Alguns proprietários analisam o sucesso do studio de Pilates apenas pela quantidade de alunos matriculados ou o retorno financeiro obtido. Porém muitos gestores não conhecem a importância de definir a missão, visão e valores institucionais em seus estúdios de Pilates.
Essas definições não devem ser escritas simplesmente para constar em qualquer material de comunicação sem correlação com o cotidiano do estúdio, mas devem ser consideradas como o centro das atenções e a base do negócio, e assim o retorno financeiro deve ser apenas o resultado desta missão bem sucedida, e não o contrário.
É comum encontrarmos confusões do que é missão, visão e valores institucionais entre as empresas, portanto separei algumas dicas para definir ou aprimorar estes conceitos em seu estúdio de Pilates:
Missão: é uma declaração para a sociedade do propósito do negócio e das responsabilidades perante os seus clientes (significado maior do que uma simples descrição), que demonstra o motivo da existência do estúdio e deve dizer claramente:
- O que o estúdio se propõe a fazer?
- Como vai fazer (através do que)?
- E para quem?
Visão: é a descrição do futuro desejado pelos sócios, que deve refletir os sonhos e metas que o estúdio deverá alcançar nos próximos anos.
A visão deve ser prática e realista (caso contrário não passará de uma mera alucinação com resultados inatingíveis) e deve facilitar as seguintes perguntas:
- O que o estúdio quer se tornar?
- Em que direção o estúdio deve apontar os esforços?
- Os recursos investidos levarão o estúdio para onde?
Valores: são os princípios ou crenças que guiam os comportamentos, atitudes e decisões esperada entre todos os colaboradores e no relacionamento do estúdio com clientes, fornecedores e parceiros.
O enunciado de cada valor é curto e devem ser inegociáveis e soberanos.
O conjunto dos valores são as regras do jogo que definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da missão, para alcançar a visão, e orientam as respostas das perguntas abaixo:
- Como o Studio trata os seus clientes, fornecedores e colaboradores?
- Como os colaboradores devem se relacionar individualmente?
- Como o Studio faz negócios e se relaciona com a comunidade?
E você está alinhado com a missão, visão e valor do seu estúdio de Pilates? Para alcançar o sucesso do studio de Pilates você precisa trabalhar.
Wellington Valeriano
Fisioterapeuta e diretor da WP Pilates & Saúde
www.wppilatesesaude.com.br
Gostei muito dessas propostas e orientações de vocês. Aguardo mais materiais de vocês relacionado a studio de Pilates e suas relações com os clientes.