Embora hoje tenhamos a ideia quase automática de que estar nas redes sociais mais usadas do Brasil é importante para divulgar um negócio e seus produtos ou serviços, existe um mundo fora desses sites e aplicativos.
Afinal, como faziam as empresas há alguns anos, antes da explosão das mídias sociais? Tudo funcionava de forma diferente, é claro.
Hoje, podemos perceber que os meios de divulgação de antigamente ainda podem trazer resultado para algumas empreendimentos, dependendo da estratégia.
Redes como Facebook, Instagram, Twitter e outras estão transbordando informação.
Desde conteúdos de entretenimento até empresas executando estratégias agressivas de marketing, tudo isso atinge em cheio os usuários das mídias, que são bombardeados a todo o tempo por todo tipo de anúncios, notícias e conteúdos que disputam sua atenção.
Considerando então esse cenário, passa a ser uma ótima ideia pensar também em estratégias fora das mídias digitais para divulgar trabalhos fisioterapêuticos.
Veja aqui algumas dicas:
1) Organize seus Próprios Eventos
Eventos corriqueiros ou grandes congressos são procurados por diversos perfis de pessoas que buscam aumentar suas redes de contato, aprender mais sobre um assunto e ver novidades.
Desde palestras simples e eventos gratuitos organizados em coworkings, até aqueles que reúnem um grande número de profissionais da sua área em auditórios grandes: tudo isso pode ser uma estratégia para divulgar seu trabalho sem depender exclusivamente das redes sociais.
Identifique parceiros, profissionais, professores e colaboradores que tenham boa oratória e conteúdo relevante para compartilhar e os convide para palestras.
Chame também clientes, leads e demais interessados no assunto para participar.
Se seu objetivo atual for falar com interessados em pilates, por exemplo, pode ser interessante organizar um encontro em um café para fazer palestras curtas sobre saúde e bem-estar.
Na plateia podem estar pessoas da região que tenham perfil para se tornarem clientes.
E claro, não se esqueça dos cartões de visita, pois este será um momento favorável para divulgar um negócio.
2) Seja uma Referência em outros Palcos
Além dos eventos próprios, pode ser uma estratégia muito poderosa transformar sua marca e o seu nome em uma grande referência para o seu segmento.
É por meio dessa autoridade que você consegue divulgar um negócio e os serviços que você pode oferecer.
O primeiro passo é pensar em temas de palestras.
Por exemplo: se você se tornou uma das grandes referências da sua região em Pilates Contemporâneo, pode virar um formador de opinião para outros profissionais e, consequentemente, criar valor para potenciais clientes.
Em eventos de saúde e de fisioterapia, por exemplo, será possível ter seus minutos de fama subindo ao palco para compartilhar sua expertise.
Pense no diferencial do seu trabalho para encontrar um tema de palestra atraente e que difere do que já está sendo feito por aí.
Por exemplo: às vezes, a sua história como empreendedor pode ser mais impactante que as questões técnicas dos pilates. O ideal é encontrar uma forma de explicitar as ideias que crie uma identidade única para o que você pretende compartilhar.
Busque contatos e se posicione como um possível palestrante para eventos externos.
Para começar a treinar e prototificar seus conteúdos, procure escolas e faculdades que possam ter interesse em oferecer uma palestra para seus alunos.
Estar no palco é uma excelente forma para propagar suas ideias, criar credibilidade e ganhar visibilidade de forma rápida.
3) Pense nas Mídias Off-line para Divulgar um Negócio
Também chamadas de mídias tradicionais, veículos como TV, rádio, revistas e panfletos podem ser opções que sua empresa deve analisar.
Um anúncio em um jornal impresso, em uma revista ou até em programas de rádio que atinjam o público que você deseja, podem ser alternativas às divulgações nas redes sociais.
Em algumas regiões, o marketing em carro de som também pode surtir algum efeito.
Nesses casos, sempre se coloque no lugar dos moradores para identificar os melhores horários e as melhores ruas em que o carro vai passar.
Por exemplo: um som alto divulgando seus serviços em pleno domingo às 8h, pode ser um “tiro no pé”, pois vai acordar as pessoas e despertar antipatia.
O importante aqui é pensar nessas mídias de maneira inteligente, levando em consideração o conteúdo, o público-alvo e, principalmente, seus objetivos.
Lembre-se que investir em um meio de comunicação sem um planejamento detalhado é “jogar dinheiro fora”.
4) Não se esqueça do Marketing “boca a boca”
Reputação é um dos maiores bens que uma marca pode ter hoje em dia.
Se seu serviço é de qualidade, seu atendimento é surpreendente e seus clientes saem com uma impressão positiva após receberem seus serviços, certamente essa é uma semente para uma possível divulgação espontânea.
É natural do ser humano querer compartilhar boas experiências, portanto, se sua prestação de serviço superar as expectativas, você conseguirá obter uma propaganda orgânica por meio de seus próprios clientes.
Aproveitar-se dessa maneira de divulgação pode ser fundamental para o seu negócio, já que indicações de conhecidos costumam surtir mais efeito do que ler comentários de um desconhecido na internet.
5) Pense em Parcerias com outros Empreendedores
A grande chave dessa dica é o “ganha-ganha”.
Isso significa que você precisa identificar uma proposta de parceria que seja boa para divulgar um negócio e para a empresa do parceiro.
A divulgação de panfletos nos pontos de atendimento um do outro é uma ideia simples que pode trazer resultados rapidamente.
Um restaurante próximo pode oferecer um espaço para exposição de flyers e cartões de visitas, e você pode usá-lo para colocar seu material de divulgação.
Aproveite e verifique com o dono do local se ele também precisa de ajuda para se popularizar, se posicionando como alguém que deseja contribuir também.
É possível ainda fazer pacotes de vendas de serviços e/ou produtos em parceria com outros empreendedores. Uma boa ideia é criar cupons de desconto para os clientes um do outro.
Essa forma de trabalhar é interessante, pois gera um ciclo de apoio e incentiva a colaboração entre os empreendedores de diferentes segmentos, sem te colocar em situações constrangedoras com concorrentes.
Concluindo…
Viu como é possível ampliar suas estratégias de divulgação além das redes sociais?
Você já testou alguma delas descrita acima para divulgar um negócio? Qual delas achou mais interessante?
Conte sua experiência ou deixe suas dúvidas nos comentários!
Bacana.
Bacana.