A pandemia do novo coronavírus causou grande impacto em nossa sociedade de modo geral e fez com que nós, instrutores de Pilates, repensássemos e criássemos novas alternativas.
Aos poucos, os estados vêm liberando a reabertura e criando regras de flexibilização. Mas qual será a melhor maneira e estratégia para reabrir nossos Studios de Pilates de forma segura?
Pensando nisso, preparei esta matéria para mostrar quais medidas de prevenção ao Covid-19 eu estou utilizando em meu estabelecimento, compartilhar dicas e contar a respeito da minha própria experiência na prática. Vamos lá?
8 medidas de prevenção ao Covid-19 para reabertura dos Studios
1. Tapete sanitizante
A fim de evitar que os alunos tragam o vírus pelo calçado, logo na porta de entrada, coloquei dois tapetes para limparem os sapatos: um com solução de água sanitária e outro seco.
Outra providência relacionada aos calçados é que, logo após higienizado, peço para que os alunos guardem-os dentro de um saco plástico (que eles mesmo trouxeram de casa) e coloquem na sapateira do Studio.
2. Aferição de temperatura
A aferição de temperatura corporal tem sido uma das medidas de prevenção ao Covid-19 mais utilizada pelos estabelecimentos. Por isso, adquiri um termômetro à distância (aqueles de testa), para que eu consiga medir de forma rápida e segura a temperatura dos alunos.
Lembrando que:
- Temperatura normal: entre 36ºC e 37ºC;
- Estado febril: entre 37,1ºC e 37,5ºC – temperatura um pouco acima do considerado normal, mas que ainda não se caracteriza como febre;
- Febre: acima de 37,5ºC.
3. Higienização das mãos
É importante pedir aos alunos que, antes de iniciarmos as aulas, lavem as mãos com água e sabão por pelo menos 30 segundos.
Também disponibilizei em diversos ambientes do Studio, álcool em gel 70% para que eles possam utilizar no decorrer da aula.
4. Higienização da sala, equipamentos e acessórios
Durante este momento de flexibilização, os horários das aulas foram reduzidos para garantir o tempo de higienização dos equipamentos, acessórios, chão, banheiros e bebedouro. Essa limpeza precisa ser feita a cada troca de aluno.
Para facilitar, tenho utilizado apenas um equipamento por aula e coloquei em cima deles um pedaço de MAT(1cm e de PVC), cortados no tamanho exato, para que todo o exercício seja concentrado ali e a higienização com álcool 70% não danifique o couro.
5. Distância entre os alunos
A OMS – Organização Mundial da Saúde – recomenda manter-se a dois metros de distância de outras pessoas.
Aconselho que se você tiver a possibilidade, aumente esta distância. Em meu Studio tenho deixado quatro metros entres os alunos para garantir o mínimo de contato.
Há exceção para familiares que moram na mesma casa, esses podemos atender mais próximos sem problema nenhum.
6. Kit obrigatório dos alunos
Solicitei que cada aluno trouxesse para realização das aulas um kit obrigatório e pessoal, composto por: máscaras, meias antiderrapantes, garrafa de água (retirei copos descartáveis) e toalhas.
Apesar de ser adepta à prática do Pilates descalço a fim de trabalhar o máximo os pés, o uso das meias têm sido mais uma das medidas de prevenção ao Covid-19 que aderi, evitando assim, o contato direto do aluno com o aparelho.
7. Correção do movimento sem toque
Evite ao máximo ter contato direto com o corpo dos alunos e demonstrar a execução do exercício no mesmo aparelho.
Precisamos utilizar bastante do comando verbal e caso seja necessário a correção do movimento com toque, tenha disponível aos instrutores luvas descartáveis.
8. Circulação do ar
Mantenha sempre janelas abertas e ventiladores ligados, pois a circulação de ar é importante para que o vírus não permaneça no ambiente.
Suspenda temporariamente o uso de ar-condicionado, porque segundo pesquisas realizadas por cientistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, o aparelho pode ser um veículo eficiente na propagação.
Conclusão
O cuidado com a higiene neste momento de flexibilização é fundamental para garantirmos o nosso bem-estar e dos alunos.
Sabemos da importância do funcionamento dos Studios de Pilates, afinal, através do movimentos somos capazes de cuidar do corpo, tratar dores e reabilitar patologias. Porém, todo cuidado é pouco!
Espero que com essas medidas de prevenção ao Covid-19 possamos voltar aos atendimentos de forma segura.
E você, quais medidas têm adotado? Me conta aqui nos comentários, é sempre um prazer compartilhar conhecimento e experiências com vocês!
Eu aderi ao pro-pé, o aluno ao chegar na sala, eu permito que ele sente na sapateira puff, retire seu calçado, e eu forro um espaço e depois de higienizar a sola dos mesmos, eu coloco em cima de um lençol de papel ( aqueles de forrar maca). Depois peço para lavar as mãos ou usar álcool em gel. Eu ainda higieniso os aparelhos com álcool 70 mas sei que pode danificar o couro mas já estou providenciando uma cobertura em plastico para facilitar e não prejudicar o couro..
Quantos alunos no Studio? Devido a pandemia e permitido