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São tantos exercícios que o Método Pilates oferece que fica difícil lembrar de todos e ainda reforçar sobre cada disfunção, limitação e sintoma que seu aluno/paciente sente, não é verdade?! Por isso é importante ter um bom planejamento de aula no Pilates, além de uma rotina em seu Studio, nos atendimento domiciliares e até no formato online.

Sem se esquecer de, claro, estar atento a cada aluno, proporcionando por meio de comandos, a melhor performance e a prevenção do exercício. 

Tudo parte do ponto sobre qual a modalidade de Pilates que estamos falando seja Clássico ou Contemporâneo, já que cada modalidade terá a sua parte singular. Vejamos características abaixo de um bom planejamento de aula.

Como realizar o planejamento de aula no Pilates Clássico?

O Pilates Clássico é a modalidade raíz do Método, criada pelo Joseph Pilates, caracterizado por ordem pré-estabelecida, movimentos graduais em números e etapas divididas na construção de cada exercício, bem como movimentos e posturas específicas de entrada e saída em cada equipamento, além do uso de número específico para certos exercícios. 

Tendo como foco principal a funcionalidade do core e acompanhada da respiração diafragmática. Nesta modalidade o aluno só deve avançar de nível quando está com excelente performance do exercício mais basal (isso devido a metodologia criada e também para segurança contra lesões osteomusculares e ligamentares).

Também não há música e pouca ou nenhuma interação entre os colegas ou em grupo, já que a concentração deve ser a máxima na performance do seu corpo em conexões de crescimento axial, contração de core e respiração. 

Os aparelhos do Pilates Clássico seguem as medidas estabelecidas por Joseph em sua metodologia. Uma curiosidade é que todos os nomes dos exercícios são em inglês, o que facilita a linguagem de estudo quando artigos científicos ou livros na língua inglesa.

Pilates Contemporâneo X Planejamento de aula

Este por sua vez, não possui sequência ou número de repetições pré-estabelecidas, podendo ser executado de modo mais dinâmico, com música e circuito de aparelhos. 

Há trabalho de ativação de core, porém há maior liberdade para que a aula seja elaborada mediante anamnese prévia da condição funcional do aluno, nos quesitos de flexibilidade, mobilidade, presença de disfunção, diminuição de tensão, queixa álgica, inibição de dor, otimização de humor, e não apenas condicionamento físico e a otimização da performance funcional.

Há atenção para o padrão respiratório, entretanto muitas vezes está livre mantendo a atenção da inspiração e da expiração. 

Também não há todos os aparelhos (ou equipamentos) que há na modalidade clássica, como é o caso da “arm chair” (aparelho clássico), e de acordo o desejo das empresas que a fabricam pode haver modificação de tamanho, número de molas e designer. A finalização da aula acontece de pé, mediante a sequência.

Exemplo de organização e planejamento de exercícios do Pilates Clássico

Como no exemplo abaixo, você pode criar uma planilha de prescrição de exercícios que proponham objetivos fisiológicos e funcionais. Desta forma, o planejamento de aula mais detalhado vai oferecer uma série de exercícios para um mesmo objetivo e o que contribuirá para lhe ajudar a mesclar os movimentos, garantindo aulas dinâmicas e diversificadas.

PRESCRIÇÃO DE AULA

 

EXERCÍCIOS OBJETIVOS
Hundred

Single Leg Stretch

Foot Work

Aquecimento
Spine Stretch

Roll Down

Roll up

Cat

Mobilidade
Table Top

Pelvic cirl

Swimming

Rolling like a ball

Estabilização
 

Side Kick

Teaser

Single leg stretch

Swan

Roll Up

Pelvic Lift

Rollover

 

 

 

 

Fortalecimento

Agachamento

Running

 

Equilíbrio

 

Fonte: Arquivo pessoal

Exercícios em Diversos aparelhos – Prescrição Ação Funcional
 

 

Cat

 

 

MAT, Reformer, Cadillac, Chair

 

 

Mobilidade de coluna + Ativação do reto abdominal

Elephant MAT, Reformer Mobilidade de coluna + equilíbrio + coordenação
Hamstring 1 Chair, Cadillac Along de IST´s + Coordenação + mobilidade de tronco + along de MMII + 
Fotwoork MAT, Reformer, Cadillac, Chair Fort + coordenação + controle de centro + BBTT + along
Doub leg Pumps MAT, Chair Fort + coordenação + controle de centro + BBTT + along
Standin leg pumps Chair Fort de MMII + coordenação + equilíbrio
Monkey Reformer, Cadillac  
Arm Series Reformer, Chair Fort de MMSS + Fort de deltoide, grande dorsal, redondo maior e peitoral maior
Leg series Reformer, Chair Reto abdominal
Swimming Barrel, MAT Potência do CORE + fprt de músculos escapulares + trapézio + longuíssimo 
  MAT, Reformer Aquecer o corpo + vasodilatação em MMSS/Aumento da FC, FR e PA

Fonte: Arquivo pessoal

É importante frisar que um exercício pode ser feito em diversos equipamentos, resultando na mesma funcionalidade. 

Entretanto, em algum equipamento o exercício poderá ser mais fácil a execução do que em outro equipamento, e o oposto disto, há equipamentos que deixarão mais difícil o esforço para manter a contração de core e executar o movimento, isso também diz a respeito a exercícios no solo.

Organização e planejamento de exercícios do Pilates Contemporâneo

A modalidade Contemporânea é uma adaptação dos exercícios clássicos, por um conjunto de variações e acessórios que não possuem nomes específicos e são utilizados dos mesmos que o Clássico, porém com menos exigência.

A finalização da aula acontece mediante escolha do professor, seja por alongamento com faixa, exercícios de mobilidade, e alguns profissionais optam por massagem, o que não é muito interessante, já que se elevou o tônus muscular do aluno durante o exercício e não faz muito sentido relaxá-lo. 

O uso de acessórios pode, assim como as molas dos equipamentos, ajudar ou atrapalhar mediante o exercício que seja feito. 

Exemplos de acessórios: 

  • Bola suíça;
  • Magic circle;
  • Theraband;
  • Miniband;
  • Fitball;
  • Tonning ball;
  • Rolo;
  • Halter;
  • Caneleira;
  • Anel de Yoga e Pilates;
  • Step;
  • Prancha de equilíbrio;
  • TRX;
  • Bosu;
  • Steps.

Conclusão

Ambas as modalidades podem beneficiar o aluno, não se trata de que modalidade é mais importante, mas sim de como seu paciente consegue trabalhar em performance adequada.

Por exemplo, um aluno ao adentrar no Método nunca praticou o Pilates antes, pode se sentir desestimulado, cansado e hipotente a ser solicitado tantas conexões de modo simultâneo, e até desistir do Pilates, diferente de um aluno que já tenha contato prévio ou que consiga ao menos contrair de modo satisfatório seu abdômen.

Se você souber trabalhar com as duas modalidades – e principalmente, ter um bom planejamento de aula, conseguirá adaptar a cada perfil de paciente, compreendendo suas dificuldades, além de agregar e trabalhar gradativamente a sua propriocepção corporal.


























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