Pilates recebeu esse nome como forma de homenagear Joseph Pilates, criador da CONTROLOGIA no Pilates (a arte do controle), que dizia: “O mundo inteiro deveria estar fazendo meu método”. Ele tinha razão.
Recebemos este presente e desejamos promover essa REVOLUÇÃO na vida dos nossos clientes, um verdadeiro “RETORNO À VIDA”. O sentir-se pleno, inteiro, quem você verdadeiramente é. Observe o quanto é renovador sentir a autenticidade encontrada nos animais, assim como a natureza do movimento quando bebê… mas vamos crescendo, trabalhando e sendo afastados da nossa verdadeira essência.
Para entender melhor sobre a Contrologia no Pilates, continue lendo!
Concentre-se, conecte a mente ao corpo
RESPIRE intensa e profundamente, soltando todo o ar que existe dentro dos seus pulmões. Promova essa verdadeira lavagem interna. CENTRALIZE, aprenda a ativar o seu centro de força (o Power House, conforme nomeou Joe), comumente solicitado em: “Leve o umbigo às costas”. Imagine o quanto cada animal tem o seu RITMO, do gato ao elefante, da lesma à ave – e sinta-se livre para “respeitar o seu próprio ritmo”.
FLUIDEZ de movimento, harmonia de existência para que o tudo seja executado de maneira PRECISA, correta. Perceba a CONTROLOGIA tomando conta do seu ser como um todo, nutrindo cada célula do seu corpo. Faça do seu equipamento seu parceiro de dança e sinta seu corpo mover em sintonia com sua alma. E perceba a leveza e a inteireza de simplesmente ser! Que a música seja a do ruído das molas, da sua respiração, do seu esforço. Entregue-se à vida através desse movimento.
E compreenda o quão fora do controle muitas vezes andamos com nossas vidas. Reflita a possibilidade de tomar as rédeas da situação, com a mudança de pequenos atos: na sua postura, respiração, na estabilização do seu eixo, sua coordenação, a busca da perfeição em cada movimento do corpo. Podemos dizer que é realmente gratificante fazer parte deste processo TRANSFORMACIONAL, de cura, de revolução, mudança de atitude e de objetivos na vida das pessoas, ajudando cada um a se realizar enquanto ser humano.
Devemos, portanto, respeitar os limites de cada um, adaptando as necessidades específicas em cada caso. O Pilates é um trabalho para todas as idades, gêneros, condições físicas e de saúde. Fazer mais do que você acha que pode fazer.
Vanessa Melo
Diretora PilatesZone
Perfeito!!!! dá para perceber a paixão pelo método na escrita. S2