Os exercícios de relaxamento são as primeiras condições para o nosso corpo ficar receptivo ao trabalho. Uma boa metáfora é transformar o corpo em uma folha em branco onde poderemos desenhar novos programas motores.
As técnicas de exercícios de relaxamento são um método de intervenção psicológica que tem como objetivo alcançar um estado de relaxamento físico e mental, qualquer que seja a técnica de relaxamento praticada.
Cada exercício do Método Pilates possui uma postura inicial específica e o praticante deverá aprender a mantê-la em completa economia de esforço para poder começar o movimento sem tensões desnecessárias.
Essa atitude é física e mental: o corpo está relaxado e a mente está em silêncio preparando-se para vivenciar plenamente as próximas etapas do movimento.
O destaque da ação relaxante fica por conta da endorfina, substância que ajuda a aliviar o estresse.
Se você quer ter acesso de forma gratuita uma lista incrível de exercícios de MAT Pilates e suas variações, com a explicação completa de cada exercício, CLIQUE AQUI, é 100% gratuito!
Propriocepção através do Relaxamento
O relaxamento é muito utilizado como meio de volta à calma para os alunos. Mas, muito mais do que isso, o relaxamento pode ser utilizado para atingir outros objetivos. Um deles, por exemplo, é o trabalho de propriocepção.
Através de uma posição de repouso, ambiente silencioso, podemos estimular oralmente o nosso aluno a fim de fazê-lo perceber o próprio corpo.
Ele pode perceber como seu corpo se acomoda no espaço, sentir os batimentos cardíacos, respirar profundamente e perceber os movimentos respiratórios, descansar conscientemente sua musculatura, entre outras percepções.
Esse momento traz maior intimidade do indivíduo com seu próprio corpo, o faz conhecer-se melhor e liberar uma boa sensação de bem-estar.
As massagens podem ser feitas com auxílio de acessórios, como rolo, bolinhas de tênis, bola, overball e carrinhos.
É interessante a estimulação do feedback intrínseco durante o relaxamento. Fazer o aluno se lembrar dos exercícios do dia e fazê-lo perceber a musculatura trabalhada, auxilia na fixação dos movimentos na memória motora e na auto-correção.
Exercícios de Relaxamento para a Aula
Concluindo…
A prática do relaxamento traz clareza mental, ampliação da memória, equilíbrio emocional, bom humor, saúde e aumento da auto-estima.
Um bom relaxamento é um momento de encontro consigo, feito através do foco na respiração, no corpo e no estado mental.
Ao ficarmos mais atentos a tudo, aumentamos nossa capacidade de usar a intuição e de decidir acertadamente. Intuir nada mais é do que enxergar melhor as coisas que acontecem lá fora, olhando para dentro.
O momento do relaxamento gera uma boa estimulação com sensações através da memória que traz ao aluno um bem-estar que viveu nos momentos agradáveis dos quais ele se recorda.
Desta forma, há uma liberação maior de serotonina e endorfina, hormônios que dão sensação de prazer. Transforme o relaxamento num momento especial de sua aula.
Adorei esse artigo sobre a importância do relaxamento.
Paulo Caetano seu artigo aborda um assunto muito importante.
Um texto delicioso de ser lido.
Parabéns
Gostei muito do assunto. Alguns profissionais utilizam ao término da aula. Pode ser utilizada tanto no início como no final?
Grata.
Vou colocar em pratica hoje mesmo no meu pos treino.