Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A Covid-19 deixou o mundo com uma enorme crise econômica. Mas o que poucos sabem é que existem dois modelos. A primeira é a Recessão Econômica que é menos intensa, mais curta e declarada assim que determinado país sofre com queda no PIB por mais de dois trimestres consecutivos.

E a Depressão Econômica é mais intensa e ocorre quando há queda na economia por um período mais longo, o que não é incomum chegar até 4 anos de retração. Um exemplo histórico foi a Grande Depressão Americana de 1929.

Quais são os “sintomas” indicadores de uma crise econômica?

O PIB (Produto Interno Bruto) é o mais importante indicador de uma crise econômica, já que ele é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano.

Além do PIB, fatores como queda no consumo e produção, aumento do desemprego e queda nos investimentos podem levar a uma crise econômica. 

As empresas buscam meios de cortar gastos demitindo os funcionários e reduzindo custos, sem aumentar os investimentos, dada a dificuldade de manter as operações internas, até pelo fato de buscar garantir os itens básicos de sobrevivência.

Quais fatores podem gerar uma crise econômica?

São muitas as possíveis causas para uma crise econômica emergente, a própria inflação pela pandemia da Covid-19 nos faz pagar mais caro nos itens do dia a dia.

Outra possibilidade é a própria crise política, sob a qual nosso país se encontra, juntamente às incertezas do rumo político no próximo ano. Até mesmo as guerras em outros países ou que possam ocorrer dentro do território brasileiro são assuntos que não podem ser descartados quando se fala em crise econômica.

Como uma crise econômica pode prejudicar meu Studio de Pilates?

A crise econômica ou qualquer outro acontecimento externo ao país afetará você e sua empresa em curto ou longo prazo.

Um exemplo de evento que todos vivenciamos foi a pandemia da Covid-19, que parecia que não chegaria ao Brasil, mas em pouco tempo afetou o mundo todo, provocando colapso nos sistemas de saúde e financeiro, mortes, sequelas e danos às empresas.

As guerras também impactam negativamente a economia do país, pois pode ocorrer a paralisação geral de todos os setores produtivos, faltando alimento, gás, combustível, itens de higiene e limpeza, bem como aumento dos desempregados e inflação, automaticamente elevando os preços dos produtos.

Deste modo, subentende-se que se o meu cliente está desempregado e preocupado com o que ele vai comer, certamente não vai gastar as reservas financeiras com aulas de Pilates, ou seja, devo reconhecer que o meu serviço e meu Studio de Pilates são vulneráveis em um momento como este.

E quais são os passos a dar diante deste cenário?

4 dicas de como se preparar para uma crise econômica

Não devemos fazer vista grossa aos acontecimentos atuais do país, tampouco ficarmos ansiosos ou neuróticos com os eventos políticos, mundiais, climáticos, econômicos entre outros. Até mesmo não descartar a possibilidade de uma nova pandemia e/ou novos vírus ou bactéria que surjam futuramente.

Quem deseja sobreviver deve estar preparado para tudo o que vier, e mesmo quando pego em despreparo, precisa raciocinar o máximo para otimizar a situação. Veja como:

1. Alimentos

Estocar alimentos com prazos de validade maiores e itens básicos armazenados o suficiente para 6 meses para que, em caso de uma grande crise, você esteja preparado para passar por ela com mais facilidade.

2. Lockdown 

Se acontecer uma nova pandemia com lockdown, o ideal é ter uma estratégia e materiais para contornar a situação, retomando o fluxo de pessoas e de caixa o mais rápido possível.

3. Sem dependência de internet

Caso aconteça um apagão elétrico ou perda de todos os materiais online e conexão com internet a nível mundial, você possui materiais, cadernos, apostilas e anotações físicas para continuar estudando?

4. Planejamento de marketing

Ainda que o pior aconteça e meu Studio fique fechado durante um tempo, o que fazer para atrair novamente os clientes? O ideal é desenhar um planejamento para que consiga voltar ao normal rapidamente.

Armazenar alimentos e itens de higiene e limpeza é fundamental, pois tudo pode acontecer de um dia para o outro e se você ficar alguns meses sem receber dinheiro, pelo menos não irá passar fome nem gastar absurdo com os itens mais básicos de sobrevivência. Deste modo você poupa a sua reserva financeira.

Pilates online pode ser a solução

A pandemia nos deu um novo olhar do horizonte em que podemos atuar, isto é, antes não pensávamos no Método online como uma possibilidade, mas hoje vemos e experimentamos tudo virtualmente. E por que não o Pilates!?

Em um momento de lockdown, essa é a possibilidade de manter seu atendimento, mas para isso você deve dispor de alguns materiais como uma câmera de qualidade, computador ou notebook, microfone, boa conexão com a internet e os itens que usa nos atendimentos ou similares ao que o aluno dispõe em casa.

Conclusão

Enquanto tudo estiver parado, você não pode ficar sem fazer nada. Por isso, estude! Este é um meio de valor o qual ninguém te tira. Se aprimorar com livros e técnicas novas será o meio de melhorar ainda mais seu trabalho. Mesmo em crises econômicas, o ato de estudar irá agregar seu currículo, atraindo mais alunos para o Studio de Pilates.

Já pensou você com seu próprio Studio de Pilates, dando aulas no seu espaço, do jeito que você se sente bem e lucrando muito mais com a atividade que ama?

Ficou interessado em abrir um Studio de Pilates e iniciar sua trajetória no Método? O Grupo VOLL disponibiliza 3 aulas GRATUITAS sobre o passo a passo em um espaço novinho! Clique aqui para garantir a oportunidade!

Referências Bibliográficas 

Portal Mais Retorno:
https://maisretorno.com/portal/termos/c/crise-economica

IBGE:
https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php#:~:text=O%20PIB%20%C3%A9%20a%20soma,R%24%208%2C9%20trilh%C3%B5es


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.