Posted in:

Como melhorar a comunicação com o seu cliente de Pilates

Comunicação-no-Pilates

A comunicação é essencial para as relações humanas e não é diferente para os clientes de Pilates. Sabemos a importância da comunicação e do entendimento do nosso cliente, quando queremos que ele realize um exercício, seja a partir de um movimento articular ou da contração de determinada musculatura.

Frequentemente, observamos os clientes nas primeiras aulas do método dizer que são muitas informações, por vezes referem que é muito difícil compreender e integrar as informações durante as aulas.

Será que nestes casos o instrutor está comunicando da melhor maneira?

Essa situação reforça a necessidade dos instrutores de Pilates se comunicar de forma eficiente com o seus clientes. Para isso precisamos compreender que desde o nascimento as pessoas absorvem inúmeras informações do meio que convive e se comunica através de três canais representacionais:

  • Visual (compreende a visão);

  • Auditivo (compreende a audição);

  • Cinestésico (compreendem as sensações – paladar, tato, olfato);

As informações captadas por qualquer um dos canais representacionais são processadas em nosso cérebro e a partir dai criamos nossas representações.

Por alguma razão ainda não descoberta, cada ser humano utiliza preferencialmente um entre os três canais de comunicação, e os outros dois canais com menor intensidade. Sendo assim podemos classificar se o nosso cliente é preferencialmente visual, auditivo ou cinestésico e ajustar nossa forma de comunicação para facilitar o entendimento e a representação do que está sendo comunicado.

Na WP Pilates & Saúde temos como critério avaliar qual o sistema predominante do nosso cliente e a partir disso utilizar o canal representacional mais adequado durante as aulas e assim obter maior compreensão e eficiência nos exercícios.

E você como está se comunicado com os seus clientes?

Dr. Wellington Valeriano

Fisioterapeuta
Diretor da WP Pilates & Saúde (www.wppilatesesaude.com.br)

Treinador Sênior do VOLL Pilates Group

Written by Wellington Valeriano

Wellington Valeriano

Fisioterapeuta desde 2004; Diretor da WP Pilates&Saúde; Treinador Sênior dos cursos de formação e aperfeiçoamento em Pilates –VOLL Pilates Group; Formação Internacional em Pilates Clínico; Formação Internacinal em Mobilização Neural; Formação Internacional em RPG – Sistema Australiano; e Formação Internacional em Mobilização Articular Funcional.

6 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *