funcionários e usuários são grandes ferramentas para ter uma ótima apresentação.

Em resumo:

  • Cuidados com a sua aparência física;
  • Troca de roupas e/ou banho em intervalos;
  • Recomendação aos funcionários e alunos (levar trocas de roupa e desodorante);
  • Uso de plaquinhas divertidas na parede do tipo: “todo mundo aprecia alguém cheiroso” com a imagem de alguém usando um desodorante.

4. Organização do espaço

Disponha os objetos de modo que eles fiquem visíveis e organizados. Os aparelhos também devem estar em uma posição que facilite que os alunos circulem entre um equipamento e outro facilmente sem ter objetos no meio do caminho. 

Você pode optar por instalar suportes na parede para colocar os objetos usados nas aulas, como o magic circle, elásticos ou molas. Esta organização traz fluidez às atividades e não custa nada mais do que seu tempo e atenção.

5. Músicas e ruídos do ambiente

Tome cuidado ao escolher as músicas para tocar no ambiente, algumas podem atrapalhar na fluidez da realização dos exercícios ou até mesmo o volume pode impedir que o aluno entenda o comando com clareza, requerendo que você repita o tempo todo e com isso prolongando o tempo de aula ou a tornando maçante. 

Ruídos e sons, em alguns casos, podem atrapalhar a aula. Eles chegam muitas vezes da rua, estabelecimentos próximos ou até de um ventilador ou ar-condicionado. Por isso, certifique-se de ter fechado as portas e janelas e ter um ar-condicionado ou ventilador silenciosos, impedindo de atrapalhar nas aulas.

6. Ventilação no local

Já sentiu uma sensação de sufoco ou mal-estar em algum lugar que você visitou?

É importante manter o ambiente bem arejado e ventilado, mesmo que seja uma vez ao dia em intervalos de atendimentos. 

Caso o Studio fique com ar-condicionado ligado e janelas fechadas, dê um momento e abra as janelas e desligue o aparelho, deixando o ambiente ventilado por 15 minutos ao menos.

7. Visibilidade

Já parou para pensar sobre quantas pessoas conhecem o seu Studio? Será que você tem usado estratégias para tornar ele mais conhecido? Talvez distribuir panfletos? 

Todas estas são questões importantíssimas, sendo possível realizar gastando pouco e que determinam quantos alunos a mais vão vir até você. Além dos panfletos, também é possível adotar novas estratégias para que os clientes se identifiquem, como:

  • Criar banner de divulgação;
  • Divulgação nas redes sociais;
  • Cadastro no Google Maps;
  • Cadastro em sites de divulgação de Studios de Pilates;
  • Melhorar o seu letreiro/logotipo que identifica o Studio como deixá-lo em altura visível ou com cores mais atrativas e letras maiores.

Lembre-se do ditado: quem não é visto não é lembrado!

8. Excesso de informação

Certifique-se de que não haja excesso de informação no seu espaço como muitos objetos dispersos, cores diferentes, luzes, além de excesso de banners e panfletos.

Opte pelo mais simples e claro de se entender tanto no ambiente interno quanto às informações externas do seu local. Muitos quadros e decoração excessiva deixam o espaço cheio de informação, portanto, às vezes menos é mais.

9. Comodidades

Oferecer comodidades aos seus clientes como café, chá e bolachas soa agradável, assim como dispor de um sofá e pequenos pufes para acomodar seus alunos.

Esses são pequenos agrados aos alunos que são possíveis realizar gastando pouco e ajuda a ser um diferencial, aumentando a intimidade, além de criar um laço afetivo. 

10. Interações nas redes sociais

O último e mais importante tópico é o de interagir nas redes sociais.

Hoje em dia tudo funciona na base das redes sociais. Impossível negar que os que mais fazem sucesso são os que têm interação com a internet em qualquer ramo que seja. 

Por isso é indispensável investir na interação nas mídias da internet, gravar vídeos curtos de 1 a 5 minutos, postar exercícios, mostrar o clima animado, você e os funcionários trabalhando no dia a dia e aguçar a vontade dos telespectadores em conhecer o seu Studio.

Atualmente o Facebook e Instagram cobram a partir de 4 reais para impulsionar uma publicação.

Sempre atualize as suas páginas, seja diariamente ou semanalmente. O mais importante é manter a conexão com o telespectador, aproximando ainda mais de você e possibilitando maior número de alunos matriculados.

Este é um meio sem custo algum que você pode e deve usar para ganhar visibilidade e criar conexões.

Conclusão

Mesmo que você acredite que seu Studio não tenha para onde melhorar, é possível pesquisar novas ideias para alavancar seu espaço gastando pouco.

Investir em sua carreira de instrutor de Pilates nunca é demais. Sempre existem inúmeras maneiras para adquirir novos conhecimento e assim aumentar a gama de atendimento em seu espaço.

Já pensou você com seu próprio Studio de Pilates, dando aulas no seu espaço, do jeito que você se sente bem e lucrando muito mais com a atividade que ama?

Ficou interessado em abrir um Studio de Pilates e iniciar sua trajetória no Método? O Grupo VOLL disponibiliza 3 aulas GRATUITAS sobre o passo a passo em um espaço novinho! Clique aqui para garantir a oportunidade!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.