Posted in:

O que é sucesso para um estúdio de Pilates?

sucesso-studio-de-pilates

Alguns proprietários analisam o sucesso do estúdio de Pilates apenas pela quantidade de alunos matriculados ou o retorno financeiro obtido. Porém muitos gestores não conhecem a importância de definir a missão, visão e valores institucionais em seus estúdios de Pilates.

Essas definições não devem ser escritas simplesmente para constar em qualquer material de comunicação sem correlação com o cotidiano do estúdio, mas devem ser consideradas como o centro das atenções e a base do negócio, e assim o retorno financeiro deve ser apenas o resultado desta missão bem sucedida, e não o contrário.

É comum encontrarmos confusões do que é missão, visão e valores institucionais entre as empresas, portanto separei algumas dicas para definir ou aprimorar estes conceitos em seu estúdio de Pilates:

Missão: é uma declaração para a sociedade do propósito do negócio e das responsabilidades perante os seus clientes (significado maior do que uma simples descrição), que demonstra o motivo da existência do estúdio e deve dizer claramente:

  • O que o estúdio se propõe a fazer?
  • Como vai fazer (através do que)?
  • E para quem?

Visão: é a descrição do futuro desejado pelos sócios, que deve refletir os sonhos e metas que o estúdio deverá alcançar nos próximos anos.

A visão deve ser prática e realista (caso contrário não passará de uma mera alucinação com resultados inatingíveis) e deve facilitar as seguintes perguntas:

  • O que o estúdio quer se tornar?
  • Em que direção o estúdio deve apontar os esforços?
  • Os recursos investidos levarão o estúdio para onde?

Valores: são os princípios ou crenças que guiam os comportamentos, atitudes e decisões esperada entre todos os colaboradores e no relacionamento do estúdio com clientes, fornecedores e parceiros.

O enunciado de cada valor é curto e devem ser inegociáveis e soberanos.

O conjunto dos valores são as regras do jogo que definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, para alcançar a Visão, e orientam as respostas das perguntas abaixo:

  • Como o Studio trata os seus clientes, fornecedores e colaboradores?
  • Como os colaboradores devem se relacionar individualmente?
  • Como o Studio faz negócios e se relaciona com a comunidade?

E você está alinhado com a missão, visão e valor do seu estúdio de Pilates?

Wellington Valeriano

Fisioterapeuta e diretor da WP Pilates & Saúde

www.wppilatesesaude.com.br

Written by Wellington Valeriano

Wellington Valeriano

Fisioterapeuta desde 2004; Diretor da WP Pilates&Saúde; Treinador Sênior dos cursos de formação e aperfeiçoamento em Pilates –VOLL Pilates Group; Formação Internacional em Pilates Clínico; Formação Internacinal em Mobilização Neural; Formação Internacional em RPG – Sistema Australiano; e Formação Internacional em Mobilização Articular Funcional.

6 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *