São tantos exercícios que o Método Pilates oferece que fica difícil lembrar de todos e ainda reforçar sobre cada disfunção, limitação e sintoma que seu aluno/paciente sente, não é verdade?! Por isso é importante ter um bom planejamento de aula no Pilates, além de uma rotina em seu Studio, nos atendimento domiciliares e até no formato online.
Sem se esquecer de, claro, estar atento a cada aluno, proporcionando por meio de comandos, a melhor performance e a prevenção do exercício.
Tudo parte do ponto sobre qual a modalidade de Pilates que estamos falando seja Clássico ou Contemporâneo, já que cada modalidade terá a sua parte singular. Vejamos características abaixo de um bom planejamento de aula.
Como realizar o planejamento de aula no Pilates Clássico?
O Pilates Clássico é a modalidade raíz do Método, criada pelo Joseph Pilates, caracterizado por ordem pré-estabelecida, movimentos graduais em números e etapas divididas na construção de cada exercício, bem como movimentos e posturas específicas de entrada e saída em cada equipamento, além do uso de número específico para certos exercícios.
Tendo como foco principal a funcionalidade do core e acompanhada da respiração diafragmática. Nesta modalidade o aluno só deve avançar de nível quando está com excelente performance do exercício mais basal (isso devido a metodologia criada e também para segurança contra lesões osteomusculares e ligamentares).
Também não há música e pouca ou nenhuma interação entre os colegas ou em grupo, já que a concentração deve ser a máxima na performance do seu corpo em conexões de crescimento axial, contração de core e respiração.
Os aparelhos do Pilates Clássico seguem as medidas estabelecidas por Joseph em sua metodologia. Uma curiosidade é que todos os nomes dos exercícios são em inglês, o que facilita a linguagem de estudo quando artigos científicos ou livros na língua inglesa.
Pilates Contemporâneo X Planejamento de aula
Este por sua vez, não possui sequência ou número de repetições pré-estabelecidas, podendo ser executado de modo mais dinâmico, com música e circuito de aparelhos.
Há trabalho de ativação de core, porém há maior liberdade para que a aula seja elaborada mediante anamnese prévia da condição funcional do aluno, nos quesitos de flexibilidade, mobilidade, presença de disfunção, diminuição de tensão, queixa álgica, inibição de dor, otimização de humor, e não apenas condicionamento físico e a otimização da performance funcional.
Há atenção para o padrão respiratório, entretanto muitas vezes está livre mantendo a atenção da inspiração e da expiração.
Também não há todos os aparelhos (ou equipamentos) que há na modalidade clássica, como é o caso da “arm chair” (aparelho clássico), e de acordo o desejo das empresas que a fabricam pode haver modificação de tamanho, número de molas e designer. A finalização da aula acontece de pé, mediante a sequência.
Exemplo de organização e planejamento de exercícios do Pilates Clássico
Como no exemplo abaixo, você pode criar uma planilha de prescrição de exercícios que proponham objetivos fisiológicos e funcionais. Desta forma, o planejamento de aula mais detalhado vai oferecer uma série de exercícios para um mesmo objetivo e o que contribuirá para lhe ajudar a mesclar os movimentos, garantindo aulas dinâmicas e diversificadas.
PRESCRIÇÃO DE AULA
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EXERCÍCIOS | OBJETIVOS |
Hundred
Single Leg Stretch Foot Work |
Aquecimento |
Spine Stretch
Roll Down Roll up Cat |
Mobilidade |
Table Top
Pelvic cirl Swimming Rolling like a ball |
Estabilização |
Side Kick Teaser Single leg stretch Swan Roll Up Pelvic Lift Rollover |
Fortalecimento |
Agachamento
Running |
Equilíbrio
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Fonte: Arquivo pessoal
Exercícios em Diversos aparelhos – Prescrição | Ação Funcional | |
Cat |
MAT, Reformer, Cadillac, Chair |
Mobilidade de coluna + Ativação do reto abdominal |
Elephant | MAT, Reformer | Mobilidade de coluna + equilíbrio + coordenação |
Hamstring 1 | Chair, Cadillac | Along de IST´s + Coordenação + mobilidade de tronco + along de MMII + |
Fotwoork | MAT, Reformer, Cadillac, Chair | Fort + coordenação + controle de centro + BBTT + along |
Doub leg Pumps | MAT, Chair | Fort + coordenação + controle de centro + BBTT + along |
Standin leg pumps | Chair | Fort de MMII + coordenação + equilíbrio |
Monkey | Reformer, Cadillac | |
Arm Series | Reformer, Chair | Fort de MMSS + Fort de deltoide, grande dorsal, redondo maior e peitoral maior |
Leg series | Reformer, Chair | Reto abdominal |
Swimming | Barrel, MAT | Potência do CORE + fprt de músculos escapulares + trapézio + longuíssimo |
MAT, Reformer | Aquecer o corpo + vasodilatação em MMSS/Aumento da FC, FR e PA |
Fonte: Arquivo pessoal
É importante frisar que um exercício pode ser feito em diversos equipamentos, resultando na mesma funcionalidade.
Entretanto, em algum equipamento o exercício poderá ser mais fácil a execução do que em outro equipamento, e o oposto disto, há equipamentos que deixarão mais difícil o esforço para manter a contração de core e executar o movimento, isso também diz a respeito a exercícios no solo.
Organização e planejamento de exercícios do Pilates Contemporâneo
A modalidade Contemporânea é uma adaptação dos exercícios clássicos, por um conjunto de variações e acessórios que não possuem nomes específicos e são utilizados dos mesmos que o Clássico, porém com menos exigência.
A finalização da aula acontece mediante escolha do professor, seja por alongamento com faixa, exercícios de mobilidade, e alguns profissionais optam por massagem, o que não é muito interessante, já que se elevou o tônus muscular do aluno durante o exercício e não faz muito sentido relaxá-lo.
O uso de acessórios pode, assim como as molas dos equipamentos, ajudar ou atrapalhar mediante o exercício que seja feito.
Exemplos de acessórios:
- Bola suíça;
- Magic circle;
- Theraband;
- Miniband;
- Fitball;
- Tonning ball;
- Rolo;
- Halter;
- Caneleira;
- Anel de Yoga e Pilates;
- Step;
- Prancha de equilíbrio;
- TRX;
- Bosu;
- Steps.
Conclusão
Ambas as modalidades podem beneficiar o aluno, não se trata de que modalidade é mais importante, mas sim de como seu paciente consegue trabalhar em performance adequada.
Por exemplo, um aluno ao adentrar no Método nunca praticou o Pilates antes, pode se sentir desestimulado, cansado e hipotente a ser solicitado tantas conexões de modo simultâneo, e até desistir do Pilates, diferente de um aluno que já tenha contato prévio ou que consiga ao menos contrair de modo satisfatório seu abdômen.
Se você souber trabalhar com as duas modalidades – e principalmente, ter um bom planejamento de aula, conseguirá adaptar a cada perfil de paciente, compreendendo suas dificuldades, além de agregar e trabalhar gradativamente a sua propriocepção corporal.